quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Vibe Humor: músicas que marcaram a infância/adolescência dos anos 2000





Músicas contam histórias, marcam momentos e ficam na memória. O Vibe Humor de hoje é uma sugestão da leitora Mayara Vieira, do blog Mayara Vieira, que promete fazer uma viagem ao passado de pessoas que nasceram e cresceram nos anos 2000. Eu também faço parte desse grupo, já que nasci em 1989 e vivi os anos 90 e 2000 muito bem. Veja a sugestão dela:
















Para selecionar as músicas/bandas, pedi ajuda ao Arthur Claro que também viveu de perto essa primeira década dos anos 2000. Logo que começamos a pensar, vieram uma enxurrada de músicas, bandas e cantores em nossa mente. Alguns desses inúmeros sucessos hoje em dia, como a Mayara falou, já são ultrapassados, contudo são inesquecíveis.

Limitei a playlist de 2000 a 2009. Ela não contém apenas músicas infantis, mas algumas tem ritmos mais ousadas e são conhecidas como de adulto. Como se esquecer de Kelly Key, Backstreet Boys, HansonsN'Sync, Kelly Clarkson, Strike, Vinny, Detonautas, Raimundos? Ainda há aqueles que fazem sucesso até hoje, como Beyoncé, Madonna e Pitty. Na lista coloquei as músicas mais emblemáticas e de cantores/bandas que fizeram sucesso e, talvez, não façam mais. Então, deêm o play, direto da vitrooola do teeempo (coloquei em modo vídeo, pois tem muita coisa nostálgica para ver e ouvir):






Começo com a versão brasileira de Barbie Girl, cantada por Kelly Key (Que hoje não faz tanto sucesso como antes). A música apresenta a Barbie, como suas características físicas e psicológicas, e do Ken, que faz de tudo para ficar com ela. "Sou a Barbie Girl Se você quer ser meu namorado Fica ligado Presta atenção Na minha condição É diferente Sou muito exigente". Fala sério! Essa música gruda na cabeça até hoje.

Agora vamos de música infantil, da época em que a Eliana cantava para crianças e adolescentes. Quantos se lembram dessa faixa e da coreografia de Pop pop? Lembro que nas festas infantis da época era o que rolava. Quantos conseguem fazer tudo o que a rainha dos dedinhos fala na música? "Eu danço Pop Pop Eu danço Pop Pop Eu danço Pop Pop Assim é bem melhor"

A próxima, Xibom Bombom, lembro que estava na quinta série (atual sexto ano) e ela tocava exaustivamente nos intervalos entre as aulas e foi até inspiração para uma paródia. O refrão é inesquecível: "Bom xibom, xibom, bombom! Bom xibom, xibom, bombom! Bom xibom, xibom, bombom! Bom xibom, xibom, bombom!".

Agora que a Rouge voltou fica mais fácil relembrar suas músicas. Até hoje não sei dançar a coreografia de Ragatanga e não sei se ela é um xingamento, uma invocação do mal ou sei lá o que. Sei que na primeira década dos anos 2000 (precisamente em 2002) ela foi febre. A música é originalmente espanhola e o refrão e "ragatanga" não significam nada. "Aserehe ra de re De hebe tu de hebere seibiunouba mahabi An de bugui an de buididipi".

Quantos não tiveram sua infância/adolescência embalada pela dupla Sandy e Júnior? Sei que quando ela acabou, deixou muitas crianças e jovens desolados. Vamô pulá era um hino sem precedentes. Quando ela era tocada, muitos não viam a hora de pular. "Atenção para a contagem regressiva Cinco, quatro, três, dois, um Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá Vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá, vamo pulá".

A primeira em inglês da lista. N'sync fez parte da vida de muitos adolescentes, assim como os Backstreet Boys. Bye bye bye é uma música pop, com estilo baladinha. Como se esquecer desse refrão? "Bye bye Don't want to be a fool for you Just another player in your game for two You may hate me but it ain't no lie Baby bye bye bye"(Tchau tchau Não quero ser um tolo para você Apenas outro jogador em seu jogo para dois Você pode me odiar mas não é mentira Baby Tchau tchau tchau).





Não era só Backstreet Boys e N'Sync que faziam sucesso e mexiam com a cabeça das meninas, mas também tinha um trio de meninos - Kiko, Leandro e Bruno, o KLB - que derretia os corações das jovens. Escolhi Minha timidez para a playlist. Como se esquecer dos "aaaaarrr" que os cantores faziam? "Chalalálalá Como eu quero te amar, te amar, te amar Para de brincar com meu coração Oh não, oh não"

Eu tenho orgulho (Será?) de dizer que acompanhei a primeira fase da banda NX O - melancólica e emotiva. Cedo ou tarde é um grande sucesso e não poderia estar de fora. Então, vamos cantar todos juntos: "Cedo ou tarde a gente vai se encontrar Tenho certeza numa bem melhor Sei que quando canto você pode me escutar". A música é uma declaração de filho para pai e o clipe é bem fofinho de assistir. 

Because of you era da minha época de ensino médio, quando estava no terceiro ano, lá em 2006. Lembro que esta música estourou muito e só se ouvia ela nas rádios na época. Hoje em dia, quem é Kelly Clarkson e o que ela anda fazendo? A música é romântica e pop nas medidas certas. "Because of you I never stray too far from the sidewalk Because of you I learned to play on the safe side so I don't get hurt Because of you I find it hard to trust not only me, but everyone around me Because of you I am afraid" (Por sua causa, eu nunca ando muito longe da calçada Por sua causa, eu aprendi a ser cautelosa, pois eu não me machuco Por sua causa, eu acho difícil confiar Não só em mim, mas em todos a minha volta Por sua causa, eu tenho medo).

É, parece que os adolescentes e jovens da minha época curtiam mais uma bad que os de hoje em dia. Também, com músicas românticas e de baladinha, não tinha como ouvir outra coisa além disso. É o caso de The Reason da banda Hoobastank. Duvido você não lembrar da música ao ouví-la! "I've found a reason for me To change who I used to be A reason to start over new And the reason is you" (Eu encontrei uma razão para mim Para mudar quem eu costumava ser Uma razão para começar de novo E a razão é você).

Encerro a playlist de hoje com Mexe a cadeira do cantor Vinny. Na época dessa música, estava na quinta série (atual sexto ano). Apesar da letra provocativa e sensual, muitos jovens e adolescentes costumavam cantá-la e dançá-la. "Menina,mexe a cadeira Mexe a cadeira,hey Bota pra danar,hey Trepa na mesa,hey".


Esta foi a playlist de hoje. Gostaram das músicas nostálgicas? Qual outra dos anos 2000 se encaixaria aqui? Digam tudo nos comentários! Até a próxima. J-J
























Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. E como foi citado aí no texto, alguns estão por aí até hoje, e esses, para mim, geralmente são os melhores, os que eternizam dentro da memória e seguem relevantes. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Existem músicas inesquecíveis que ultrapassam gerações.

      Excluir
  2. Meu Deus, eu lembro de todas essas músicas.
    Eu cresci ouvindo essas e raça negra, e aqueles funk melody.
    É legal quando paramos para pensar nessa época, que vários artistas que tinham tudo para fazer sucesso até hoje perderam a visibilidade
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláá! tudo bem??
    Nossa, minha infância total aí!! Lembro de tudo e já fiquei com os ritmos na minha cabeça hahaha

    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa música da Barbie era icônica, depois o grupo Aqua sumiu do mapa
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a versão original da Barbie Girl, eu conhecia, essa da Kelly Key, nunca tinha ouvido. hahaha

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. ToqueParaCelular.net é o lugar para fornecer toques para celular criados a partir de músicas. Aqui oferece toques engraçados, toques para iphone, toques whatsapp de qualidade para telefones.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design