quinta-feira, 21 de julho de 2016

14 séries adaptadas de HQ's

Não é novidade pra ninguém minha paixão por séries. Recentemente, percebi que gosto muito das de heróis, como Gotham, Arrow e The Flash. Essas, e outras produções de tv, tem mais pontos em comuns que se possa imaginar: tratam-se de adaptações de quadrinhos e seus caracteres. Então, por que não fazer um post que misturasse séries e hq's



O desafio de adaptar uma série de quadrinhos engloba questões bem complexas. Como tornar um personagem feito de tinta em um papel, em alguém real e palpável? Outro ponto, é saber dosar os personagens para as telas, não os deixando caricatos demais ou monótonos. E por último, criar histórias inovadoras para a televisão, fugindo um pouco da narrativa dos hq's de heróis, por exemplo, que trazem heróis, vilões, anti-heróis e missões. Uma série televisiva é muito mais que isso. Há uma complexidade maior no que diz respeito a compor figurino, personalidade e características dos personagens, além dos seus conflitos e histórias.

Uma série não pode ser puramente uma hq para as telas. É necessário que se compreenda os formatos de comunicação, para não incorrer em deslizes, como fizeram os produtores do filme Os dez mandamentos. Quando estava na sala de cinema, por um momento, achei que estava vendo a novela em uma tela gigante. Não tinha nada que lembrasse um filme: som, imagem ou enredo. Os responsáveis pelo longa não tiveram a preocupação de adaptarem a história, apenas com lucro e sucesso que o filme faria.

Tendo isso em mente, falarei de 10 séries adaptadas de hq's e 4 possíveis novas adaptações.


Arrow


Foi Arrow, uma das primeiras séries baseada nos quadrinhos da DC adaptada para a televisão. Depois dela vieram The Flash e Supergirl. A série adaptou o Arqueiro Verde das revistinhas, para somente Arqueiro, embora na terceira temporada, começou a usar o codinome da hq nas telinhas. Já li algumas hq's do herói e percebi que o Oliver Quenn possui barba e cavanhaque e o da televisão não tinha até a última temporada. Essa decisão foi porque fãs das revistinhas não via semelhanças entre os dois. 

Personagens novos foram criados para a série, assim como adaptações. Nas revistinhas, a personagem de Thea Queen não existe, sendo criada apenas para a série. Contudo, nela faz referência dela com a Speedy. Sara Lance não existe na hq, mas na série ela sobrevive ao naufrágio junto com Oliver, faz parte da Liga dos Assassinos e retorna para Star City - que inclusive ganha o nome de Starling City na adaptação para a tv. 

Nos quadrinhos, nunca existiu Olicity - isso foi um pedido dos fãs. O casal original clássico é formado pela Canário Negro e pelo Arqueiro Verde. Não vejo a hora dos produtores caírem na real!

Adorei a aparição da Katana dos quadrinhos na série. Eles trouxeram uma caracterização e história da personagem primorosas.




A série tem muitas semelhanças ao quadrinhos, mas também muitas diferenças. Essas não foram bem recebidas por mim, mas não posso negar que seja uma ótima produção. 


The Flash



The Flash estreou nas telinhas em um episódio de Arrow (quem lembra?). Depois disso, teve sua própria série baseada em quadrinhos, que vai para sua terceira temporada. The Flash é sucesso de audiência e crítica. 

A série fala que os meta-humanos ganharam seus poderes em uma explosão acidental, mas nos quadrinhos, eles adquirem os poderes das mais diversas formas. A série apresenta meta-humanos famosos dos quadrinhos, como o Capitão Frio, Nuclear, Nevasca e Vibro.

Outra diferença é com relação Barry Allen e Iris. Nos quadrinhos, eles se conhecem somente quando adultos e até se casam, mas na série Barry começa a se relacionar com Patty Spivot. 

Outra diferença, é que nos quadrinhos Barry é loiro e Iris é branca, ao contrário da série, que ele tem cabelo preto e ela é negra. 


Supergirl



Mais uma série de herói. Dessa vez, não será contada a história do Homem de Aço, e sim da Supergirl. Recentemente, a série foi para a CW, o que vai garantir muitos spin-offs com Arrow e The Flash. Diferentemente das anteriores, essa não é uma série adaptada de hq, e sim uma hq adaptada da série televisiva. As hq's de Supergirl serão veiculadas primeiro em plataformas digitais e depois impressas. 


Agents of S.H.I.E.L.D



Mais uma série que serviu de inspiração para a criação de hq's. A série faz parte do universo Marvel, e foi a precursora de outra, Agent Carter, que foi cancelada recentemente. 


Smallville



A série foi baseada nos quadrinhos de Superman, com a adaptação de super-heróis famosos como Arqueiro Verde, Kara (Supergirl), Ciborg e Aquaman, que aparecem com frequência na série, ao contrário dos quadrinhos.

Uma das grandes diferenças, é que na série Clark Kent conhece Louis Lane, seu grande amor, somente quando se torna o Superman. Nas histórias em quadrinhos, os dois já se conheciam desde a adolescência. 

Já outra, é que Chloe Sullivan não existe nos quadrinhos. Na série, ela foi uma das melhores amigas de Clark e a controladora da torre de transmissão de super-heróis. Ela contribuiu muito, ao meu ver. 

E por último, não existia tanta kryptonita no universo da DC Comics, como há na série, e nem todos os super-heróis se contaminaram com a pedra.


Gotham




É baseada em caracteres da DC Comics, ou seja, em personagens da revista do Batman. Não existe uma hq que se chame "Gotham". O desafio dos produtores da série é maior, já que tem que contar a história do Batman e dos vilões de Gotham bem antes deles serem considerados vilões ou heróis. 

Em Gotham vemos o jovem Bruce Wayne (antes dele ser de fato o cavaleiro das trevas), o mordomo Alfred, Pinguim, Mulher-Gato, Hera Venenosa, o mafioso Don Carmine Falcone, Charada, Coringa e Fish Money. 




Gotham, de uma maneira geral, me levou ao universo caricato dos quadrinhos. O andar desengonçado do Pinguim, assim como as charadas do Nygma são bem "animados". No final da segunda temporada, percebi essa influência dos quadrinhos quando o Pinguim mata um cara com uma arma de grande calibre. Pensei: "Isso está bem hq"




Com certeza, ainda tem um universo imenso para ser explorado nas próximas temporadas.


Demolidor





A Netflix abriu a produção de séries baseadas em quadrinhos. Demolidor e outras como Lucas Cage e O Justiceiro, são as as apostas do serviço de streaming. Parece que a empresa quer criar uma franquia, assim como a DC e a Marvel fazem no cinema.

A segunda temporada da série trouxe personagens famosos da hq, como Elektra e Justiceiro.


Agent Carter




A agente Peggy Carter apareceu pela primeira vez nos quadrinhos do Capitão América, da Marvel. Sua primeira aparição nos cinemas foi no filme Capitão América: O primeiro vingador.  Também participou da série Agents of S.H.I.E.L.D e logo conseguiu sua série. 


Jessica Jones



Mais uma série de parceria entre a Marvel e a Netflix, baseada nos quadrinhos de A.K.A Jessica Jones ou Alias. A produção conta a história de uma garota, que após sofrer problemas traumáticos, decide se tornar detetive. A primeira temporada da série adapta com liberdade o primeiro gibi da heroína, trazendo o vilão Homem-Púrpura e algumas alterações na história, investigações paralelas e personagens coadjuvantes. 


The Walking Dead




TWD é um live-action baseado nos quadrinhos de mesmo nome lançado pela Image Comics. A série trouxe elementos da hq e criou outros, tornando-se um sucesso de críticas e elogios. A série vai para sua sétima temporada.


Luke Cage



Vem aí mais uma série de heróis da Netflix baseada em quadrinhos! Luke Cage, que traz um protagonista negro, tem estreia prevista para o dia 30 de setembro. Ele é conhecido como Poderoso, por ter superforça e pele invulnerável. 


O Justiceiro



O sucesso do personagem foi tão grande na série Demolidor, que a Netflix decidiu criar uma série protagonizada por ele. O Justiceiro não fazia parte dos projetos da empresa, mas a atuação de John Bernthan impressionou os produtores.


Krypton



A série pretende mostrar o que levou o planeta do Superman ao colapso. Ainda em desenvolvimento e sem data de estreia, ela é uma criação de David Goyer, roteirista da trilogia O cavaleiro das trevas e Homem de aço.

Krypton se passará 2000 anos antes dos eventos do filme Homem de aço e retratará um universo mítico e pouco explorado do planeta. Como um apaixonado por série de heróis e adaptações de hq's, já estou mais que ansioso!



Punho de Ferro


Punho de Ferro, ou Iron Fist, tem data de estreia em novembro desse ano, e contará a história de um super-herói lutador de artes marciais.

Punho de Ferro, Luke Cage, Jessica Jones e Demolidor serão reunidos em uma quinta série chamada Os defensores, que tem previsão de estreia para esse ano ainda.




Espero que tenham gostado desse post. Qual é sua série preferida adaptada de hq? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Confesso que numca fui muito fã de super-heróis, e que nunca tive muito contato com HQs. Smalville eu via vez ou outra no sbt e The walking Dead tá na lista de séries pra assistir.
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo TWD. Você não irá se arrepender. Em breve essa série estará aqui no blog.

      Excluir
  2. Olá, amo Flash e Arrow e parei de ver Demolidor, mas não consigo assistir Supergirl, acho que foram na onda das séries de super herói fazendo sucesso e não produziram bem, a Kara não tem aquele PÁ, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que você fala. Eu achei "Supergirl" bem médio, mas assisti a toda a primeira temporada. Vamos ver se melhoram a série na CW agora.

      Excluir
  3. Ia morrer sem saber que The walking Dead era uma adaptação rsrs. Gosto de Supergirl :)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim! E pelo visto terá muita história pela frente, já que tem muitos gibis.

      Excluir
  4. Que bacana saber sobre essas adaptações, mas não sou muito fã desse estilo "super-heróis";)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. De todas eu só conhecia Arrow e Flash, adorei saber que tem outras,assim minha lista da netflix aumenta cada vez mais :D
    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design