quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Dom do olhar: Evgen Bavcar


Fotografia significa escrita com a luz. Fotógrafo interessante é aquele que sente a luz e a ambientação. Passar quadros, luzes, gestos para o papel é tarefa artística. Agora, pense um cego fotógrafo. Pode parecer difícil conceber essa ideia. Como alguém pode sentir a luz, a claridade, sem enxergar? Mas é possível. E quando acontece, essa espécie de fotógrafo pode ser mais capacitado do que um que enxerga.

O esloveno Evgen Bavcar, cineasta e fotógrafo, perdeu a visão em dois acidentes diferentes. O primeiro em uma queda e o segundo envolvendo uma mina terrestre. Bavcar foi uma das vítimas da Guerra Mundial, após a Guerra. Não enxergar deu a ele a chance de uma nova profissão, e que promissor ofício. Para ele, as pessoas não dão valor a visão. Elas já estão acostumadas, recebem imagens prontas da TV, do ambiente e não ficam deslumbradas com isso. Ele diz que ser cego proporcionou uma nova forma de "ver" o mundo. Com as "Janelas da Alma" (nome do seu documentário) se vê ao longe... Olha o que ele diz: "A luz do espírito nos permite fotografar o invisível". E o resultado das fotos é Bavcar que diz: “não coincide nunca, é como o amor” S2


















Por que falar de Bavcar?

Primeiro porque tirou as viseiras dos meus olhos. Mostrou uma realidade que não conhecia. Segundo, porque é um Dom do olhar ao quadrado. E, terceiro, porque ocorreu uma exposição chamada Estética do (in)visível em São Paulo, que traz outros trabalhos de deficientes visuais. J-J

Update: Para quem quer assistir ao documentário Janela da Alma, deixo abaixo. Além da história de Evgen Bavcar, ele apresenta a de outras dezoito pessoas, com diferentes graus de deficiência visual - da miopia discreta à cegueira total. Os entrevistados falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O vídeo apresenta o funcionamento  fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.

Vi um trecho do documentário e me deu vontade de ver completo. Mostra a vida dele, como ele faz para fotografar. É tocante. 



Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Conheço o trabalho dele, é super interessante mesmo! O documentário é imperdível!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico trabalho!! Gostei muito.
    Continuação de boa semana

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, é impressionante! Um talento que superou a limitação da visão. Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design