terça-feira, 1 de março de 2016

Nova experiência na forma de "curtir": Os reactions no Facebook

  


Na última quinta-feira (25) foram liberadas novas formas de curtir no Facebook que vão além do famoso "joinha". Os reactions traz 5 emoções representadas por 5 emojis. Confesso que já estou viciado e quero curtir as publicações dos meus amigos demonstrando esses sentimentos. Os usuários já aderiram a nova moda e brincadeiras com os emoticons também surgiram. A novidade foi anunciada pela própria rede social, em um post:

"Temos escutado as pessoas e sabemos que deve existir mais maneiras de expressar o sentimento gerado por algo que você vê no Feed de Notícias. Por isso, hoje estamos lançando o Reactions, uma extensão do botão curtir, para oferecer mais maneiras de compartilhar reações de maneira rápida e fácil", explica a empresa.


Amei, haha, Uau, Triste e Grr são as cinco reações possíveis. A novidade muda a forma de interação na internet, tornando-a mais humana. Ao se demonstrar um sentimento vai-se além de um simples seco "curti" ou "compartilhei". As pessoas terão mais clareza se o post que escreveu (ou compartilhou) foi bem recebido (curti e amei), se gerou fortes emoções (uau e triste), gerou ódio e raiva (grr) e se foi engraçado (haha).

Em resumo, a nova atualização deixou os usuários menos frios e robotizados e mais sentimentais e reacionários. Um desafio, tendo em vista que a internet em si, embora estreitando laços, ainda é automática e quadrada.


O sentimento que gerou em mim

Os reactions surgiu da necessidade de expressar sentimentos mais amplos e também para não usar o botão "curtir" na hora errada. Por exemplo, em um post de luto, ou de enfermidade, era comum "curtí-lo". Agora, usa-se um Triste, que deixa mais claro o sentimento da pessoa sobre aquela postagem. 

Confira agora como e porquê usar cada um dos emojis:




Amei (Love)
Você leu aquela mensagem bonita para namorado, aquela foto em comemoração a uma data ou animais fofinhos de estimação. Qual botão usar? Amei. A ideia do botão é mostrar uma forte aprovação pelo conteúdo publicado. Você também pode utilizá-lo em uma dica ou link interessante.

Mas cuidado:



Haha

Esse é o botão da zoeira ou do Deadpool. Sabe aquela postagem com uma piada, memes ou gifts? Agora você pode reagir dessa forma para mostrar o tanto que se divertiu com uma postagem. Também demonstra mais simpatia do que um simples "curti".


Uau (Wow)

Esse botão é utilizado para surpresas boas e ruins, para demonstrar como você se surpreendeu com algo publicado no Facebook. Eu particularmente também uso para aqueles posts de textos que achei incrível. 

Veja um exemplo de quando utilizar o Uau:




Triste (Sad)

Um amigo postou sobre a morte de um familiar ou sobre uma situação grave. Outro divulgou maltrato de animais ou violência contra a mulher. Você quer solidarizar-se com ele, mas acha o botão "curtir" ofensivo ou inapropriado. O que fazer? Agora você pode usar o Triste


Grr (Angry)

Achou uma postagem ofensiva ou ficou literalmente com raiva com o conteúdo postado por alguém? Use o Grr para demonstrar seu sentimento. Ele também é equivalente ao "não curti". Agora, só tomar cuidado para não usar de forma que magoe o seu amigo (rs).


Mais botões

Será que os 5 botões do reactions são suficientes? Faltou algum sentimento para ser representado? Para alguns internautas poderia ter outros. Por isso, várias brincadeiras com os reactions surgiram e também novos botões. Confira alguns do Kibe Loco:





Não há dúvidas que esses botões são uma nova experiência na forma de "curtir". Já atualizaram pra vocês? Gostaram dos emojis? J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Eu gostei, só faltou o de não curti kkk
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Prevejo discórdias, fins de relacionamento e crises de ciúmes com esse botão de amei, haha.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esses novos botãozinhos! Mais interatividade nos posts!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  4. Eu tava pensando em gravar um vídeo falando sobre esses botãozinhos essa semana pro meu canal, porque achei bem interessante. Já devia ter existido a muito tempo né? Porque era super chato isso da pessoa postar algo como "saudades de tal pessoa falecida" e aí "50 pessoas curtiram a sua saudade/perda", sabe? Nada haver, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Já era hora. Bem pertinente.
      Gostei muito do seu vídeo de "emojis do whats".

      Excluir
  5. Eu tenho muita preguiça de usar essas reactions HAHAH Acho legal e quando surgir um post triste eu posso usar ele, mas fiquei meio, sei lá haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei viciado. Agora quero sair colocando minha reação em tudo no Face.

      Excluir
  6. Cadê o botão: 'não curti'? Mas até que gostei dessas mudanças.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não achei legal nao, kkkkkkk super desnecessário

    Bjuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Emerson, eu estou super pouco no facebook atualmente, mas até que achei os novos emojis divertidos.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza são uma nova experiência. A rede social tentando cada vez mais aproximar os sentimentos reais das pessoas às situações..
    Acho que é interessante..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei interessantíssimo. Pode até rolar um post sobre isso no blog em breve...

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design