sábado, 15 de dezembro de 2018

Para todas as pessoas (todas mesmo!): O novo cd de Priscilla Alcântara, 'Gente'




Recentemente (08 de novembro) a jovem cantora Priscilla Alcântara lançou seu novo cd chamado Gente. Este - que é o seu terceiro cd solo - apresenta músicas já conhecidas, como Liberdade, Tanto Faz, Me refez e Inteiro, e outras 8 inéditas. O projeto tem sido amplamente divulgado e é resultado de uma experiência pessoal da cantora e da necessidade de entregar às pessoas o que desejam ouvir.

Com certa maturidade, Priscilla criou letras que falam do cotidiano cristão, mas de forma subliminar. Além disso, as melodias e arranjos são joviais, com pegadas eletrônicas e pops. Produzido por Johnny Essi, o álbum apresenta canções mais intimistas e outras explosivas.

A partir de perguntas e questionamentos do que as pessoas querem ouvir e para qual público é o cd, Priscilla começou a traçar seu objetivo. Gente é um cd "para gente", todas elas, independente de religião, raça, opção sexual, etc. Priscilla acredita que o projeto quebre regras e mostre o amor à todas as criaturas. E é exatamente isso que o evangelho é: o amor de Deus propagado para todas as pessoas. Confira um depoimento da cantora:

"Eu entendi que as pessoas estão desesperadas pelo Amor de Deus, mas de uma forma na qual elas tenham familiaridade. mas isso não foi sempre óbvio? Deus não se fez gente e viveu como gente pra então socorrer gente (Hb2:18)? Então como eu, sendo gente, vou ajudar gente, agindo como um deus? Me dispus a conhecer minha humanidade e descobri que ela faz parte da totalidade do que Deus espera de um relacionamento com Ele. Me desconstruí e um rio fluiu de mim. O jardim que nasceu no caos, nos conectou. — essa capa é composta por 5 PESSOAS REAIS, 5 HISTÓRIAS DIFERENTES. esses 5 REPRESENTAM MILHARES. e essa arte REPRESENTA A #GENTE."


Desse modo, o cd fala de humanidade, como por meio de canções como Empatia, Solitude e Gente, mas também do relacionamento da GENTE com Deus. O teaser mostra um diálogo entre Priscilla e Jesus Cristo e explica todo o propósito do álbum:






Entre as faixas destaco Gente, Empatia, SolitudeLiberdade e Alegria


Gente é a faixa que abre o cd e fala da solidariedade, ou não, das pessoas umas com as outras. Ela também fala do sofrimento, falibilidade e miséria humana. Até que ponto nos importamos com os outros? Até que ponto amamos as pessoas como nós mesmos? "Se é difícil pra você que só assiste Imagina pra mim que nem consigo Dar nome ao que sinto Vou deixar a alma gritar Uma hora ela vai cansar e então É quando eu aproveito Pra tentar salvar o que restou O que a dor ainda não tocou". A melodia apresenta toda uma melancolia e tristeza.

Empatia possui um ritmo agitado e contagiante. A letra fala da empatia e solidariedade que uma pessoa deve ter com a outra. O sentimento de reciprocidade e de se reconhecer no outro são trabalhados na canção. "Do mesmo lugar que você, eu vim Como você, ao pó eu voltarei Você é igual a mim Então faça por mim O que faria a você O que faria a você". Vez ou outra estou repetindo esse trecho final "O que faria a você-ê-ê O que faria a você-ê-ê".

Solitude tem toques de videogame e de canções rápidas. Acho muito legal suas batidas. A música fala que solidão é diferente de solitude e que devemos ter esses momentos últimos em nossas vidas. "É só você dizer sim ou não E transformar em solitude a solidão É só você dizer sim ou não E transformar em solitude a solidãoAo invés de dor,  passei a ver glória Ao invés do choro, comecei a sorrir Eu fiz do silêncio meu maior aliado E fiz um jardim no meu quarto fechado".

Liberdade tem uma letra e clipe incríveis (como já falado aqui). A mensagem fala que a religião prende as pessoas e impedem delas serem livres. Mais que viver uma vida de regras com Deus, o que Ele quer é um relacionamento íntimo. Os arranjos e a instrumentalidade foram bem trabalhados. "Pra mim, não faz sentido alguém Que tem asas não ter o céu Inteiro para poder voar Se tenho asas, eu sei que o céu é o meu lugar".

Alegria tem uma pegada de street music interessante e um saxofone bem marcante. A letra fala da verdadeira alegria, que é a vida com Deus. "Uh tcha ra ra, tcha ra ra O amor me fez livre assim Uh tcha ra ra, tcha ra ra Só o seu amor me faz feliz Uh tcha ra ra, tcha ra ra O amor me fez livre assim Uh tcha ra ra, tcha ra ra Tcha ra ra, tcha ra ra, hey".

Ouça essas e outras canções abaixo:





De um modo geral, o projeto segue uma linha pop eletrônica, com muitas referências e sonoridades atuais. 


Sobre a capa


Como Priscilla falou em entrevista, a capa apresenta 5 pessoas REAIS, com 5 HISTÓRIAS DIFERENTES. De acordo com ela, essas 5 representam milhares de pessoas e representam "a gente". 

A capa traz Priscilla ao centro, um negro e uma morena à erquerda e uma mulher gorda e um tatuado à direita. Gostei muito da diversidade que ela traz, além disso, todas as pessoas possuem seus rostos cobertos com flores, folhas e borboleta (Exceto Priscilla), em meio à uma floresta. 

O título "Gente" aparece timidamente ao centro, enquanto da base do encarte parece surgir uma fumaça branca. 





Achei a capa e as músicas bem atuais e acredito que Priscilla atingiu o intuito de criar um cd para as pessoas, para toda gente. J-J


AVISO: Por enquanto a fanpage do blog não está sendo atualizada. Estamos atualizando o Instagram e Twitter do blog e divulgando as matérias no Whatsapp do editor-chefe, Emerson Garcia.  


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Oi, td bem?
    A Priscilla vai longe! Essa menina amadureceu demais e cada vez mais faz trabalhos incríveis!
    Não ouvi esse cd, mas gostei do fato dele ser para todas as pessoas e de toda sua diversidade!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=Wykl15VIyy4

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o post.
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderExcluir
  3. Hey Emerson! Tudo bem?
    Não a conhecia.
    Desculpe a demora em passar por aqui.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  4. não é meu tipo de música :)

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  5. I love hearing new music. Thanks for this!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design