segunda-feira, 5 de março de 2018

+Ônibus Brasília: um aplicativo pouco funcional e nada popular



No dia 31 de janeiro o GDF lançou o aplicativo +Ônibus Brasília, com o intuito de divulgar em tempo real as linhas do transporte público do Distrito Federal. Até o mês passado, o aplicativo estava em fase de testes e ainda apresenta uma série de limitações e falhas. 

Entre elas: a abrangência do aplicativo que apenas compreende as Viações Piracicabana e Marechal; a disponibilidade do mesmo somente para Android e iOS; e travamentos e dificuldades para uso e acesso.

Nesse post pontuarei alguns desses tópicos a partir da minha experiência, além de falar um pouco de como o aplicativo funciona e se, realmente, ele é efetivo.


O aplicativo


O +Ônibus Brasília não possui um visual fácil e claro, a começar pela ampla quantidade de informações que aparecem na tela que deixam o usuário perdido. Ele é lentíssimo e traz diversos bugs. 

A busca de informações do horário também não é nada eficaz. Até chegar até elas, o usuário deverá informar uma série de dados, que nem mesmo ele tem conhecimento ou certeza. Por exemplo: Ao digitar um ponto de referência, será que escrevi corretamente para o aplicativo utilizar os dados? Como é mesmo o número do meu ponto de ônibus? Qual é o número de itinerário que preciso pegar para ir à Esplanada dos Ministérios? Ou seja, se o usuário não tiver a certeza dessas informações, o aplicativo fornecerá horários errados ou nem mesmo fará isso. Assista ao vídeo que explica a utilização do aplicativo (Capaz de vocês se perderem no meio do caminho KKKK):





Entenderam tudo? 


O usuário, como mostrado no vídeo, deverá decorar uma série de significados de legendas, além de ter excelentes noções de geolocalização e clicar corretamente no campo do mapa. Eu, quando testei o aplicativo, fiquei perdido ao me localizar e não descobri nem ao menos o número do meu ponto.






Para os desentendidos os responsáveis pelo aplicativo disponibilizaram as Instruções de Uso (Depois disso, só se desenharem mesmo! #ironia):


1- Para consultar a previsão, selecione, no mapa, o ponto de ônibus desejado, ou digite o número dele ou de um local de destaque no campo "PONTO DE ORIGEM".

2- Após selecionar o ponto de ônibus, clique no ícone "DEFINIR COMO ORIGEM" no campo abaixo do mapa, até que apareça o campo "HORÁRIOS DAS LINHAS DO PONTO", com todas as linhas que passam por ele. Para consultar as previsões dos próximos horários, basta selecionar a linha desejada. 

3- Caso o usuário queira fazer uma consulta do "PONTO DE ORIGEM" para o "PONTO DE DESTINO", basta definir o "PONTO DE ORIGEM" e em seguida selecionar no campo "PESQUISAR UM PONTO DE DESTINO" o ponto de ônibus de interesse de desembarque.

4- Uma nova consulta poderá ser realizada utilizando a seta de retorno ou clicando no "x" vermelho na parte inferior do "MAPA"

5- As cores dos ônibus se diferenciam entre VERDE (última localização enviada há menos de 7 minutos), AMARELO (última localização enviada há menos de 22 minutos), VERMELHO (última localização enviada há mais de 36 minutos) e CINZA (veículo não monitorado ou viagem não iniciada). 




Acessível a todos?


O aplicativo pretende facilitar a vida das pessoas e ser acessível a todas elas, mas isso efetivamente não acontece e por uma série de motivos que listo abaixo.


1- O aplicativo ainda não está em todas as lojas de downloads: Até o presente momento só é possível baixá-lo na Google Play e Apple Store. Ou seja, usuários que possuem Windows Phone ainda não podem ter o aplicativo. É o caso do colaborador do blog, Layon Yonaller, que por ter Windows Phone não pode usufruir desse serviço. 


2- Dificuldade de encontrá-lo: Se você digitar o nome "+ Ônibus Brasília" na caixa de pesquisa do Google Play ou da Apple Store não irá encontrar o aplicativo. É preciso digitar "Ônibus Geocontrol". Só aí já temos uma dificuldade visível: dificuldade de comunicação e informação.


3- Pouca diversidade de utilização nas diferentes plataformas: O aplicativo, mesmo que tenha uma versão desktop, só funciona (e mal ainda) na versão smartphone. O usuário que necessita visualizar horários de ônibus em um pc, tablet ou notebook encontrará dificuldades. Isso porque, primeiro, ele terá que acessar o site Bilhete Único para depois verificar as informações. 







4- O aplicativo ainda contempla apenas duas Viações: Atualmente o +Ônibus Brasília contempla as Viações Piracicabana e Marechal e algumas bacias. Só por esse fato ele já excluiu parte da população do Distrito Federal. O aplicativo tem somente 35% dos veículos cadastrados - o que equivale a 989 ônibus de 319 linhas. A promessa (SIM! QUANDO TRATAMOS DE GOVERNO FALA-SE EM PROMESSAS! KKK) é que até maio (Looonge pra caramba ainda) ele contemple os 2,8 mil veículos de Brasília.


5- Nem todos entendem o funcionamento do aplicativo: Os idealizadores não pensaram naqueles que entendem pouco ou quase nada de tecnologia, como os analfabetos, idosos, donas de casa, pedreiros e faxineiras pobres e de pouco entendimento. Sim! Essas pessoas também precisam pegar conduções e terem acesso às informações de horários. O que os idealizadores fizeram foi desleal com elas, ao criarem um aplicativo pouco funcional, informativo e com complicada utilização. 


6- Nem todos tem acesso à internet: Não! Nem todos tem acesso à internet - e nesse ponto o aplicativo também é excludente. Para ter acesso aos horários de ônibus e para acionar o GPS do celular é preciso ter sinal de internet, e não apenas isso: um sinal bom. E aqueles que possuem um smartphone, mas não tem condições de colocar R$ 10 de crédito para ter internet? Os idealizadores não pensaram neles, muito menos em criar algo offline, mas funcional. 


Um aplicativo que deveria ser popular, de fácil acesso e entendimento, não é nada disso. Várias reclamações de usuários e internautas surgiram.


Reclamações






Elas estão na página do aplicativo no Google Play. Na avaliação dos usuários, que vai de 0 a 5 estrelas, o +Ônibus Brasília está com apenas 2,7 estrelas (de um total de 189 usuários votantes). Abaixo selecionei alguns desses comentários e críticas mais interessantes e que tem a ver com o que já tenho falado nesse post:

  
"O DF trans poderia fazer uma parceria com o Moovit que é bem completo e já mostra o horário de chegada usando o GPS, nele somente a pioneira tem a função de GPS. Aí o DF trans gasta dinheiro público desenvolvendo um aplicativo que tem uma versão gratuita já existente. Vai entender."
Meverton Santos  




  
"Governo tem que aprende quando lança algo que seja no mínimo 95% funcional lança porcaria so para dizer que lançou não vale esse app mesmo ...e um lixo quem desenvolveu deve ler esses comentários e sentir vergonha mesmo recebe no bem para fazer uma vista dessas deve sentir vergonha!!!"

Washington Mendes
  


"Ainda muito o que melhorar... Não tem nada de tempo real, por GPS, como anunciado pelo governador do DF. Fiquei observando e passaram ônibus (da Marechal) que não aparecem no App e os que constam no APP são fantasmas, ninguém vê."
Fabio Silva Damasceno 


  
"Os horários não são minimamente confiáveis, e muitos dos ônibus indicados nem parecem estar em circulação como diz o aplicativo. Testei chegar na parada com 20 minutos de antecedência do horário indicado, e em 40 minutos de espera o ônibus nao passou, o aplicativo indicou que havia passado no horário certo com base em estimativas e nenhum dado real."
Adrian Oliveira  


  
"É melhor guardar o celular enquanto tiver na parada, pois tem mais bandido do que ônibus. Melhora aí."
Fábio Luyz  


  
"UM LIXO!!! Pior que o Moovit. Não localiza as cidades. Muito ruim mesmo, inútil. Tem que melhorar 100%."
Leandro Cruz  


  
"A iniciativa é valida mas funcionalidade deixa muito a desejar. Os horários nunca são reais pois às vezes o ônibus está no ponto mas o app mostra que dentro de meia hora irá passar, por exemplo. Não se pode confiar."
Fábio Araújo  


  
"A usabilidade é horrível. O usuário tem que digitar o ponto no qual quer descer ou se basear em pontos de referência bem ruins, pouco conhecidos e limitados. Deixem a usabilidade mais fácil, melhorem a interface do app e o deixem mais leve."
Weberth Oliveira  


  
"Achei o mapa de navegação e os menus nada intuitivos ou funcionária. Precissa melhor muito. Como sugestão poderia ter uma ferramenta de reclamações em tempo real para denunciar os horários não cumprido pelas empresas de ônibus."
Claudio Martins  


  
"O app trás uma boa ideia, mas infelizmente é pouco intuitivo. A São José não se encontra disponível e não consegui usar efetivamente o app. Tem muita coisa pra melhorar, talvez uma parceria com o Moovit fosse mais prático e interessante nesse momento."
Leonardo Barros  


  
"Muito ruim a pesquisa por nr de parada. Nao tem como salvar as linhas ou paradas +utilizadas. Nao tem legenda para indicar o que significa as cores ao lado dos icones dos onibus. É um começo mas precisa melhorar muito."
Luís Fernandes  



Essas foram algumas das inúmeras críticas e reclamações que o aplicativo possui. O interessante é como a equipe tem os respondidos, a partir de respostas prontas e automáticas, como essa (com grifos):



"Prezado usuário, agradecemos sua participação. Solicitamos que entre em contato com nosso suporte maisonibus@geocontrol.com.br para indicar exatamente o que ocorreu. Poderia ser mais específico e nos dizer o que não gostou? Vamos nos empenhar para que qualquer eventual falha seja corrigida imediatamente."



Penso que se o usuário já reclamou e salientou os pontos deficientes do aplicativo na página do Google Play, não é necessário que ele os envie novamente por email. Para que tanta burocracia?



O que precisa melhorar no Ônibus+ Brasília?


Várias coisas precisam melhorar após essa versão fracassada de testes. Listo 11:


1- Nomes das linhas: Nem todo mundo tem decorado que o ônibus 361 passa no centro de Taguatinga (uma cidade satélite do Distrito Federal), muito menos no Taguatinga Shopping. Então serão preciso, além dos números das linhas, colocar seus nomes também.


2 - Facilidade de acesso: Os idealistas devem encontrar uma forma de simplificar os processos e a quantidade de páginas para acessar as informações de horário. Criar menus ágeis e diminuir as entradas já é um bom começo.


3 - Design: o design de um aplicativo pesa na nossa decisão de nos mantermos ou não nele. E de verdade?! O do + Ônibus Brasília me dá vontade de fechá-lo na mesma hora. Não tem nada atrativo, muito menos bonito. Alterar as cores, inserir novas formas e deixá-lo mais dinâmico e interativo é o primeiro passo.





4 - Usabilidade: Esta é outra coisa que precisa ser modificada nas próximas versões. A forma de utilizar o aplicativo é difícil, pouco funcional e intuitiva. Para se chegar em uma informação de horário, o usuário precisa localizar o ponto de ônibus no mapa e/ou ter decorado o número da parada; inserir pontos de referências que muitas vezes não são corretos ou precisos; definir ponto de origem e de destino; adivinhar a linha que irá pegar; para só então ter acesso aos horários dos ônibus. Procedimentos pouco usuais.


5 - Bugs: Falhas para acessar o aplicativo devem ser sanadas. Não pode haver, por exemplo, divergência entre os horários do aplicativo e o da realidade, muito menos a disponibilidade de ver horários de itinerantes que nem existem ou saíram de linha.


6 - Detalhes dos pontos onde o ônibus passa: Além dos nomes das linhas, o aplicativo também deve dispor de detalhes dos principais pontos do trajeto do ônibus, pois isso facilita a vida do usuário e deixa ele a par dessas informações.


7 - Ampliação de plataformas do aplicativo: Em uma sociedade tecnológica que vivemos, somente ter o aplicativo em um smartphone (e que mal funciona) é pouco demais. Ele não deve estar limitado a somente isso. Ter uma fanpage no Facebook, uma página no Instagram; totens eletrônicos dos horários em tempos reais em todas as paradas do Distrito Federal; horários em tempo reais nas TV's dos itinerantes (As MobTVs, que mesmo que estejam desatualizadas, mas são ótimas plataformas de comunicação); o aplicativo em versão desktop, mas melhorado; tudo isso é primordial nos dias de hoje.


8 - Melhorar a comunicação: Totalmente ligado ao tópico anterior. Se tenho uma boa divulgação e utilização de inúmeras plataformas, consequentemente melhoro a comunicação. Na versão de testes estas questões não estão bem amarradas. Mesmo com o vídeo explicativo e as informações de uso, os usuários estão perdidos. Por que não fazer infográficos e artes e divulgá-los em uma fanpage ou em um perfil de Instagram? Por que não investir em campanhas e colocar flyers em ônibus e outdoors nas ruas sobre o aplicativo? Um app tão importante como esse garanto que nem toda a população do Distrito Federal tem conhecimento.


9 - Versão Offline: Que é difícil ter uma versão offline de um aplicativo que utiliza dados em tempo real é, mas não impossível. Há essa possibilidade, sim, a julgar pelo que a Netflix faz (Disponibiliza filmes offline), o Youtube realiza (Oferece vídeos offline) e o GPS do Google permite (Dispõe aos usuários downloads de locais e mapas offlines). Sugiro que o +Ônibus Brasília também ofereça essa função para usuários que não tem internet na rua. Já até imagino como poderia ser: o usuário, antes de se direcionar para sua parada, baixaria downloads de horários e linhas que utilizaria nesse dia com o Wifi de sua casa e depois abriria essas informações quando estivesse na rua. É claro que em casa o usuário filtraria as informações para a linha e horários que iria pegar os itinerários.





10 - Melhor utilização do GPS: A forma de utilização do GPS no aplicativo é pouco funcional e, além disso, os mapas são confusos. Por que não criar um GPS que localizasse automaticamente sua posição? E, vou mais além: por que não criar um GPS que já dissesse os ônibus que passam em determinada parada?


11 - Ferramenta de reclamações em tempo real: Isso é fundamental, tendo em vista a grande quantidade de críticas ao aplicativo. É preciso um espaço assim dentro do +Ônibus Brasília, além de pessoas que fiquem 24 horas atentas a isso. Também poderia abrir espaço para reclamações nas redes sociais e a utilização de #hashtags, como na fanpage do aplicativo ou em seu Instagram, por exemplo. 



Um recurso útil


Particularmente não utilizo o aplicativo +Ônibus Brasília - somente tenho ele no meu celular para monitorar suas versões e seu melhoramento, além de utilizá-lo para criar esse post. Na verdade utilizo um site para ver os horários dos ônibus que é muito mais útil e acessível que esse aplicativo.

Trata-se do site da Marechal, que disponibiliza os horários das linhas. Mesmo que ainda não tenham criado o aplicativo, ele sempre me ajuda na programação dos meus compromissos e para chegar no horário certo nos lugares. 






O design é muito mais atraente que o do +Ônibus Brasília, além dele ser funcional, interativo, acessível, intuitivo, entre tantas coisas. 

Para acessar os horários, basta entrar no site da Marechal e clicar no item laranja à direita (o do meio) na opção "Linhas e Horários". Ao fazer isso, abrirá uma tela onde você verá todos os números e nomes das linhas da Viação Marechal (Outra vantagem com relação ao +Ônibus Brasília: TEM TODOS OS NOMES!) e também a opção "Buscar linha", caso você já saiba o número que irá pegar.























Ao clicar em uma linha ou buscá-la na caixa de pesquisa, abrirá uma nova tela para que você a selecione. Por exemplo, digitei "361" na caixa de pesquisa e embaixo aparecem todas as linhas que contém o número "361" e seus nomes.






















Clico na linha que me interessa. Daí aparecerá todos os horários das linhas (incluindo dias úteis, finais de semana e feriados - que costumam funcionar como nos horários de sábados e domingos).





UMA OBSERVAÇÃO: o horário que é disponibilizado diz respeito à que horas o itinerante sairá do terminal. Então você precisa fazer um cálculo - que varia de 5 a 15 minutos - para saber o horário exato que ele passará na sua parada. Por exemplo: se o meu ônibus sair às 22:25 do terminal, ele passará na minha parada por volta de 22:40 (Então, antes de 22:40 eu tenho que estar na parada!).

O site, diferentemente do +Ônibus Brasília, também disponibiliza a rota e todas as paradas que o intinerante compreende.  





























Está certo que o site restringe-se à apenas a Viação Marechal, mas todos esses pontos que relatei já fazem com que ele saia à frente do +Ônibus Brasília.


Uma conclusão


O aplicativo +Ônibus Brasília ainda tem muito a melhorar. Me pergunto como liberaram uma ferramenta incompleta, que falta tanta coisa, para os usuários? Espero que nas próximas versões,ele tenha melhoras significativas e que, realmente, seja popular e abranja a toda a população do Distrito Federal. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Eita,fiquei bem confusa com este aplicativo viu.
    E realmente ele precisa de muitas melhorias.
    É uma pena ele não ser tão eficiente pois iria ajudar muitas pessoas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amazing post, dear! A big hello from Germany!
    Hugs ♥
    LIANA LAURIE | My new video

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tem que melhorar MUITO mesmo hein? :/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que aplicativo ruim! Eu usava um em SP que funcionava por um tempo, era só ligar a localização que ele falava quanto tempo cada ônibus que passava naquele ponto estava para chegar, funcionou por um bom tempo depois começou a dar bugs :s

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que eles não melhoraram o aplicativo. Acredito que rapidamente o +Ônibus Brasília cairá no esquecimento, Carla.

      Excluir
  5. Por aqui, em Salvador, temos o Citta Mobi. Ele é perfeito! Super funciona, dá os horários certinhos, podemos fazer reclamações, sugestões e é muito intuitivo. Que pena que aí eles não se dedicaram a criar um app que realmente cumpra ao que se propõem e que é essencial para a mobilidade urbana. Francamente! Compartilha fortemente pra ver se tem uma resultado.

    Super beijos,
    Blog Missmoon, por Neila Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tem que aprender com esse aplicativo então, Neila. Só de ver você falando já percebi que ele é excelente. Também o vi na Google Store e não tenho o que reclamar.
      Estou compartilhando, sim. Espero que o +Ônibus Brasília melhore.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design