segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Gab: a rede social de livre manifestação de ideias






Você conhece a rede social Gab? Criada em agosto de 2016 pelo norte-americano Andrew Torba, um simpatizante das ideias de Donald Trump, é uma plataforma parecida com o Twitter, exceto por dois motivos principais. Primeiro: enquanto este disponibiliza 140 caracteres, o Gab 300. Segundo: é um local onde a liberdade de expressão não é cerceada e o usuário è o responsável por manifestar-se e expor suas ideias.

Este último motivo fez com que muitos usuários saíssem do Facebook e do Twitter, que tem uma certa censura, e migrassem para o Gab. Deste modo a plataforma é quase que uma alternativa, conhecida como a rede social dos conservadores e da direita conservadora.

No Gab é permitido todo tipo de conteúdo e o usuário que lide com isso. Comentários como: "Foda-se os sentimentos, esse é nosso país, não o seu", "a América é uma nação livre e os americanos merecem formar uma comunidade livre do governo e dos judeus", "Lula preso amanhã" e "Lula imitou John Lennon ao dizer que era mais famoso que Jesus. Agora alguém para imitar o atirador" são permitidos, sem ressalvas. Não há bloqueio ou banimento. O máximo que existe são botões de promoção e aprofundamento de conteúdo, assim como replies e suporte a GIFs (botão giphly).













A liberdade desenfreada pode ser uma vantagem ao usuário, mas ele não está livre de ser intimado à justiça caso ofenda, incite a violência ou humilhe um terceiro. É o usuário o responsável por tudo o que disser. De acordo com uma descrição encontrada na internet: "Coloque as pessoas em primeiro lugar e promova a liberdade de expressão e de manifestação".







Desde sua criação, a rede tem conseguido novos adeptos. O Brasil, por exemplo, superou o Reino Unido e passou a ser o segundo país com maior número de acessos ao Gab, apenas atrás dos EUA. A rede social - representada por um sapo em referência ao meme Pepe the frog - é um vislumbre do que o Facebook se transformou: no filtro (não tão) invsível definitivo. 

Não por acaso, o nome escolhido foi Gab por representar o cachoar do sapo, assim como "tweet" o barulho do pássaro em inglês. 

Mesmo que seja uma rede social de livre manifestação de ideias, o Gab não protege seus usuários, aliás, estão desprotegidos e são responsáveis pelo que se fala, diz ou manifesta. No final das contas, o respeito está acima de tudo e o limite do outro deve ser levado em consideração. J-J


AVISO: Por enquanto a fanpage do blog não está sendo atualizada. Estamos atualizando o Instagram e Twitter do blog e divulgando as matérias no Whatsapp do editor-chefe, Emerson Garcia.  






Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Olaa! Tudo bem?
    Parece bem legal, mas temos mesmo que tomar cuidado.. eunao conhecia, gostei!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também não conhecia essa outra rede. Pra mim ela acaba representando aquela ideia que algumas pessoas tem, que a internet é um mundo sem lei. Um erro perigoso.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esta rede, mas se a mesma permite a livre expressão é sempre uma mais valia
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Você sabia??!!!...

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design