terça-feira, 16 de outubro de 2018

4 Aplicativos para combater a depressão




A depressão é o mal do século. Passei por dois momentos depressivos e não desejo isso para ninguém. Embora invisível, é uma doença que dói na alma. Contudo, ela é possível de ser superada. Amigos, familiares, terapeutas, psiquiatras e psicólogos podem ajudar nesta questão.

Além disso, aplicativos de celular, de acordo com matéria publicada no Correio Braziliense. Várias são as plataformas utilizadas e recomendadas por profissionais. O portal de notícias pontuou 3 aplicativos e eu encontrei um quando busquei no Google Play. Confira:


1- Outcome Feedback


Em português significa Retorno de resultados e foi desenvolvido por pesquisadores europeus para identificar problemas precoces de depressão, ansiedade e transtornos mentais de forma precisa.

O aplicativo rastreia sintomas como interrupção no ciclo de sono, perda de apetite, sensação de cansaço, dificuldades de relaxamento, entre outros e gera gráficos que mostram alterações no nível sintomático do usuário. 

Além disso, ele compara o estado de ânimo da pessoa com o esperado para aquela etapa do tratamento e visualiza as chances de melhorar e aderir mais ao tratamento. 



2- Focus


Aplicativo destinado para pacientes com depressão severa, transtorno bipolar, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e esquizofrenia. Esta é uma plataforma onde é possível estar com ela em mãos em qualquer lugar ou momento. 

O Focus disponibiliza questionários pré-programados de avaliação diária de sintomas, gerenciamento de atividades e funções sob demanda, além de estratégias de controle, como técnicas de relaxamento e higiene do sono, reestruturação cognitiva para ideias de perseguição e manejo de humor. 



Veja mais aqui



3- Deprexis



Esta é uma plataforma interativa desenvolvida para auxiliar no tratamento da depressão leve e moderada.

Ele apresenta uma simulação de diálogo com o paciente em uma versão de testes, disponível aqui. A partir de perguntas, gera-se um algoritmo baseado nas respostas que você dá sobre como se sente, se tem dificuldade de dormir e relaxar, se abandonou as atividades e hobbys que costumava fazer, entre outras questões. O programa oferece explicações, ilustrações e áudios que incentivam as pessoas a fazer exercícios de relaxamento e descontração. Achei-o bem interessante.














4- Daylio





Aplicativo que auxilia no tratamento da depressão. Funciona como um diário pessoal onde todos os dias o Daylio nos pergunta como estamos emocionalmente falando e o que temos realizado de atividades. A partir disso, ele traça um gráfico de humor.



Baixe agora mesmo.



No Brasil, o uso da tecnologia para melhorar a saúde mental ainda está em seu início, mas já é uma realidade e os profissionais da área já aceitam a ideia. Eu tenho me acostumado a usar a última tecnologia apresentada e tenho gostado muito.

E vocês, gostaram das plataformas? Já conheciam? Elas ajudam no tratamento de doenças psíquicas? Digam tudo nos comentários! J-J



Por: Emerson Garcia

8 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design