terça-feira, 7 de novembro de 2017

O arco-íris da polêmica: o episódio da 'Polenguinho' e outras coisas mais





Uma peça publicitária da Polenguinho recentemente (16 de outubro) gerou interpretações erradas com relação à algo tão cotidiano, amplamente difundido e que mexe com a memória afetiva de todos: o arco-íris. 

Na imagem, a dispersão da luz e a alusão com a capa famosa de um cd do Pink Floyd de 1973 (The dark side of the moon), foram interpretadas como apologia à ideologia de gênero e a comunidade LGBTQ+. Leia um dos comentários iluminados:

"Ate o polenguinho fazendo ideologias de gênero. Boa empresa põe arco íris, já está incitando o fato. Menos um produto em meu lar e dos meus familiares".





Devido ao número de comentários e críticas negativas, a empresa manifestou-se em sua fanpage no Facebook:




O óbvio teve que ser explicado para aqueles que acreditam que o arco-íris somente tem um significado e uma simbologia. Contudo, ele é versátil e está presente em várias questões do nosso cotidiano: logomarca da Globo; capas de cds, além dessa do Pink Floyd; bandeira gay etc. As cores do arco-íris, por sua vez, podem ter vários significados, como: luz refratada, aliança entre Deus e o homem e a luta gay (Sim! Para a comunidade LGBTQ+ cada cor significa algo). 

Engana-se quem pensa que ele é um símbolo exclusivamente religioso. Para começo de conversa, o arco-íris é um fenômeno natural, que sempre esteve presente em nossa cultura (Daí o motivo de ser amplamente utilizado e aplicado em simbologias distintas). 

Pretendo, nesse post, discorrer sobre a confusão e má interpretação do arco-íris (Sim! Não começou com a peça publicitária da Polenguinho!); e sobre a utilização desse símbolo em áreas diversas.


A interpretação errada não é de hoje...


Quando tive a ideia de falar sobre esse tema, logo veio a minha mente vários comentários postados no próprio Jovem Jornalista nesse ano no post intitulado Gayzismo Vs. Homossexualidade de Stephanie Ferreira. Foram comentários imbecis enviados por alguém que se chama Leonardo Melanino. Veja:


































Leonardo faz uma analogia entre a bandeira gay e a logomarca da Globo, além de dizer que as apropriações do arco-íris pela comunidade LGBTQ+, emissoras de TV e outros produtos da indústria cultural "é uma corrupção do Arco Divino". Em resposta, senti um cinismo da parte da colaboradora do JJ:

"Teoria interessante, explica melhor a relação com Noé por favor ???"


Daí me pergunto: por que especificar a simbologia do arco-íris somente como religiosa, sendo que trata-se de um fenômeno natural, físico e presente em nosso cotidiano?


Arco-íris sempre presente! 





Lembro-me de um trabalho no Ensino Médio em que tínhamos que apresentar um experimento sobre propriedades físicas. Dividimos um disco nas sete cores do arco-íris, fizemos um pequeno furo no meio e levamos uma furadeira para a escola. Lá, colocamos a furadeira no furo do disco, o que fez com que ele girasse. Todas as suas cores se converteram na cor branca. Era o chamado Disco de Newton, que realizou justamente o caminho contrário da dispersão da luz, representada na capa do cd do Pink Floyd e na propaganda da Polenguinho. Era a dispersão da luz branca, só que de forma contrária (Leia mais aqui).

Em nossas mãos, durante aquela apresentação, não estava um símbolo gay, muito menos uma tentativa de corromper o Arco Divino. Em nossas mãos estava um fenômeno natural e físico. 

É comum vermos a luz refletida no lado espelhado de um CD ou DVD, na superfície de brilhantes e cristais, quando o sol bate em um lago, entre muitas outras situações. E quando a luz reflete produz um fenômeno magnífico: o arco-íris e a luz dividida em outras sete!

Realmente esse é um fenômeno fascinante, objeto de músicas, poemas, histórias, mitologias, estudos científicos e com várias significações. Leia esse parágrafo disponível em Física para curtir (com grifos):

"Na mitologia nórdica, o arco-íris é o caminho entre os mundos dos deuses e dos homens. Os gregos costumavam acreditar que era um sinal dos deuses para predizer a guerra ou chuva forte. Algumas tribos indígenas acreditam que é uma ponte entre a vida e a morte.  Havia também, uma lenda irlandesa falando sobre um pote de ouro situado na extremidade de um arco-íris. Aposto que em algum desenho animado que você assistiu, um duende desceu através do arco-íris, como se fosse um tobogã caindo sobre um pote cheio de ouro. Na Bíblia Sagrada no livro de Gênesis (9: 8-17), é mencionado o arco-íris como um sinal da aliança entre Deus e toda a vida na Terra. Tenho certeza de que alguns de nós, como adultos, ainda hoje, não tem resposta de como um arco-íris é formado. Este fenômeno pôde ser explicado e demonstrado pelo matemático e físico Sir. Isaac Newton (1642-1727). "


Mesmo com tantos significados e usos, o arco-íris ainda pode ser mal interpretado em várias situações. É isso que veremos agora!


Logomarca da Globo


No comentário 'inteligentíssimo' de Leonardo Melanino ele sugere que a logomarca da Rede Globo é adepta do movimento gay, por conta da paleta de cores utilizada que lembra um arco-íris invertido. Confira a evolução da marca:





O fato é que a emissora costumeiramente trouxe a imagem de um arco-íris, só que no último upgrade ele ficou mais evidente por conta do uso da cor branca no restante da composição e a divisão das cores em linhas. 

Embora a Rede Globo trabalhe com pautas do universo LGBTQ+, ideologia de gênero, transgenia e diversidade, não se pode afirmar que sua logo é gayzista, já que vimos que o arco-íris tem diferentes significados. Aqui ele representa as cores da TV colorida. 

Estas franjas utilizadas na logo, são as mesmas quando a TV costumava sair do ar ou quando colocávamos uma fita VHS para assistir a um filme, por exemplo (Sim, sou velho!). Aliás, já ouviu falar daquelas películas coloridas que se afixavam em TV preto e branco? (Não era da época, mas já me relataram! kkk)





Enfim, seria ingênuo demais se fizesse uma analogia entre a logo da Globo e essa película colorida com o movimento LGBTQ+.



CD Aliança


O arco-íris não apenas foi inspiração para o cd do Pink Floyd, como para o de André Valadão, mas com propósitos diferentes. The dark side of the moon descreve um fenômeno natural e físico, enquanto Aliança um símbolo religioso. Veja a capa:





A capa traz as cores do arco-íris dispostas em colunas e divididas por linhas. Embora com toda uma concepção religiosa, um pastor (PASMEM!) disse que o André Valadão fez apologia ao movimento gay, ao trazer sua bandeira na capa de um cd gospel. Leia (com grifos):

“Recentemente, um famoso cantor ‘gospel’ (…) lançou um CD com um título bastante sugestivo, o qual traz as cores da bandeira arco-íris (composta de seis barras horizontais, que celebram a  “diversidade” e simbolizam as minorias sexuais). Essa bandeira é usada em várias partes do mundo. No Brasil, ela aparece no logotipo da Rede Globo e é reconhecida como símbolo do movimento LGBT.


Contudo, o cantor explicou que a capa representa a ALIANÇA de Deus com os homens, daí o nome do projeto.



Bandeira gay


Aliança com Deus, dispersão da luz... Já vimos vários significados do arco-íris nesse post. Agora, falarei de diversidade e luta presentes na bandeira gay, onde são utilizadas as cores desse fenômeno natural.

A bandeira gay é sinônimo de diversidade, primeiro, porque traz todas as principais cores que conhecemos, que variam entre primárias e secundárias. E, segundo, porque cada uma delas possui um significado diferente. Não é só vermelho, não é só azul, não é só verde, mas existe um significado mais amplo. 

Desenhada pelo artista plástico Gilbert Baker, em 1978, a bandeira é composta de seis cores diferentes (roxo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), semelhantes ao do arco-íris - isso por conta das diferentes tintas que podem ser aplicadas e os tecidos diversos da bandeira. 

CURIOSIDADE 1: Já fizeram parte da bandeira as cores rosa e turquesa.
CURIOSIDADE 2: Fala-se também que a bandeira gay é 'semelhante' às cores do arco-íris, pois naquela não há todas as cores dispostas no fenômeno natural. Daí me pergunto: de onde tiraram a ideia que a bandeira gay roubou o conceito da aliança divina, já que não contém todas as cores do arco íris da natureza? Já pensaram nisso?

Você pode conferir todas as cores da bandeira gay e seus significados, de acordo com o site NE 10:





Luta inglória






Há aqueles que lutam para desvincular o arco-íris do movimento LGBTQ+. É o caso do criador do parque Arca de Noé, pastor Kem Ham, que acredita que o símbolo tem sido utilizado de forma errônea atualmente e foi retirado de seu real contexto. Leia o que ele disse (com grifos):

"Ainda hoje o arco-íris representa a aliança eterna entre Deus e toda criatura viva de toda a carne que está sobre a terra. Nos últimos tempos, o arco-íris (embora com algumas cores diferentes) passou a representar algo muito diferente. Para muitas pessoas, isso significa liberdade, amor, orgulho, uma nova era e, especificamente, o movimento LGBTQ+. Mas o arco-íris em si não foi projetado para ser um símbolo de liberdade, amor, orgulho ou o movimento LGBTQ+. Deus criou este belo e colorido fenômeno e o designou como um sinal de Sua aliança com Noé e seus descendentes para sempre".


É interessante que o pastor somente analisa o arco-íris a partir de uma perspectiva religiosa e espiritual, sem levar em conta os aspectos físicos e naturais do mesmo. Analisá-lo somente em um contexto divino, é ser parcial e descartar as demais significações. Foi o que uma CRISTÃ disse em comentário reprovando a fala do pastor:

"É uma atitude como essa que me deixa envergonhada até me considerar uma cristã. Um arco-íris pode representar muitas coisas bonitas. Liberte sua mente e seu coração seguirá".


Do mesmo modo que para o pastor o arco-íris pode significar algo, para outra pessoa também, e isso não pode ser descartado. Por isso, sou à favor de Kem Ham iluminar a réplica em tamanho real da Arca de Noé à noite, assim como da bandeira gay. Uma coisa não significa a outra e também não exclui à outra.


Resgatar o arco-íris como símbolo cristão é uma luta inglória, pois acredito que ele pode ter os mais diferentes significados e aplicações. Por isso, foi errado quando compararam a propaganda da Polenguinho com um símbolo gay e quando comparam a bandeira gay com o significado religioso. Espero que tenha conseguido mostrar isso. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. que preguiça que eu tenho dessas pessoas. Dá um nervoso ler certas coisas na internet que só jesus na causa! Mas achei o post bem lúcido, cheio de colocações pertinentes.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem bacana teu post Emerson, o foda é ter que escrever sobre isso por causa de uma situação mais nada a ver. É caçar cabelo em ovo.
    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá JJ,

    O povo gosta dessas situações né? Eu vi essa imagem no face outro dia e adorei a jogada de mkt em relação a banda e nem pensei sobre o movimento LGBT!

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem viu isso é porque viu demais e acha que o arco-íris só tem um significado.

      Excluir
  4. Eu acho que as pessoas estão muito loucas, problematizam tudo e querem, de qualquer forma, impor a sua opinião, mesmo que não tenha nada a ver com o assunto. Adorei o post, ficou super bem construído.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design