quinta-feira, 13 de julho de 2017

Quinta de série: Pretty Little Liars

(Pode conter spoilers!)












No Quinta de série de hoje falarei de uma série que teve sua series finale recentemente, no dia 27 de junho: Pretty Little Liars. PLL teve 7 temporadas exibidas entre junho de 2010 e junho de 2017, totalizando 161 episódios. A série televisiva criada por I. Marlene King é baseada em uma coletânea literária de 18 livros de Sara Shepard. O estilo lembra muito o filme e livro Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (1997) e a série Gossip Girl (2007-2012), já falada aqui. PLL foi transmitida pelo Freeform e ABC Family

A série centra-se em um grupo de 5 amigas - Hanna, Spencer, Aria, Alison e Emily - confidentes e inseparáveis. Uma tragédia fará com que se unam ainda mais, logo depois que uma delas desaparece e é tida como morta. Esta é Alison - uma garota popular, forte, que arrumou amigos e inimigos no colégio de Ensino Médio em que estudava. 

O seu desaparecimento trará muitas dúvidas e mistérios, que vão durar por pelo menos 6 temporadas. As quatro amigas - Hanna, Spencer, Aria e Emily - passam a receber inúmeras mensagens de textos e outros tipos de recados que são assinados por "A.". Logo desconfiam que Alison não está morta e que ela que tem enviado os recados, já que estes são bem pessoais e íntimos. Só que as mensagens as colocam em perigo até de vida. As garotas são perturbadas, perseguidas e não possuem sossego. As coisas pioram quando Alison reaparece e os recados continuam. Então, elas fazem de tudo pra descobrir quem é "A.". Ao descobrirem quem é são afrontadas por novos recados, agora assinados por "A.D"

O mote principal da série é solucionar o mistério de quem é "A" e quem é "A.D.", além de desvendar o porque as meninas são tão odiadas por essas pessoas anônimas e os motivos de serem perseguidas por um longo período de vida.





Livros





Como falei no início, PLL é baseada em 18 livros divididos em 4 arcos (ou 4 anos). São explorados vários assuntos nas obras, como: bullying, assassinato, vício em drogas, consumo de bebidas por menores de idade, distúrbios alimentares, homossexualidade, depressão, infidelidade, transtorno mental, moralidade e consequências da mentira. 

A protagonista de maior destaque na série literária é Spencer Hastings, por isso ela fora representada na capa do primeiro livro. Na série televisiva, porém, todas as amigas são as principais. 

O primeiro livro foi lançado nos Estados Unidos em outubro de 2006. Já no Brasil, em novembro de 2010. Os volumes já estiveram na lista de best-sellers norte-americana do The New York Times. 

O sucesso da série televisiva (Que possui  mais de 1 milhão e 400 mil seguidores no TVST) permitiu que a saga literária fosse estendida para além de 16 livros.

O site Capricho, perto de PLL acabar, publicou um texto em que trazia várias diferenças entre os livros e a série, com personagens que existem em uma versão e não na outra, que já morreram e que tem personalidades diferenciadas. 






Enredo da série




A série foca em resolver seu(s) mistério(s) principal(is), mas aborda outros assuntos. Entre eles estão: a vida familiar das amigas; escolar - onde elas possuem muitos conflitos e inimigos; os relacionamentos interpessoais - pois sofrem, brigam, mas sempre estão juntas; os amorosos - os desafios e obstáculos dos casais; e a vida pessoal - onde elas tem que amadurecer, conquistar seus objetivos profissionais e sonhos. 

PLL dá uma verdadeira lição de amizade e de superação de obstáculos, desgastes nos relacionamentos e das coisas mais sombrias da vida. Fazer isso podendo contar com alguém é mais fácil.

A série tem muitas cenas de ação, drama, romance e suspense. Inclusive, essas últimas te deixam de cabelo em pé e te assustam em alguns momentos. Seus episódios são bem mesclados nesses gêneros. As minhas cenas preferidas são as de romance e suspense.

PLL tem muitos personagens secundários e recorrentes (Não vou falar de todos porque são muitos. Muitos mesmo! rsrs), que trazem mais fôlego para a série, como as inimigas das meninas, os(as) namorados(as) e os familiares - mães, pais, irmãos, primos, etc. Há muitos que somem e reaparecem na trama, ocasionando várias surpresas.





Até o meio da sexta temporada as meninas sofrem muito pra descobrir quem é A. e também quem era a Capuz Vermelho, mas finalmente conseguem. Até esse momento, muitos suspeitos são levantados, inclusive as próprias amigas. A identidade de A. foi surpreendente, assim como os motivos para ela atormentar as meninas. Ficou bem fechada essa questão. 





Do meio da sexta temporada em diante, há uma passagem de tempo de 5 anos. As meninas estão em uma nova fase de vida e mudaram até mesmo a forma de se vestirem. Elas acreditam que agora podem viver em paz, mas um novo anônimo aparece: A.D., que as atormentará até o final da série. Agora, as meninas são assombradas de uma outra forma. A.D. é mais inteligente que A. e ligada à tecnologia. Ela cria um jogo de tabuleiro, com suas próprias regras e, às vezes, até mesmo ajuda as garotas. Somente na series finale a identidade de A.D. é revelada. O que também me surpreendeu. Nunca imaginaria que fosse quem foi...

A série foi bem concluída, fechando todas as dúvidas e brechas deixadas ao longo do caminho. As amigas tiveram um final, digamos, feliz. A última cena deixou uma margem caso queiram fazer um reboot





As meninas


Cinco meninas. Cinco personalidades distintas. Cinco estilos diferentes. Hanna, Spencer, Aria, Alison e Emily tem muitas semelhanças, mas também muitas diferenças. O grupo de protagonistas se distingue primeiro nas suas raças e cabelos: Hanna e Alison são loiras, Hanna, Alison, Aria e Spencer são brancas e Emily é morena. Confira agora outras características de cada uma delas!





Hanna: possui uma personalidade sagaz e sincera. É a mais admirável e divertida do grupo. Já lutou contra problemas de auto-estima, bulimia e com seu pai. Hanna namora Caleb, um hacker recém-chegado à cidade. A garota ama moda e seu estilo, de acordo com esse texto da Capricho, é feminino, com estampas florais e detalhes delicados.





Spencer: extremamente inteligente, corajosa, competitiva e forte. Spencer tem problemas com o perfeccionismo. Na série ela namora Toby. Possui um estilo clássico e gosta de apostar em cardigãs, suéteres e sapatos oxford. 






Aria: é a mais amorosa e compreensiva do grupo. Possui uma personalidade doce e amável e faz de tudo para proteger quem ama. Tem um relacionamento conturbado e escondido com seu professor de literatura, Ezra. Aria possui um estilo moderno de se vestir e gosta de misturar estampas, texturas e acessórios, como vestidos florais, jaquetas de couro e sandálias abotinadas.






Alison: bastante popular na escola. É considerada a líder do grupo das meninas até certo tempo. Alison é patricinha, esnobe, manipuladora, porém encantadora. Nas temporadas finais se envolve com Emily, deixando de lado sua heterossexualidade. Alison tem um estilo elegante e gosta de vestidos, saias rodadas e coletes.





Emily: a primeira lésbica do grupo, que teve que se assumir após esse segredo vir à tona através de A. Emily é leal, porém bastante acanhada. Ela tem em sua mãe a figura de uma amiga. A garota não tem muita sorte no amor, pois foi a que mais se envolveu com diferentes pessoas ao longo da série. Nas temporadas finais assume um romance com Alison. Tem um estilo esportista e ama shorts curtos, camisetas soltas e jaqueta jeans.



Casais


Não faltou romance em PLL! Muitos casais pra shippar e torcer. Vamos conhecer alguns deles?




Spencer e Toby: formavam um dos casais mais racionais e pé no chão na série. Podia não parecer, mas Spencer amava Toby e vice e versa. Eles tiveram muitas idas e vindas, mas o amor entre os dois não acabou e eles ficaram juntos.




Aria e Ezra: o casal mais romântico e de conto de fadas de todos! Foi lindo ver a química que rolava entre os dois e os desafios e obstáculos que enfrentaram. Uma aluna apaixonar-se por seu professor não é visto com bons olhos. 




Hanna e Caleb: o casal mais intenso e ardente. Hanna foi feita pra Caleb e vice e versa. Não imagino os dois separados e quando a série tentou fazer isso não deu muito certo. Eles demonstravam uma paixão avassaladora um pelo outro. 




Emily e Alison: com certeza o casal que surpreendeu a todos que assistiram à série. Emily e Alison é aquele relacionamento de entrega, cuidado e devoção. P.S.: Finalmente Emily se aquietou com uma pessoa, porque né...


Abertura





Foram duas aberturas de PLL principais. A primeira delas trazia as quatro amigas - Hanna, Aria, Spencer e Emily - ao redor de um caixão. A segunda - que foi após a passagem de 5 anos - as cinco amigas  ao redor do caixão. A abertura trazia a música Secrets da banda The Pierces e a arrumação (em close) de uma mulher loira, com direito a maquiagem nos olhos e lábios, chapinha no cabelo, esmalte nas unhas e afivelada da sandália. 

Além dessas duas, tiveram outras especiais como as de hallowenn, P&B e natal. Veja todas as aberturas:





Uma curiosidade: tiveram aberturas onde cada uma das meninas fazia o sinal de silêncio e na do último episódio todas fizeram o sinal de silêncio ao mesmo tempo.



Qualquer semelhança...





Essa abertura me lembrou a de uma novela de 1997 da Globo: Anjo Mau. Assista:







O que vocês perceberam de semelhanças/diferenças entre elas? Digam nos comentários! Em breve farei um post somente sobre isso e quem sabe sua opinião e ponto de vista não aparece? 



Crítica e audiência


No geral PLL foi uma boa série, com bons plots, reviravoltas, revelações e suspense. O grande problema dela foi ser enrolada na solução de seus mistérios e, às vezes, girar no mesmo lugar de forma circular e repetitiva. Tanto é que ao final da quarta temporada me cansei e a abandonei, retornando à assisti-la somente quando era exibida a sétima.

Para quem gosta de rapidez na resolução de mistérios PLL não é a série mais indicada. Quando achamos que está tudo concluído, vem algo que faz com que as meninas voltem à estaca zero. 

Tem episódios bem parados e mornos, que podem te fazer parar de assistir. Mas seja persistente, que capítulos à frente fica interessante e eletrizante. PLL é exatamente esses altos e baixos.

A series finale começou bem arrastada. Confesso que senti bastante sono e vontade de desligar a TV! (Acho que se não fosse a descoberta da identidade de A.D. faria isso! kkkk) Foram 1 hora e meia de episódio, divididos em dois - 7X20 e 7X21 - sendo que só ficou bom mesmo do meio para o final. 

A trilha musical é primorosa e chega a ser mais interessante que alguns episódios. Há músicas românticas e baladinhas, que me fizeram, por exemplo, relembrar as trilhas sonoras de Smallville, Beauty and The Beast e Greys Anatomy. Quem sabe não faço um post sobre isso em breve? Porque este já tá ficando bem longo. kkkkkkkkk

A série foi bastante popular, principalmente entre o público jovem. Seu episódio mais assistido teve 4,22 milhões de espectadores, o que fez com que a atração ficasse entre as cinco principais da ABC Family. Além disso, o programa manteve-se como o de maior audiência do canal, com 2,5 milhões de espectadores estáveis. 


Essa é PLL: um programa que marcou a história das séries em seus 7 anos de existência. J-J










Por: Emerson Garcia

19 comentários :

  1. Emerson eu nunca assisti você acredita??
    rsrsrsrsrsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Olá JJ,

    Nunca assisti esta série e ela é bem popular nas redes sociais né? Estou terminando algumas..

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante popular não só entre os jovens, mas entre os adultos.

      Excluir
  3. Minha amiga vai me dar todos os livros, sei que é diferente do que vi na série mas estou louca pra ler!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você ganhará a coleção toda! É bem diferente mesmo, mas é bom.

      Excluir
  4. PASSO, achei tenebrosa essa série, muito ruim! Pior que malhação!

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Emerson. Tudo bem?
    Confesso que não me sinto muito interessado nessa série, mas gostei bastante das pontuações que fez sobre a mesma.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu adorava a série, mas eles enrolaram tanto, que eu estou atrasada uma temporada e meia hahaha mas já li spoiler sobre o final e fiquei bem confusa.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza eles enrolaram bastante mesmo, mas a sexta e a sétima foram bem desenroladas e boas. Acho que todo mundo ficou confuso acerca do final mesmo.

      Excluir
  7. Já vi uns episódios dessa :)

    Beijinho e bom fim de semana
    https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti e nem li os livros. Mas todo mundo fala bem :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Emerson, nunca assisti, acredita? Quem sabe um dia não faço uma super maratona? Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive muita curiosidade pela série (por incrivel que pareça, não pelos livros), mas nunca tive oportunidade.
    Acho que começarei quando eu acabar Orangeis the new Black.
    Obrigada por sempre trazer ótimas dicas e detalhar coisas para jovens que as vezzes tem preguiça de procurar sobre séries e filmes haha
    XOXO
    https://cafesem-acucar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, apesar das falhas que ela possui.
      Muito obrigado pelo elogio. Todas às quintas trazemos uma série, com uma crítica bem detalhada e diferente.

      Excluir
  11. Eu AMO PLL, é minha série preferida da vida. Tive o prazer de conhecer os atores e ano que vem irei novamente na convenção. Spoby meu casal preferido <3 Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que sortuda, você! Eu queria conhecer muito o Tyler Blackburn. Acho ele um ótimo ator e ele cresceu na série.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design