quinta-feira, 27 de junho de 2024

Quinta de série: Pico dos Marins- O caso do escoteiro Marco Aurélio

 Pode conter spoilers!

Hoje falarei do podcast Pico dos Marins - o caso do escoteiro Marco Aurélio, do Globoplay, produzido pela Trovão Mídia. Com 10 episódios de em média 50 minutos, o podcast tem um quê de jornalismo investigativo e documentário. 

Marco Aurélio tinha 15 anos, quando desapareceu no Pico dos Maris, em São Paulo, em 8 de junho de 1985. Uma aventura de um grupo de adolescentes escoteiros, transformou-se em um drama para a família Simon e um absoluto mistério há quase quatro décadas. A produção instiga o que pode ter havido com Marco Aurélio, por meio de pistas e investigações, através de um trabalho minucioso, desde o conhecimento da mata, depoimentos e análises.

Pico dos Marins é aquele podcast que te prende do início ao fim. Você fica em tensão com todo o suspense levantado, assim como os barulhos de apitos e os recursos sonoros e tecnológicos do podcast.  


Esse caso levantou uma série de mistérios e questionamentos. O formato de podcast chama a atenção dos ouvintes. O trabalho é bem detalhado e com rigor jornalístico. A direção-geral é do fabuloso jornalista investigativo e podcaster Ivan Mizansuki - criador de Caso Evandro e Altamira.

Ao final, várias revelações sobre o caso foram levantadas, assim como novas hipóteses sobre o que ocorreu na pequena cidade de Piquete, em 1985. O podcast deixa muitas pontas soltas e sem conclusão, aumentando as dúvidas e os mistérios sobre o caso. Será que Marco Aurélio foi morto, desaparecido ou abduzido por ETs? E se estivesse vivo, como estaria Marco Aurélio? O G1 fez uma reconstituição de como o jovem estaria, assim como seus colegas de escoltismo também.


O interessante é que o podcast conta muitas histórias e faz uma contextualização detalhada de todos os fatos, além de um estudo sobre a mata dos picos dos Marins e o resultado é fabuloso. O objetivo não é de gerar sensacionalismo, mas a abordagem é respeitosa e amiga. Mistérios como o desaparecimento do garoto e as marcas nas pedras; o último apito e uma luz muito forte; e a retomada das escavações são levantados, e te deixam muito curioso com tudo que é explanado.  

Embora sonoro, o podcast traz elementos muito imagéticos e de percepções, devido a forma que ele é contado e apresentado, seja por meio da descrição de ambientes e personagens, entre outros. É como se você estivesse ouvindo um podcast de suspense e aventura, e ficasse tão vidrado com a história, que não ia querer tirar os fones de ouvido tão cedo!



Após buscas incessantes com mais de 300 pessoas e cinco anos de investigações, o caso foi encerrado sem conclusão em 1990. Contudo, novas informações provocaram a reabertura do inquérito policial em junho de 2021, quando o desaparecimento de Marco Aurélio completou 36 anos.  

Recomendo a produção! Ela vai te instigar bastante! J-J


Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Uma lástima para o garoto e um pesadelo para a família (que, talvez, até preferisse a morte, já que essa explica o ocorrido e põe fim às expectativas)

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante essa produção vou guardar a sua recomendação abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante!
    Não conhecia até então :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar desse caso. É interessante saber sobre ele, e quem dera Marco Aurelio pudesse ter sido encontrado!

    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design