segunda-feira, 6 de julho de 2020

Intervenções urbanas LGBTQ+ em 2020



Junho foi marcado pelo mês do Orgulho LGBTQ+, principalmente o dia 28 quando foi comemorado o Dia do Orgulho LGBTQ+. Aqui no JOVEM JORNALISTA fizemos uma Semana temática muito especial e informativa, onde tratamos de assuntos concernentes à comunidade, que envolveram desde história, política, saúde e até mesmo entretenimento. Enfim, homenageamos a classe como ela merece e iremos fazer isso todos os anos.

A comunidade LGBTQ+ é composta por símbolos, ícones e significados próprios, como a bandeira LGBTQ+, por exemplo. Nesse mês de junho vi 5 manifestações artísticas (intervenções urbanas), com o intuito de homenagear a classe. Algumas dessas homenagens foram inéditas e interessantíssimas, e por isso resolvi falar delas. 

O Distrito Federal (região onde resido) e dois estados brasileiros (São Paulo e Minas Gerais) promoveram ações criativas e inovadoras duante o mês de junho. O Distrito Federal, especificamente Brasília, iluminou o Congresso Nacional (Pela primeira vez!) com as cores do arco-íris; um semáforo em São Paulo homenageou casais homoafetivos e um hotel e uma prefeitura no interior de São Paulo foram iluminados nas cores do arco-íris; e o estádio Mineirão foi iluminado também com as cores do arco-íris. Resolvi falar de cada uma das ações. Acompanhe!


Congresso Nacional ganha as cores do arco-íris



O Congresso seria iluminado em 2019 em homenagem aos 50 anos da Revolta de Stonewall. Não aconteceu. Tal feito inédito ocorreu no dia 28 de junho esse ano, quando se comemora o Dia do Orgulho LGBTQ+. O congresso, completamente, sejam as cúpulas ou os prédios foi iluminado nas cores do arco-íris, que como aprendemos no post Bandeiras LGBTQ+, é a bandeira oficial da comunidade gay no mundo inteiro. 

A projeção aconteceu por volta das 20 horas e durou 15 minutos. Nos prédios foram projetadas a atual bandeira LGBTQ+ com seis cores e palavras, são elas: LGBT, diversidade e democracia. Assista ao vídeo abaixo:





O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas - AP), disse que o objetivo da Casa e das instituições, como a Brasília Orgulho, que atuam em favor da causa LGBTQ+ é oferecer apoio a diversidade. Leia seu post no Twitter:

A atitude foi comemorada pela maioria das pessoas. Muitos elogiaram e enalteceram a ação. Veja várias postagens no Twitter de políticos:





Uma pequena parcela, no entanto, foi desfavorável. Pessoas que questionaram e perguntaram: "E para os héteros?", enquanto a ex-candidata ao Senado de Minas Gerais e possível futura candidata à prefeitura de Belo Horizonte, a mulher trans e lésbica, Duda Salabert, disse que a atitude era hipócrita.


Avenida Paulista ganha semáforos LGBTQ+





Desde o dia 14 até o fim de junho a Avenida Paulista - local onde ocorriam as paradas LGBTQ+ todos os anos - ficou ainda mais LGBTQ+. Os semáforos mudaram suas composições, apresentando casais homoafetivos de gays e lésbicas, abraçados (quando a luz estava vermelha) e de mãos dadas (quando a luz estava verde). 

A iniciativa veio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo e já ocorreu em capitais da Europa. Ao todo foram oito semáforos instalados na Avenida Paulista, todos em frente ao Conjunto Nacional e na Rua Augusta. 




A intervenção também aconteceu em outros anos. 


Hotel projeta luzes coloridas e forma um coração em homenagem aos LGBTQ+




O hotel Trivoli Mofarrej de São Paulo iluminou a fachada com luzes coloridas que formavam um coração, até o final do mês (30 de junho). As cores eram as mesmas da bandeira LGBTQ+, ou seja, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. A iluminação comemorativa ocupou 12 cômodos do hotel, deixando a cidade de São Paulo mais colorida. 

O diretor geral do Tivoli Mofarrej São Paulo, João Corte-Real, disse que devemos ter empatia e amor pelo próximo. Leia (com grifos):

"Mesmo com a distância física, o momento é de conexão, cuidado e carinho com o próximo. Nós somos apoiadores de longa data da causa LGBT, promovendo o respeito à diversidade com nossos colaboradores, hóspedes e comunidade. Promover essa ação foi a maneira que encontramos de demonstrar que continuamos estamos juntos levantando essa bandeira, mesmo que não fisicamente."



Prefeitura Municipal de Lins é iluminada com as cores do arco-íris





A Prefeitura de Lins, interior de São Paulo, recebeu no dia 26 de junho as cores da bandeira LGBTQ+ em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQ+. A atitude reafirmou a influência do Poder Público na promoção da diversidade e nos direitos da população LGBTQ+ na cidade, afinal, todos os seres humanos devem ter seus direitos fundamentais assegurados, a começar pela vida. 





Estádio Mineirão é iluminado com as cores do arco-íris




Um dos mais tradicionais e antigos estádios do Brasil, o Mineirão, foi iluminado com as cores da bandeira LGBTQ+, em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQ+. As redes sociais do local lançaram uma campanha de respeito à diversidade, onde mostra, além de como ficou o Mineirão coloridaço, famílias de LGBTQ+ e como elas lidaram com a sexualidade de seus filhos. Assista, pois vale a pena:



No vídeo acompanhamos um pouco da história de Tarso Brant (homem trans), Yuri Senna (gay), Sofia Dolabela (lésbica), Nathalia Trajano (lésbica) e Ralph Goddard (gay).

Ludmila Ximenes, Relações Institucionais do Mineirão, falou da importância do estádio demonstrar seu posicionamento frente às lutas LGBTQ+. Leia (com grifos):

“Mais uma vez queremos mostrar que o Mineirão também faz parte da luta em defesa à diversidade. E através dela, promover a reflexão de que todas as formas de amar devem ser acolhidas e respeitadas. Nossa ideia com esta ação é mostrar que o orgulho pode e deve começar em casa, na própria família e que o amor sempre vencerá.”







A iluminação LGBTQ+ não foi a primeira ação afirmativa para a comunidade que ocorreu no Mineirão. Em 2017, o local foi iluminado com as cores do arco-íris. Em 2018 ele foi cenário para o primeiro casamento LGBTQ+ realizado em um campo de futebol. Já em 2019, foram pintadas 420 cadeiras da arquibancada em respeito às vítimas de LGBTfobia no país. 






LOVE WINS! Em 2018, mais do que apoiar a luta no Dia Internacional do Orgulho, partimos para a ação e decidimos oficializar a união e o amor de três casais. E que momento especial! Para quem não conhece essa história ou quer rever, entra no stories e vem se emocionar junto comigo. Quem mais animaria casar aqui? Créditos: Muitas empresas e instituições se mobilizaram para viabilizar a formalização da união, a cerimonia do casamento e a festa. São elas: In Par cerimonial, Celebrante Juliana Freitas, Maximus organizações e eventos, Buffet Ancho, Ateliê da Emille, Stylo drinks, Rafael Sandim fotografia, Coletivo ilha4, Dolly piercing drag queen, Grupo sonata, banda Marina Araújo, Somtec, Papernow, Letreiro luminoso, Joice Duarte e Joyce Cristina make-up, Emillios barbearia, Ander Duarte vestidos, Telma toalhas, Brilho e cia, 99 e OAB MG/Diversidade. #PRIDE
Uma publicação compartilhada por Estádio Mineirão (@mineirao) em




E viva a diversidade!

Essas foram algumas das inúmeras intervenções urbanas que ocorreram no Brasil inteiro esse ano. Apoiar essa causa é importante para a reafirmação dos direitos de todos.

E você, já conhecia alguma intervenção urbana LGBTQ+ apresentada nesse post? Diga nos comentários. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Mais uma grande, no bom sentido, e trabalhosa publicação. Elogio
    .
    Bom início de semana
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho importante que haja iniciativas, mas não adianta colocar a bandeira LGBTQIA+ e não ter leis que favoreçam essas pessoas.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Fernanda! Obrigado pelo comentário tão agregador.

      Excluir
  3. Não conheço, mas concordo.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Siempre es bueno apoya la igualdad y la felicidad para todo ser humano. Gracias por la información. Te mando un beso

    ResponderExcluir
  5. Sempre atento ao que se passa!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como jornalista tenho que ter esse olhar atento aos acontecimentos.

      Excluir
  6. Achei essas iniciativas sensacionais!!!! Post incrível.

    Abraço.

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá JJ!!
    Achei incrível a matéria e a sua iniciativa de trazer um texto formidável no seu cantinho.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design