sexta-feira, 12 de outubro de 2018

A nova estratégia da logo do Haddad para as eleições no segundo turno



Uma boa campanha política é realizada com estratégias de marketing e estudos de público. Durante as eleições desse ano houveram muitas mudanças de logos, cores e supressão de nomes. O mesmo aconteceu em 2014, quando Pedro Blanche publicou o texto A esquerda que esconde sua verdadeira cor. Isso nada mais é que uma estratégia de retirada de percepção de um partido, por uma nova.

No primeiro turno dessas eleições, por exemplo, a logo do candidato Haddad apresentava a cor vermelha, trazia a estrela do partido e o nome do ex presidente Lula. Para o segundo turno tudo mudou. Perceba as diferenças:















Suprimiu o nome de Lula e o algarismo 13 e mudou a cor vermelha pela da bandeira do Brasil. Manteve-se a estrela no segundo "A" de Haddad e acrescentou-se pequenas estrelas, também em referência à flâmula. 

O que há por trás dessa estratégia? Por que ela não foi realizada no primeiro turno? Respondo: por que o PT (Partido dos Trabalhadores) quer ganhar as eleições de qualquer forma neste segundo turno. Isso não quer dizer que o PT passou a ter uma imagem patriota do Brasil e abandonou a comunista representada pela cor vermelha. Pelo contrário, é a estratégia encontrada para enfrentar o Bolsonaro que desde o primeiro turno utiliza as cores do Brasil em sua logo. Não espere no dia 28 petistas com a bandeira do Brasil ou vestindo a camisa da seleção. Pelo contrário, acredito que eles vão votar com seus uniformes rubros.





Retirar o nome de "Lula", por sua vez, não significa que o governo não será orquestrado por ele da cadeia, porque vai, caso Haddad seja eleito (Ele é apenas uma marionete nas mãos do ex presidente), mas é outra estratégia para que a chapa 13 vença as eleições.

A supressão de nomes me fez lembrar o que a candidata ao governo daqui do Distrito Federal Eliana Pedrosa fez. Ela retirou o sobrenome "Pedrosa" por estar envolvido em escândalos de corrupção.





Não pense você que essa é uma estratégia inocente, porque não é. Mas espero que os eleitores não sejam tão inocentes em acreditar que a nova logo do Haddad é patriota. No fundo, no fundo, o vermelho e o Lula permanecem. J-J



















Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Eu percebi essa estrategia logo que vi a notícia da mudança de identidade visual, e claro, todos nós temos críticas ao PT por ter sido porta de entrada da crise econômica que está instalada em nosso país e ter se afiliado a partidos de direita - que logo depois mostrou que não queria ser coadjuvante na gestão. Mas agora é uma corrida contra o fascismo, não é normal um povo temer ao seu 'possível-futuro' governo, e a possível eleição do COISO assusta a muitos, inclusive a mim.

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir
  2. Pelo que tenho ouvido nas noticias esse é mesmo um padrão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Tenho muitas críticas ao PT, mas o Haddad é uma excelente opção. Além disso, quando a outra opçao é o fascismo, sempre votamos contra. #HaddadSim

    Beijos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não sou de comentar sobre política, mas me assusta ver como acham que somos idiotas. Haddad e Lula é tudo a mesma coisa. Se tem uma coisa que nunca terão é o meu voto.

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já trabalhei em campanhas políticas, são coisas que tem que ser muito bem pensadas, pois um pequeno detalhe pode influenciar, e muito!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Oiê, tudo bem?
    Exatamente isso aí, independente de quem seja ou de que forma está sendo apresentada, essa pessoa nada mais é que um fantoche do Lula, mas porque mudar isso agora? Eu sinto um cheiro de desespero no ar... convenhamos, ficou ridículo, deviam ter feito isso desde o início, principalmente porque o PT sempre teve nome e muitos militantes, agora tentar mudar a imagem só no segundo turno ficou feio demais. Haddad é Lula, Haddad é só Haddad hahahaha
    Ótima analise, ótimo post, como sempre!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse o cerne da questão. Porque não usar desde o primeiro turno? O que discuti é o PT ser oportunista na logo e não se já usou as cores verde, azul e amarelo ou não.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design