sábado, 19 de março de 2016

Imagens duais

Você já se deparou com aquela imagem que tem que ver mais de uma vez para entendê-la?! É o que acontece com as ilustrações do artista norte-americano Alex Nabaum. Ele aborda problemas e dilemas da sociedade contemporânea, de forma única, reflexiva e criativa. 




A imagem acima seria somente uma vaca, se você olhasse sem atenção, mas ela também traz uma criança tomando mamadeira, o que leva a pessoa a um nível de reflexão. Será que preservamos e respeitamos os animais, ou apenas o utilizamos para o nosso benefício?

Nessa mesma linha de raciocínio, ele fez a imagem abaixo que pode, ou não, elogiar as pessoas vegetarianas. E explico o porquê. O comum seria colocar animais empalhados no lugar dos vegetais, mas troca-se o alimento, mostrando que os vegetarianos também fazem da beringela, da cenoura e do brócolis reféns de seu benefício próprio.




E a nossa sociedade contemporânea está cheia dessas dualidades e polêmicas, como o aborto, representado subliminarmente na imagem abaixo:



É somente uma mulher chorando? Poderia ser se você a visse somente uma vez. Mas seus olhos formam uma cegonha, que carrega um saco, representado por sua lágrima. Essa imagem, segue a da vaca: é somente uma vaca? Não. Mas uma vaca que também forma uma criança.

Fazendo uma análise mais profunda, me pergunto: porque essa mulher chora? Chego a conclusão que ela chora devido a algo ligado à cegonha e maternidade. O que me faz crer, que ou ela teve que abandonar seu filho, ou o abortou, e agora está sofrendo as consequências.

Esse post está sendo um grande exercício de análise de imagem e de reflexão em cima das mesmas. Acho interessante ir além de uma imagem, pintura, arte ou qualquer outra coisa. Por exemplo, a ilustração abaixo é mais do que um desenho, mas mostra violência e autoritarismo, no que é conhecido atualmente como tráfico de órgãos. Não é somente uma mão que está abaixo da costela do rapaz, mas também seu rim. 




Assim como a arte abaixo: não é somente fumaça que sai de uma fábrica, mas uma mulher que faz um gesto de luta e guerra, me levando a crer que a imagem retrata a luta pelo Dia Internacional da Mulher (Sim! Homenageio as mulheres mais uma vez esse mês, porque sim). Que sensacional essa imagem, cara!




Finalizo essa análise de imagens de Alex Nabaum, até porque vocês já devem estar cansados, com os problemas contemporâneos que tem a ver com dois instrumentos comunicacionais: a tv e a internet.

Na primeira arte, o autor retrata dois políticos com nariz de Pinóquio, que também é a antena da tv. Na segunda, tudo leva a crer que trata-se de um pedófilo que quer cometer um crime na internet. Os caracteres também formam seu chifre.







Então é isso, galera. Espero que tenham apreciado o trabalho de Alex Nabaum. Confira mais em seu site. Uma imagem vale mais do que mil palavras. J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Muito interessante!!!!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma baita metáfora né?Tipo..olhar dos dois ângulos. eheheheh
    Adorei as ilustrações dele :)

    Também sinto saudades de tu no blog <3

    Beijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/
    E aí,curte poesia?Estou postando um livro lá no wattpad e juro que não vai morrer de tédio,ahahahah.
    https://www.wattpad.com/myworks/41195811-poesias-espalhadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Uma metáfora e tanto.
      Voltei a visitar mais vezes.
      Boa semana!

      Excluir
  3. Gostei muito! Principalmente pelos temas abordados com tanta criatividade.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o trabalho do Alex. Pena que tenhamos poucos artistas tratando a realidade com tanta profundidade atualmente.
    Ótimo post!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas os poucos que tem fazem isso com bastante profissionalismo e criatividade. Gosto de vários.

      Excluir
  5. Olá.
    Gostei muito do trabalho e poder conhecer um pouco mais.
    As imagens são ótimas!


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. olá!!!
    Amei esse trabalho!
    Gosto muito destes tipos de imagens!!!!
    bjs

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom essas imagens!! No meu curso de psicologia, tenho uma cadeira que falamos muito sobre essas imagens. Algumas já tinha visto. Gosto muito de analisar imagens assim <3
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que legal que você conhecia do seu curso de psicologia! Bastante interessantes mesmo pra analisar.
      Boa semana.

      Excluir
  8. Muito interessante mesmo o trabalho dele Emerson!

    ResponderExcluir
  9. Ando trabalhando tanto com edições de imagens, que estou conseguindo identificar bem as formas ahiahuiahuiahiahiuahiaiuha

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design