segunda-feira, 16 de julho de 2018

A desistência de José Luiz Datena ao senado e a programação dominical da Band

José Luiz Datena em seu programa na Band. | perfil oficial – Facebook/ Instagram


ATENÇÃO: Deixo claro que vou expor uma análise e evitar a todo custo emitir opiniões – assim como no Eu vi e no Registrado – porque meu objetivo é informar a todos os leitores do blog. A opinião fica com cada um de vocês.

Desde que a Rede Bandeirantes de Televisão (Band) deixou de exibir os jogos de futebol do Campeonato Brasileiro em 2016 [1] a emissora preencheu a grade de programação com filmes, séries e documentários nas quartas-feiras e domingos. Os problemas financeiros que atingem não apenas a emissora como o Grupo Bandeirantes é o motivo que orientou tal decisão.

Ao longo destes anos muitos profissionais do jornalismo, esporte e entretenimento saíram, migraram de emissora, foram demitidos ou pediram demissão. Além disso, a RedeTV! faz planos [2] para reestruturar sua programação e tirar a Band do quarto lugar na audiência de televisão. Afinal, a emissora do ponto de exclamação está obtendo índices de audiência satisfatórios, como os programas Encrenca e Sensacional, além do projeto de um terceiro telejornal diário em vista.

O baque principal da Band foi o de abrir mão de transmitir a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia. O que antes poderia se ter a exibição do evento em conjunto com a Rede Globo se deu em conta a falta de condições de cobrir a Copa. Sem o mundial não há verba publicitária.


LEIA TAMBÉM: 80 anos do Grupo Bandeirantes. [3]

Enquanto isso, o aniversário de 50 anos da Band em 13 de maio de 2017 passou em branco. Quase foi da mesma forma a efeméride do grupo (80 anos do Grupo Bandeirantes). No vídeo, o único evento que lembrou o aniversário foi esta matéria que passou no Jornal da Band na época:






2018: o ano em que a TV Band resolveu reagir


Com o slogan “A família cresceu” o início de 2018 começa com a Band a reagir para manter sua programação atraente e brigar por mais pontos de audiência: coloca no ar o reality show O Sócio (The Profit), a série mexicana Senhor do Céus (El Señor de Los Cielos), além dos musicais de sexta-feira Música na Band. Amaury Jr (do programa Amaury Jr.). e Catia Fonseca (Melhor da Tarde) são contratados para reforçar o elenco da casa, aumentar os recursos financeiros e diminuir o espaço aos programas independentes e religiosos.

Programas escalados para reforçar a grade da emissora. | Band



O programa Superpoderosas entra no ar para reforçar as manhãs da emissora. O culinário Dia Dia de Daniel Bork é renomeado para Cozinha do Bork. O apresentador José Luiz Datena ganha seu programa de entretenimento (Agora é Com Datena) que a princípio prometia se distanciar do perfil conhecido no jornalístico policialesco Brasil Urgente. O esportivo Terceiro Tempo de Milton Neves daria lugar ao repaginado Show do Esporte.

Apesar dos investimentos da Band em incrementar sua programação os resultados de audiência não foram sequer perto do que se desejava. [4] No caso do domingo – dia de maior concorrência entre emissoras de TV – as estreias de Agora é Com Datena e Show do Esporte tiveram índices inferiores aos programas anteriores que ocupavam a grade dominical como os filmes da Sessão Livre e Domingo no Cinema, além do Terceiro Tempo.


Programação de domingo, o Datena e a candidatura ao senado


José Luiz Datena ganhou seu programa, que a princípio se diferenciava do Brasil Urgente. Agora é Com Datena é um programa de show de talentos, brincadeiras, músicas e um pouquinho de jornalismo. Para suprir a progressiva ausência dele no policialesco, entrava em seu lugar seu filho Joel Datena. Um programa de seis horas de duração (das 15h até 21h) sucedido do novo Show do Esporte (das 21h até 0h), com discussões futebolísticas, músicas e imitações humorísticas.

Com dois programas que somavam nove horas de duração foi visível o desgaste das atrações. Como consequência, a concorrente RedeTV! obteve altos índices de audiência com os programas Conexão Models, Encrenca e João Kléber Show. Semanas depois com a greve dos caminhoneiros, o programa de entretenimento de Datena acabou se tornando uma extensão do Brasil Urgente: a audiência reagiu e ganhou altos índices [5] com a cobertura da greve.

Sem a greve, a audiência baixava. [6] Aos poucos o programa dominical de Datena perdia a proposta inicial. Até o gerador de caracteres (GCs) se assemelhava ao do jornalismo da Band. Reportagens que passava no Brasil Urgente se repetia no Agora é com Datena e vice-versa.


O GC de rodapé do programa igual ao do Brasil Urgente. | Band



CANDIDATO: Em 27 de junho de 2018 José Luiz Datena aceitou ser candidato ao Senado Federal pelo estado de São Paulo. Políticas a parte, a Band terá de mexer em sua grade porque as leis eleitorais do Brasil não permitem que um candidato a cargo eletivo tenha um programa de televisão. A emissora enxerga este momento de arrumar a grade para estancar os problemas de audiência com os dois longuíssimos programas dominicais.


A partição do programa de José Luiz Datena. | montagem: LAYON YONALLER



O Agora é com Datena se reparte em dois: o cantor Netinho de Paula é contratado às pressas [7] para apresentar o artístico Brasil da Gente, enquanto Joel Datena faz o  jornalístico Agora é Domingo. Após o programa de Netinho ficar com menos de um ponto de audiência na Grande São Paulo – o maior e mais importante mercado publicitário do Brasil – o Brasil da Gente é cancelado.


O novo Show do Esporte teve seu programa e cenário reduzidos. | Band



Na outra ponta, o novo Show do Esporte teve o estúdio reduzido ao parecido com o do Terceiro Tempo apenas com a diferença das cores do cenário: passa das 20h até 22h. A sessão de filmes Domingo no Cinema foi ressuscitada  para preencher a grade noturna.


Desistência da candidatura e a programação da Band


Datena desiste de tentar o cargo de senador por São Paulo. A grade da Band precisa ser reformulada novamente. E como fica Netinho de Paula? Até segunda ordem, o cantor fica para escanteio. Neste domingo (15/7/2018) ele assume o seu programa com o nome de Agora é Domingo. O apresentador ignorou o nome e insistiu com o título Agora é com Datena.

No dia 09 de julho 2018 de volta ao policialesco Brasil Urgente, Datena explica sua desistência ao cargo mais importante do legislativo brasileiro:






Este cenário em que a programação de domingo da Band teve que se adaptar três vezes em função de Datena, além das complicações de preencher a grade expõe um cenário de imprevidência e falta de planejamento. Ao submeter à programação que tinha certa audiência duramente conquistada após não ter mais o futebol na grade a experiências sem norte e estudos prévios põe em risco a permanência do telespectador na rede de TV.

Esta notícias de 1º de fevereiro [8] e 22 de abril de 2018 [9] – mostram que o nome de Datena ventilando ao cargo político – devia ter deixado a emissora de sobreaviso e até ter adiado o programa de entretenimento até se resolver a questão. A contratação apressada de Netinho expõe o que foi dito em parágrafo anterior.

No Brasil, a TV no domingo é o dia da semana mais concorrido para as emissoras e muitas contam com uma programação consolidada, apenas brigando entre si para manter seus pontos (Eliana X Rodrigo Faro; Fantástico X Silvio Santos). É legítimo a Band buscar reagir e buscar novos públicos depois que perdeu o futebol, mas mostrou falta de preparo. O novo Show do Esporte teve cenário reduzido e o programa do Datena se firma no que sabe fazer no Brasil Urgente.

Aguardemos os próximos passos para a Band se firmar entre as quatro grandes redes de TV do país e ter uma fatia considerável de audiência e faturamento. Recentemente a emissora está lutando para adquirir o Campeonato Paulista Sub-20  e um campeonato na Europa [10]. Para todos da Bandeirantes, boa sorte e sucesso porque a competição é fundamental para a TV brasileira como um todo. J-J
















Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

16 comentários :

  1. Confesso que já não assisto tv mais como antigamente(prefiro mais um filmes),bom,vamos aguardar o que vai acontecer nos próximos meses em relação ao futuro da grade da tv bandeirantes.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Vamos conferir, Rafa. Obrigado por comentar. [L.Y.]

      Excluir
  2. Acho que pra Band o que dá mais audiência é o MasterChef BR, mas que vem perdendo também por que está virando um BBB das panelas e a maioria das pessoas estava fugindo exatamente disso ao assistir.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | O "MasterChef" é uma das maiores audiências e faturamentos do canal. Agora a respeito do programa é mais a praia do Emerson, o editor-chefe do JJ. Abraços e volte sempre. [L.Y.]

      Excluir
  3. Oi, td bem?
    Nossa, não sabia disso!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Olá! Obrigado por comentar e volte sempre. [L.Y.]

      Excluir
  4. Em Portugal é semelhante a guerra das audiências leva a contratação de pessoas por muitos milhares de euros...
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Oi, Marisa. Que bom ver-te novamente. A BAND é a quarta grande rede do Brasil e passa por uma fase delicada em definir a grelha de domingo - dia de maior competição entre as TVs brasileiras. Um abraço e volte sempre. [L.Y.]

      Excluir
  5. Oiê, tudo bem?
    Não assisto tanta televisão hoje em dia, nunca fui ver Band, único programa que assisto lá é Masterchef, mas de toda forma gostei muito da matéria, é muito interessante essa briga por audiência!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Olá, Claris. Muito obrigado por apreciar o texto e volte sempre por aqui. [L.Y.]

      Excluir
  6. Olá JJ tudo bem???


    Quase não assisto Band, só vejo o Masterchef!!! Mas achei interessante!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. LAYON RESPONDE | Olá, Débora. Muito obrigado por comentar. [L.Y.]

    ResponderExcluir
  8. Eu já não assisto TV há uns 15 anos e morando fora, fico mais ainda sem saber o que tá acontecendo na TV brasileira.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Muito obrigado por comentar, Nathália. [L.Y.]

      Excluir
  9. Não assisto muito TV hoje em dia. Vejo Masterchef, mas acabo vendo pelo Youtube pois isso de ver com hora marcada pra mim é complicado rsrs.

    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Mari, sabe o que reparo toda vez que escrevo sobre a Band? É a maioria fala que assiste apenas o "MasterChef". Obrigado por comentar e volte sempre. [L.Y.]

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design