sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Manchinha era um ser vivo como qualquer um de nós




Mataram a Manchinha e com ela foi-se embora, mais uma vez, o respeito, amor ao próximo e compaixão. Àquele que sempre foi considerado melhor amigo do homem, tornou-se uma ameaça. Em lugar do carinho e meiguice dados aos seres humanos, o cão recebeu em troca venenos e pauladas. Não houve medida para a maldade. Não mediu-se, por exemplo, o bem que os cães fazem aos seres humanos, como carinho, companhia e fundo terapêutico. Calaram seu latir, sua docilidade. Calaram sua voz.

Contudo, sua voz ainda ecoa pelos vários cantos desse país. O caso de Manchinha foi o despertar para revermos como os seres vivos são tratados, até que ponto alguém se importa, ou não, com um animal e como as políticas de proteção e defesa dos animais ainda são falhas. Será que realmente um cachorro é percebido com dignidade? Não é porque um animal é de rua que ele deve ser tratado com agressividade e violência.

A morte de Manchinha também foi mobilizadora. Várias pessoas compartilharam ilustrações, falaram do caso e foram tocadas com o ocorrido. Não é o caso de uma vida de animal valer mais que a de um ser humano, mas é o quanto fomos sensibilizados não só com esse caso, mas com outros. Ainda existe amor, empatia e sensibilidade de algumas pessoas. 

Assim como os seres humanos, os animais devem ser tratados com dignidade. Não é elevar a posição de um ou outro, mas equipará-las, afinal, assim como o ser humano é um ser vivo, o cachorro, gato ou papagaio também são. Evoluímos racionalmente com relação aos outros seres vivos? Sem dúvidas, mas mesmo com o processo evolutivo ainda somos iguais em natureza. E espera-se que por conta da nossa evolução e cognição tratemos as outras espécies com respeito.




Têm-se questionado de quem é a culpa da atrocidade com a Manchinha. Se do hipermercado, do segurança ou das políticas da empresa. Digo que a culpa é "desse ser humano" que não tratou Manchinha com dignidade, assim como as pessoas que iam todos os dias para dar comida e água à ela. Mais do que uma ordem superior ou de políticas do mercado, o que está em questão é o cárater do segurança, e este último deve estar acima de qualquer coisa, mesmo que implicasse na sua demissão. A vida deve vir acima de qualquer ordem.

Tenho visto internautas cobrando um posicionamento do hipermercado e atribuindo à ele a culpa, mas o mais culpado é o segurança, que deverá responder por seus crimes. Acredito não adiantar boicotar a empresa e questionar suas políticas. Não é por esse viés que a questão deve ser resolvida.

As polêmicas não param por aí. O Youtuber Whindersson Nunes tem sofrido críticas por ter "amenizado" a atitude do segurança e, possivelmente, ficado do lado do hipermercado. Ao invés de ter usado a palavra "DESUMANO", utilizou a "DESPREPARADO". Nesse ponto concordo com os internautas de criticarem Whindersson. O segurança foi DESUMANO. Agora sobre ele ter ficado do lado do hipermercado, não acredito nisso, já que a vida deve estar acima de qualquer instituição. 


























Ao meu ver, não é sensato criar posts comoventes e inserir o perfil da rede de hipermercados para chamar a atenção. A culpa não foi da empresa, mas do segurança. Desse modo, boicotes não funcionam, denegrir a imagem do estabelecimento também não. O que funciona é cobrar que a justiça nesse caso seja realizada.

O que deve ser analisado é a atitude covarde do segurança, que se fez isso com um cachorro, poderia fazer com qualquer outro ser vivo. Será que o segurança agrediria ou mataria um morador de rua? Talvez, por ele não possuiu senso de civilidade, respeito e amor à vida, mas sim uma violência descabida que não só pode, como deve ser questionada. Já dizia o filósofo Arthur Schopenhauer: "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem". 

O cantor Eduardo Costa questionou a comoção que a sociedade deu ao caso da cachorra. Ele disse: "E o Brasil? E que comece o mimimi", querendo dizer que as pessoas tem dado mais atenção à morte de cachorros, que de seres humanos. Ora, Eduardo Costa, assim como os seres humanos são seres vivos, o cachorro também e deve ser tratado com amor e respeito, já que ele oferece amor sincero e puro e companhia aos homens. Abrir os olhos para esse caso não é, de forma alguma, fechá-los para os homicídios que ocorrem em nosso país. 





O mínimo que se espera de uma espécie que é fiel aos homens é carinho e respeito, e isso não foi oferecido pelo segurança. Finalizo esse texto com duas frases, uma de Leonardo da Vinci e a outra de Guimarães Rosa:

"Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade" - Leonardo da Vinci

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?" - Guimarães Rosa J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Realmente muito triste, que tipo de ser humano faz isso né.
    Lamentável
    Bom fim de semana.
    Abraços

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  2. Such a sad story. I like the illustration with the halo on his head.
    Feliz fin de semana!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei do que se trata o caso, mas já tinha visto algures essa história e ilustração entre os meus amigos brasileiros. Acho bonito o movimento das pessoas, unirem-se contra alguém que cometeu uma atrocidade. Respeitando o animal.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Revoltante, nesse episódio pergunta-se: por que envenenar o animalzinho? Por que matar a pauladas, alguém pediu? O homem corria perigo de ser trucidado? Quem faz isso é o ser desumano e doente.
    Um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sem palavras quando acompanhei todas as notícias desse caso, principalmente os stories da Luisa Mel!
    Sem palavras pra esse ato desumano... Chega a ser inacreditável! Tanto que quando vi pela primeira vez, achei que fosse fake news, porque não conseguia acreditar!
    Bom final de semana!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=ZLAgUvAXUrI

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei muito triste com tudo isso. São seres tão indefesos e que só querem passar carinho, amizade e companheirismo. Sem dúvidas temos muito que aprender com os animais.
    Espero que tenha justiça e que faça uma lei mais severa pra atos como esse. Não pode sair impune.

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design