quinta-feira, 8 de março de 2018

Vibe humor: músicas de mulheres






Hoje o Vibe humor está especial, pois o foco são as mulheres. Seres bonitos por fora, mas principalmente por dentro. Divinos em sua essência, diversos em suas inúmeras complexidades. Até hoje é difícil compreendê-los. Eles são enigmáticos e surpreendentes. De fato, os homens não conseguem viver sem as mulheres, até porque foram gerados através de uma. 

Ser mulher vai além de ter um corpo com seios, cintura fina e um bumbum evidente. Ser mulher é ser dotada de atitude, sabedoria, resiliência, capacidade de fazer inúmeras tarefas durante o dia, se desdobrar em inúmeros papéis sociais, sem perder a pose. Mas ser mulher é, sobretudo, ser você mesma e ser o que quiser.

Por isso, aproveitando o Dia Internacional da Mulher, preparei uma playlist que fala sobre as mulheres e suas características. Todas as canções escolhidas de alguma forma fazem uma homenagem à esses seres. Vamos de música? Apertem o play, mulherada!







Começo a playlist de hoje com a irônica Just a girl de No Doubt. Todo mundo já ouviu o clichê e reforço de estereótipo que "mulher é o sexo frágil", né? Aqui a banda ironiza isso ao dizer que garotas não podem sair à noite muito menos dirigir. Acho interessante como a No Doubt joga essas verdades na cara através de um rock dançante bom de ouvir. "'Cause I'm just a girl I'd rather not be 'Cause they won't let me drive Late at night I'm just a girl Guess I'm some kind of freak 'Cause they all sit and stare With their eyes" (Porque eu sou apenas uma garota, preferiria não ser Porque eles não me deixam dirigir tarde da noite Eu sou apenas uma garota Acho que sou algum tipo de louca Porque eles ficam sentados me encarando Com aquele olhar).

Video de India Arie diz que as mulheres para serem bonitas e rainhas não é preciso seguirem padrões e estereótipos muito menos estarem superproduzidas. Basta ser e agir da forma que achar mais confortável. Acho bem interessante a melodia e o clima pop da canção. "Sometimes I shave my legs and sometimes I don't Sometimes I comb my hair and sometimes I won't Depend on how the wind blows I might even paint my toes It really just depends on whatever feels good in my soul" (Às vezes eu depilo as pernas, às vezes não Às vezes eu penteio os cabelos, às vezes não Dependendo de como o vento sopra, eu posso pintar as unhas dos pés Só depende mesmo do que eu acho bom para minha alma).

Desinibida de Tulipa Ruiz fala da mulher independente, dona de si, alegre e amante da vida. Mais uma música que quebra com os padrões femininos. A melodia dela é envolvente e tem uma pegada de MPB. "Um jeito tão extrovertido Seus argumentos são demais Fala na lata, é concreta E domestica animais Tão relaxada".

Muitos tem a visão que as mulheres devem ser responsáveis, mas nem sempre precisa ser assim. Velha e louca fala de uma garota que tem alma de bon-vivant, que quer mais é aproveitar a vida e que não liga para as coisas. "Pode falar que eu não ligo Agora, amigo Eu tô em outra Eu tô ficando velha Eu tô ficando louca".





Quem não conhece Oh, Pretty Woman? Canção clássica de Roy Orbison e trilha sonora do longa Uma linda mulher, a canção enaltece principalmente as características físicas das mulheres e a beleza que elas possuem. Oh, Pretty Woman poderia ser cantada para qualquer mulher, pois é uma música que homenageia todas elas. "Pretty woman, walkin' down the street Pretty woman, the kind I'd like to meet Pretty woman, I don't believe you, you're not the truth No one could look as good as you, mercy" (Linda mulher, descendo a rua Linda mulher, do tipo que eu gostaria de conhecer Linda mulher, eu não acredito em você, você não é real Ninguém poderia ser tão bela quanto você, tenha piedade).

Mulher de Elba Ramalho é uma das mais belas canções dessa playlist. Elba fala das características desse ser e o que faz ele ser diferenciado de todos os outros. Ela descreve a mulher com delicadeza, carinho e amor, falando de seus pontos negativos, positivos, internos, externos, físicos e emocionais. A letra é bem completa. "Por mais que um homem possa ter Sem ela não dá pra viver Às vezes pede proteção Pra ter um pouco de atenção Se finge ser tão frágil Mas domina quem quiser Pois ninguém pode definir Mulher".

Claro que a Rainha das rainhas deveria estar nessa lista, né? Rita Lee, juntamente com Zélia Duncan, joga verdades nuas e cruas na cara ao falar da força feminina e do seu poder. Gosto muito do ritmo de Pagu, o refrão é uma explosão: "Nem toda feiticeira é corcunda Nem toda brasileira é bunda Meu peito não é de silicone Sou mais macho que muito homem".

Continuamos no rock com Desconstruindo Amélia de Pitty. Na letra ela faz uma crítica visível à música Amélia, ao dizer que mulher é muito mais que dona de casa e que ela tem capacidade para se afirmar mais do que isso. "Disfarça e segue em frente Todo dia até cansar (Uhu!) E eis que de repente ela resolve então mudar Vira a mesa, assume o jogo Faz questão de se cuidar (Uhu!) Nem serva, nem objeto Já não quer ser o outro Hoje ela é um também".





A próxima da lista é Mulher (Sexo frágil) do cantor da Jovem Guarda, Erasmo Carlos. A letra desmitifica a ideia que a mulher é fraca e frágil. A letra mostra a força do sexo feminino. "Mulher! Mulher! Do barro de que você foi gerada Me veio inspiração Pra decantar você nessa canção Mulher! Mulher! Na escola em que você foi ensinada Jamais tirei um 10 Sou forte, mas não chego aos seus pés".

O mestre Milton Nascimento fala de uma mulher forte, guerreira, que tem o direito de amar e ser feliz, apesar das dificuldades e do trabalho árduo em Maria, Maria. Gostei bastante dessa versão. E cá entre nós, que vozeirão o Milton tem né? Chega arrepia e emociona! "Mas é preciso ter força É preciso ter raça É preciso ter gana sempre Quem traz no corpo a marca Maria, Maria Mistura a dor e a alegria".

A penúltima música da playlist é da girl power e mulherão da p#&@a: Karol Conka! A letra fala de uma mulher guerreira, vencedora, independente e que tem a visão de conquistar seus objetivos. Gostei muito da melodia e batida da canção. "Planta do pé tá no chão Sangue dos meus ancestrais no coração Alcançando a vitória com as próprias mãos Alcançando a vitória com as próprias mãos Com as próprias mãos Se é pra vencer deixa quem sabe fazer Eu tô na luta, sou mulher Posso ser o que eu quiser Se é pra vencer deixa quem sabe fazer Eu tô na luta, sou mulher Posso ser o que eu quiser O que eu quiser"

I'm a woman de Peggy Lee tem uma pegada clássica e de blues. A letra fala dos múltiplos talentos femininos e foca nas mulheres que optaram por serem donas de casa. Mesmo se desdobrando em várias para cuidar do lar, elas ainda tem tempo de se divertirem. I can rub & scrub this old house til it's shinin' like a dime Feed the baby, grease the car, & powder My face all at the same time Get all dressed up go out and swing till four a. m And then lay down at five, jump up at six & start all over again 'cause I'm a woman, w. o. m. a. n. , I'll say it again (Eu posso esfregar e esfregar esta antiga casa til é brilhando como uma moeda de dez centavos Corrigir, Alimentar o bebê, lubrificar o carro, E colocar pó na minha cara, tudo ao mesmo tempo Ser toda vestida, sair e dançar até quatro horas da manhã E deitar às cinco, saltar para cima em seis E começar tudo de novo porque Eu sou uma mulher, mulher, eu vou dizer outra vez).


Tudo isso e muito mais é ser mulher. Espero que tenham gostado da lista, principalmente as mulheres leitoras desse blog. Esta é a minha homenagem para vocês!

Feliz Dia Internacional das Mulheres


Gostaram da playlist? E das mensagens das músicas? Digam nos comentários! J-J





Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Adorei a playlist. E a mensagem que ela trás.
    Beijos
    http://www.vempracablog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem, obrigada! Adorei a playlist;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá JJ tudo bem???


    Adorei a play list e a homenagem, muito obrigada!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design