terça-feira, 30 de abril de 2019

Imersão 3: um convite à saltar de cabeça e entrar em águas cada vez mais profundas do louvor espontâneo



O Diante do Trono lançou no dia 5 de abril o terceiro álbum do projeto Imersão, o Imersão 3. O projeto foi gravado ao vivo no dia 29 de março de 2018 durante o Congresso DT 20 anos na Igreja Batista da Lagoinha (IBL), em Belo Horizonte (MG). Ele foi distribuído pela Onimusic e conta com 9 faixas, totalizando 53 minutos. Já apresentei duas canções do projeto no JOVEM JORNALISTA

Assim como as obras anteriores (Imersão e Imersão 2), este é um convite à mergulhar em águas mais profundas da adoração, devoção e entrega ao movimento e agir do Espírito Santo. 

O diferencial do imersão 3 está justamente nos convidados que são da antiga e nova geração da banda. Da antiga estavam André Valadão, Mariana Valadão e Nívea Soares; da nova, Marine Friesen, Ana Nóbrega e Israel Salazar; além de Ana Paula Valadão. 

As divisões de vozes nas canções foram bem marcadas. Todos puderam solar um espontâneo, além de marcar presença nos back vocais das músicas. Ana Paula Valadão sola Tu és Digno, Eu te amo, Salmo 91 e Um mundo lá fora; Israel Salazar e Nívea Soares, Amor maior; Ana Nóbrega, Águas passadas e Meu ar; Marine Friesen, Mariana Valadão e Israel Salazar, Cada batida; e André Valadão, Vem, Eu te abraço. Percebi que o cd não tem protagonismo de ninguém, apesar da liderança ministerial e vocal de Ana Paula Valadão. Cada um dos vocalistas tem participações sejam em momentos solo ou de back vocal

Mais uma vez, há um fio condutor nas canções. Para entendê-las é preciso ouvi-las na ordem. Os principais temas são o amor do Pai para com nós e de nós para com Ele; a proteção  e cuidado do Altíssimo; e a necessidade de deixar fluir rios dos nossos interiores. As músicas oferecem renovação, refrigério e cuidado para as almas.  




A espontaneidade nas canções é algo bastante presente na música gospel nos dias atuais. O Diante do Trono já tinha o costume de gravar canções espirituais e espontâneas e, agora com o projeto Imersão, tem dedicado álbuns completos à ministrações espontâneas e gravadas somente na hora. Nesse cd e em outros da série, verdades bíblicas são declaradas, expressadas e cantadas. Nenhuma das músicas foram criadas sem um respaldo bíblico. Desde a faixa Tu és digoÁguas passadas, até Salmo 91 e Vem, Eu te abraço, todas foram inspiradas em passagens da palavra. De acordo com Tom Molinari, o espontâneo é a passagem para um momento singular de adoração. É como se fosse à ante-sala para um momento devocional livre de paradigmas e limites. Claro que ele deve ser inspirado na Bíblia Sagrada e ser levado ao entendimento de uma comunidade para um nível mais profundo.  Veja o que Tom Molinari fala sobre (com grifos):

"No espontâneo, não cabe o que eu particularmente penso sobre quem eu canto (Pai, Filho ou Espírito Santo), porém apenas as verdades bíblicas sobre o que estou expressando."


Mesmo que sejam canções espontâneas, todas possuem respaldo bíblico. Além disso, os vocalistas não foram conduzidos por achismos, vontades e pensamentos próprios. Outrossim, pelo Espírito Santo para entoar louvores totalmente espirituais. O modo como eles cantam não é convencional. Não existem refrões e letras premeditadas, mas tudo aconteceu no momento da gravação. Além disso, os instrumentistas não seguem uma cifra ou uma partitura já escrita e impressa. O cd possui muitos espontâneos, devocionais, momentos em que os vocalistas e o público se emocionam, choram, ficam de joelhos ou de bruços. Também, Ana Paula Valadão declamou vários versículos, em especial o Salmo 91 em que profetiza e declara a palavra, versículo a versículo. Um dos momentos mais especiais e incríveis da gravação. Assista-o:





Poderia ficar ouvindo essa música por horas e horas e não enjoaria. É interessante a forma como o salmo é declamado e como existe um mover espiritual nos momentos instrumentais e quando Ana Paula profetiza trechos e pede para que os presentes deêm um abraço em si. 


Músicas


Imersão 3 conta com 9 ministrações, algumas mais intimistas e profundas e outras cantadas e apresentadas com todo ímpeto. Resolvi comentá-las logo abaixo:



Tu és Digno





É a música que introduz o cd. Há um chamamento pelo Espírito Santo e um convite à mergulhar nas águas da adoração. O teclado, violino e o violão são bem marcantes. Ana Paula Valadão encabeça a música e introduz a frase: "Entrai pelas suas portas com ações de graça e hinos de louvor". Há vários espontâneos que dizem "Tu És Digno, Tu És Digno, Tu És Digno" "Inteiro coração Inteiro coração e adoração e dizer Tu És Digno". Desse modo, começa a se tecer a canção e o momento de adoração daquela noite. 


Eu te amo





No clima de adoração da faixa anterior, os vocalistas dizem palavras de amor e louvor ao Senhor com o intuito de entrar no santuário. Há balbuciar e cânticos espirituais com o objetivo de dizer o amor que os humanos tem por Deus. A música diz o seguinte: "Eu te amo, Senhor Eu te amo, Senhor". O refrão cresce gradualmente até que chega em um ápice. Nívea Soares encerra cantando "Por que Tu me amaste primeiro Me amaste primeiro"


Amor maior





Israel Salazar inicia o seu solo cantando: "Não é mérito meu É graça Tua". A música fala do amor gigantesco e infalível de Deus. A letra diz o seguinte: "Amor maior, Amor maior O Teu amor é bem maior". No meio da música, Nívea complementa a ideia ao falar do amor de Jesus Cristo pela humanidade na cruz. No final há várias partes instrumentais com foco na guitarra, teclado e bateria e com a frase: "Amor que venceu! Amor que venceu! Amor que venceu!"


Cada batida





A música encerra a mensagem do amor de Deus que perpassou por três músicas - Eu te amo, Amor maior e Cada batida. Com um teclado bem marcado, Marine Friesen sola um trecho que fala do desejo de ser ensinado pelo amor de Deus. Logo após, Mariana Valadão completa a ideia de Marine e explica como quer que o amor de Deus se manifeste em sua vida. Israel Salazar a arremata, com batidas inconfundíveis de bateria, ao dizer "Cada batida do Teu coração Cada batida do Teu coração Cada batida do Teu coração Eu quero sentir, Eu quero sentir". Um trecho que vibrei e cantei muito. Ele possui algumas graduações interessantes. 


Águas passadas





A canção é iniciada pela busca do Espírito Santo e o falar em línguas. É Ana Paula Valadão quem conduz esse momento. Ana Nóbrega, por sua vez, cantou as estrofes que saíram diretamente do coração de Deus para o dela: "Águas passadas Águas passadas Águas passadas... Enquanto mergulho me lavas Enquanto mergulho me lavas E os meus pecados são águas passadas". Uma música ideal para ser levado pelo Espírito Santo e viajar nas águas... 



Salmo 91





Já comentei sobre essa música no primeiro tópico e agora complemento falando da melodia e da letra. Há um compassar de palmas, teclado e bateria e várias palavras profetizadas baseadas nesse salmo tão conhecido. É uma canção que arrepia do início ao fim. 



Vem, Eu te abraço





Com certeza um dos espontâneos que mais gosto e que mais me emociona. O dedilhar do violão e do teclado é tocante. A letra fala sobre o convite do Pai para que mergulhemos e entremos em águas profundas. Realmente André Valadão foi muito feliz nesse cântico espiritual que diz: "Vem, Eu te abraço Vem, Eu te abraço Vem, Eu te abraço". Assim como canções anteriores, essa também tem um crescimento graduado até o ponto que a adoração é levada à um nível inenarrável e o adorador está no fundo do oceano da adoração. A guitarra e o baixo também possuem um papel importante. 



Um mundo lá fora





A música é uma continuação da anterior. Agora, no fundo do oceano, o Pai fala várias palavras de incentivo e reflexão para o filho. Ana Paula Valadão inicia cantando: "E aqui no fundo Eu te encho do meu fôlego E eu te sopro, te impulsiono Vá, vá, vá". A música é como se fosse uma season finale (Isso se não tivesse mais uma). Ela apresenta uma reflexão de ser cheio e banhado pelas águas do oceano e de contagiar as pessoas com isso, como no trecho "Tem um mundo lá fora pra você mudar Tem um mundo lá fora pra você mudar". A música é finalizada com um agradecimento à Deus por ter proporcionado esse "mergulho espiritual"


Meu ar





Antes do cd ser finalizado, há um convite para beber das águas e comer mais um pouquinho do pão. Ana Nóbrega sola lindamente essa canção que reitera que nosso ar, tudo o que precisamos e nossas fontes estão em Deus. Ana Nóbrega encanta à todos com sua doçura ao declamar as frases: "Tu és o meu ar, Tu és o meu ar Tu és o meu ar Pra respirar". Outro trecho que me chama bastante a atenção é o seguinte: "Quando a pressão Quando a pressão vem O Teu escape vem O Teu escape vem". A canção é finalizada em seu ápice e com Ana Paula Valadão cantando "O ar O ar O ar O ar O ar O aaar"

Uma das melhores músicas do projeto, junto com Vem, Eu te abraço, Cada batida e Salmo 91


Capa 




Mais uma vez é retratado o oceano na capa. Quando Ana Paula Valadão foi escolhê-la perguntou à um dos seus filhos qual era a sua preferida e ele prontamente disse: "Essa aqui mamãe, pois parece que alguém acabou de pular/mergulhar na água". E é exatamente essa ideia que o projeto pretende: que os seus ouvintes pulem de cabeça e entrem em águas cada vez mais profundas.

A capa tem vários tons de azul e as palavras "Imersão 3 Diante do Trono" e "Cânticos espontâneos Ao vivo"

Já que o tema é mais uma vez o oceano que tal fazermos uma comparação das três capas desse projeto?


Comparação entre capas















O primeiro volume (2016) mostra uma pessoa mergulhando no oceano. O segundo (2017) apresenta a visão de alguém que do oceano olha para fora e percebe o brilho do sol. Já o terceiro (2019), é o salto de alguém que acabou de mergulhar, deixando um efeito nas águas. As capas tem predominâncias de azul e tons de azul e a do Imersão 2 é meio dividido entre azul e amarelo.


Esse foi o meu review do cd. Ele está em minha playlist, assim como os outros volumes. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Toda forma de nos levar a Deus é valida!
    Gosto muito das canções do Diante do Trono!
    Belíssima postagem Emerson!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Lindas canções. Canções assim nos fazem sentir próximos à Deus ♥

    https://itslizzie.space

    ResponderExcluir
  3. Também com esse nome, só poderia ser essa capa!! São bem vindas todas as mensagens de paz e amor pelo próximo!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um nome bem propício. São mensagens de paz e amor mesmo que esse e outros cds da coleção possuem.

      Excluir
  4. Adorei!
    Apesar de ser agnóstica... há imensas músicas de louvor, que aprecio imenso ouvir! E até já tenho passado algumas, lá no meu blog... Tudo o que nos torne melhores seres humanos, é louvável... independentemente da religião que se entenda seguir...
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Torço para que a música gospel quebre cada vez mais barreiras.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design