sábado, 14 de julho de 2018

Afinal de contas, por que todo mundo ama o mascote da seleção brasileira - o Canarinho?




O mascote da Seleção Brasileira Canarinho é febre entre internautas e fãs de futebol. A ave amarela, com cara ranzinza e camisa do Brasil tornou-se um dos símbolos da seleção brasiliera mais amado de todos os tempos. 

Desde que o time do Brasil passou a ser conhecido como "seleção Canarinho" na Copa do Mundo de 1954, que ele não tinha um mascote para chamar de seu. Desse modo, já há algum tempo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) idealizava um ícone que expressasse tanto a torcida, como os jogadores e o futebol brasileiro. O animal escolhido foi a ave canarinho e as cores verde e amarelo. 

O mascote foi lançado pela primeira vez em 2014, sendo que ganhou mais força em 2016 e apresentado em 6 de março de 2018, oficialmente. Desde então tem marcado presença em escolas, creches, eventos, treinos e jogos de futebol. Em sua primeira versão (2014), tinha uma expressão mais doce e amável . Em sua segunda (2016), ele apareceu de cara fechada, séria, ranzinza e nervosa - devido ao fatídico 7 a 1, no jogo entre Alemanha e Brasil e os resultados negativos nos seguintes. Parece que essa expressão da ave não mudará tão cedo, já que a seleção brasileira deu adeus ao hexa na semana passada (6). 





A mudança de expressão do Canarinho, de acordo com o diretor Comercial e Marketing Gilberto Ratto, teve como objetivo aproximar o mascote da torcida e do momento desfavorável da seleção brasileira:

“A gente notou que precisava criar uma aproximação maior com a torcida, e então começamos a criar estratégias para aproximá-lo mais da população. Não foi só o mascote que fez parte dessa renovação, tiveram campanhas publicitárias, foi todo um movimento que ajudou o canarinho a se popularizar”.


Com uma expressão centrada, o Canarinho é diferente de outros mascotes sorridentes e amigáveis, e talvez isso permitiu que fizesse sucesso. O ícone tem um andar diferenciado, um jeito zoeiro, uma cara fechada, brinca, se diverte e faz até mesmo embaixadinhas. Entre crianças, até jovens e adultos, todos gostam dele. 





Enfim, o Canarinho tornou-se uma espécie de talismã da Seleção Brasileira, mesmo sendo adiado o título do hexa esse ano. Ações publicitárias e novos produtos licenciados serão criados. 




Conceito do Canarinho


A primeira versão do mascote tinha uma expressão branda e divertida, não emplacou. Já a segunda, irritada e nervosa. Esta sim fez sucesso. Apesar da palavra "canarinho" expressar doçura, calmaria e alegria, o ícone da seleção brasileira não tem isso em seu rosto. O principal conceito do mascote é descrever o torcedor brasileiro, apresentando concentração, foco e empenho - também verificados dentro de campo. Confira um vídeo divulgado pela CBF:






A CBF criou uma versão sorridente com a justificativa que o mascote tem seus momentos de "mal e bom humor" e também porque o Canarinho com rosto enfezado "assusta as crianças". Contudo, o que percebi é que todos adoram o "Canarinho Bolado", "Canarinho Putaço", "Canarinho enfezado" ou seu melhor nome: "Canarinho Pistola"



Canarinho ou Canarinho Pistola?


Um movimento na internet batizou o mascote da seleção brasileira de Canarinho Pistola, não aprovado pela CBF que achou inapropriado por trazer uma arma de fogo no nome. No início da transmissão da Copa do Mundo a Rede Globo o chamava de Canarinho PISTOLA, mas voltou atrás e o chama agora apenas de Canarinho. O que gerou discordância da parte até mesmo da apresentadora Ana Maria Braga

O fato é que este último nome traz uma certa identidade ao mascote, enquanto aquele é bonito, mas simples e comum. Contudo, preciso deixar claro que o nome oficial é Canarinho (por isso que o chamo assim nesse post) e que ele é chamado de Canarinho Pistola somente nas redes sociais. 

Com tanta confusão no batismo do nome, já parou pra pensar de onde surgiu a expressão "canarinho" e "seleção canarinho"?



A origem da Seleção Canarinho




Até a Copa de 1950, as cores do uniforme do Brasil eram branco (camisa) e azul (gola). A partir de 1953, a CBF resolveu mudá-las por meio de um concurso, em que se exigia que o novo manto tivesse as quatro cores da bandeira nacional. O vencedor foi Aldyr Garcia Schlee, que criou um uniforme com a camisa amarelo-canário (cor em alusão à ave) e detalhes verdes e o calção azul. A seleção estrearia com a vestimenta na Copa do Mundo da Suíça, em 1954. Desde então passaria a usar esse tradicional uniforme e seria chamada de Seleção Canarinho, apelido dado pelo então radialista Geraldo José de Almeida.   





Seleção Canarinho foi um apelido abraçado pela torcida e utilizado até os dias de hoje. A partir disso, o mascote mais querido de todos os tempos surgiu e se popularizou. 



Popularização


Canarinho é um mascote midiático e que ganhou as redes sociais. Páginas e perfis no Twitter (não-oficiais) foram criados com memes, montagens, imagens, frases e citações sobre o futebol sério e que dá gosto de ver e jogar: o futebol-raiz

O mascote popularizou-se porque representa a sociedade em muitas esferas, seja na política, relacionamentos ou redes sociais. Vez ou outra, o Canarinho pode ser comparado à expressões de mimizentos e haters nas redes sociais, mal educados que não dão bom dia na rua ou pessoas com alguma chateação. Enfim, o Canarinho não só representa um ícone do futebol, mas vai além






Produtos licenciados do Canarinho






A CBF aproveitou a popularização do Canarinho, para criar produtos e possibilitar suas vendas. Dois canarinhos - um sorridente e o de cara enfezada - já entraram no catálogo de vendas, sendo que o segundo tornou-se mais vendido e aceito pelo público. 

A ideia é que a lista de produtos licenciados aumente mesmo com a derrota do Brasil na Copa da Rússia. De acordo com Gilberto Ratto, mais de 20 produtos - como copos, canecas, capas para celular, versões em outros tamanhos do mascote e uma Minicraque -  serão criados e confeccionados e vendidos na loja virtual, já ativa, Meu Canarinho


Acredito que o sucesso do Canarinho deve-se por conta de sua autenticidade. Com isso, novos produtos, memes e frases ainda podem ser criados, pois é um mascote popular e conhecido nacional e internacionalmente. J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Desde que vi fotos, vídeos e memes do canarinho "pistola" achei algo legal e diferente, pois geralmente os mascotes tem cara amigável e apenas vão nos jogos de seus times/seleções, mas esse mascote é diferente pq como você disse no post, é parecido com o próprio brasileiro: zoeiro e ao mesmo tempo sério, além de estar de cara fechada por causa das coisas ruins que acontecem com o nosso país e claro, também por causa do 7 a 1 SHSUAHSUA

    Que pena que o Brasil foi eliminado nas quartas, além do meu sonho de ver o hexa, não irei ver o canarinho dançando feliz enquanto o Neymar levataria a taça (sonhando aqui HSUAHSUA)!

    Amei seu post! E vamos rumo ao Hexa em 2022!

    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hexa fica pra 2022 agora. Quem sabe se o Canarinho não muda seu humor?

      Excluir
  2. eu não gosto de copa, mas os memes do canarinho pistola foram uma das melhores coisas que tem hahahah


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jovem
    Não conhecia essa história do canarinho e nunca tinha reparado para a sua expressão meio chateado, mas não sei porquê, vocês têm ganho tanta coisa... não se pode é ganhar sempre senão não teria graça nenhuma kkkk
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A derrota do Brasil esse ano foi pra mostrar que nem tudo é fácil como parece ser.
      Boa semana!

      Excluir
  4. Eu adorei a história do Canarinho eu não conhecia o motivo da mudança e achei bem original e sem dúvida combinou também. MKT é tudo nessa vida!
    Abraços JJ.

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marketing é tudo. Houve um estudo muito interessante para criar o Canarinho.

      Excluir
  5. ¡Hello!
    Beautiful photos. Great post.
    I'm your new follower. Follow for follow?
    Aprovecha La Vida Cada Día
    ¡Kiss!

    ResponderExcluir
  6. Olá JJ tudo bem???


    Na minha opinião o canarinho pistola foi a melhor coisa da Copa 2018!!!



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Essa ação foi simplesmente genial! Eles acertaram em cheio. Certeza que em 2022 ele voltará ainda mais pistola. hahaha

    Super beijos,
    Missmoon | Blog & Atelier Criativo
    Moda, Livros e Tarot - Por Neila Bahia
    Blog ♥​ Instagram​

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design