sábado, 13 de abril de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Som da novidade' - Lembre-se 2000's - Morada

 



Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM! Eu sou o locutor Emerson Garcia, o JOVEM JORNALISTA que agora tem programa de rádio na Rádio Bagaralho! Com o oferecimento da Banca de Jornal da Praça da Juventude (Que tem a Revista Inside como um dos produtos principais) começa agora o programa Som da novidade. Na edição de hoje falo de Lembre-se 2000's da banda Morada!


Emerson Garcia: A banda escolheu 12 faixas, após uma lista inicial de 180 músicas! O 'Lembre-se 2000's' destaca os grandes sucessos do gospel da respectiva década. Selecionar as músicas foi complicado, já que as 180 faziam parte da vida dos integrantes da banda. O projeto teve uma produção musical de Felipe Henri e Moisés Henrique. A escolha partiu do princípio da atemporalidade, ou seja, músicas que passaram por épocas e gerações, fazem parte da vida da banda e tocam até os dias de hoje. 

O projeto surgiu do intuito de buscar músicas e bandas da época em que a banda não tinha relevância e nem tocava no Brasil inteiro. Deus falou para o líder do grupo que eles teriam que voltar para a "essência do início". 

O álbum completo foi lançado no dia 25 de maio de 2023, pela Onimusic. Os clipes dessa década são ainda mais inventivos, criativos e trazem o fundo em CG. 

Agora, confira a playlist e os meus comentários sobre as músicas!



Essa época dos anos 2000 eu era jovem e o interessante é que as músicas que bombaram nessa época, a juventude da minha denominação sempre cantava e apresentava. A primeira faixa do álbum traz uma versão animada e pra cima de Tudo é Teu, Nova Criatura e Rede ao mar. Guitarra, teclado, bateria e contrabaixo são bem presentes no medley. 

A segunda faixa traz versões de Tu és santo, Vem esta é a hora e Te louvarei meu bom Jesus. São músicas de adoração e entrega totais ao Senhor. Como esquecer desse refrão: "Vem, esta é a hora da adoração Vem, dar a Ele teu coração Vem, assim como estás para adorar Vem, assim como estás diante do Pai Vem Toda língua confessará o Senhor Todo joelho se dobrará Mas aquele que a Ti escolher O tesouro maior terá Vem (2x)". Essa época dos anos 2000's as bandas e grupos eram mais de adoração e louvor. 

Eu te quero / Ainda que a figueira é a próxima música da playlist. O som e a instrumentalidade lembra aquelas faixas que costumamos ouvir em rádios cristãs. Destaco os seguintes coros: "Tu és a porção da minha herança És o bem maior pra mim O meu coração não pode mais Viver sem o Teu grande amor" e "Ainda que a figueira não floresça Ainda que a videira não dê o seu fruto Mesmo que não haja alimento nos campos Eu me alegrarei em Ti". Perceba que uma música se encaixou perfeitamente com a outra. 

Senhor te quero / Ele vem / Tudo é diferente é a próxima faixa do álbum. Senhor te quero lembra da minha época de grupo jovem, mas ainda nos dias atuais essa música é cantada. Ele vem me lembra um CD que minha prima tinha e a gente sempre ouvia. Como se esquecer desses versinhos? "E Ele vem, e Ele vem saltando pelos montes E Ele vem, e Ele vem saltando pelos montes Os Seus cabelos, os Seus cabelos são brancos como a neve Os Seus cabelos, os Seus cabelos são brancos como a neve E nos Seus olhos, e nos Seus olhos há fogo!" A animação ainda continua com Tudo é diferente, fechando a faixa de forma bem legal. 


David Quilam embalou meus momentos de adoração, lá ainda em 2005, 2006... A próxima faixa é uma montagem de Essência de Adoração, Abraça-me (Quero ser como criança) e Abraça-me (André Valadão). Oh, época boa viu?! Lembro que André Valadão estava bem no iniciozinho de carreira. Deixo esse trecho aqui: "Estou voltando à essência da adoração E a essência és Tu, a essência és Tu, Jesus Ó, me perdoa pelo que eu fiz dela Quando a essência és Tu, a essência és Tu, Jesus".

Mais adoração e entrega com Te louvarei, Nome sobre todo nome e Casa Favorita. A primeira, bombou com a banda Toque no Altar; a segunda, confesso que não é muito conhecida da minha parte; e a última, é um verdadeiro hino de entrega, ainda tocado nos dias de hoje. O trecho diz o seguinte: "Eu quero ser um lugar Onde você gosta de estar Eu quero ser Tua casa favorita Quero ser o Teu altar".

Sonda-me, Usa-me / Tua Graça Me Basta / Poderoso Deus é uma faixa linda e tocante também. É interessante como a banda se preocupou em passar uma mensagem com cada uma das faixas/medleys, procurando sempre deixar o ritmo e melodia bem próximos. 

Te Agradeço / Abra Os Olhos Do Meu Coração / Grande é o Senhor é uma faixa mais voltada para a animação e ritmos mais rápidos. Kleber Lucas e Davi Silva estavam em alta nos anos 2000's. E o que dizer desse trecho? "Exaltado e bem alto, brilhando, a luz da Tua glória Derrame Teu amor e poder, pois Tu és Santo, Santo, Santo Exaltado e bem alto, brilhando, a luz da Tua glória Derrame Teu amor e poder, pois Tu és Santo, Santo, Santo Quero Te ver, quero Te ver". Lembro que tinha até coreografia!



Vim para adorar-te até os dias de hoje é cantada em muitas denominações. Estou só e Digno confesso que não lembro muito bem, mas a faixa em si ficou muito bonita e encantadora.  

Matt Redman, Fernandinho e Ludmila Ferber são os compositores de Nada além do sangueUma nova história e Os sonhos de Deus. A versão ficou bem autoral e única, com a cara do Morada mesmo. Esse refrão é memorável e impactante: "O que nos lava dos pecados O que nos traz restauração Nada além do sangue Nada além do sangue de Jesus O que nos faz brancos como a neve Aceitos como amigos de Deus Nada além do sangue Nada além do sangue de Jesus".

Seguimos com Diante de ti que representa, também, minha época de jovem e minha juventude. Composta por Emerson Pinheiro, possui 4:09 de duração e a versão do Morada ficou bem legal, divertida e eletrizante. A música, aliás, ficou parecida com a própria essência da banda. 

Eu me rendo / O tempo finaliza esse projeto tão nostálgico e delicioso! A mistura entre a canção de adoração de Renascer Praise e a versão de O tempo do Oficina G3, ficou eclética e bem diferenciada. A faixa possui 5:03.



Emerson Garcia: Esse foi o 'Lembre-se 2000's'. Um trabalho primoroso e único da banda Morada. A banda completou 10 anos em 2019, então ela surgiu depois desse 'Lembre-se', digamos assim né?! 

Agora, fica a ideia para o grupo criar um 'Lembre-se 2010's' pois já estou ficando velhinho e quero relembrar das músicas dos anos 2010! 


Emerson Garcia: Esse foi o 'Som da novidade' de hoje. Pode ser que as músicas do 'Lembre-se' não sejam de fato uma novidade, mas o trabalho do Morada foi tão primoroso que parece que são músicas novas. Ritmos, sonoplastias, técnicas, melodias e recursos... Tudo novo!


Continue acompanhando a Rádio Bagaralho, todos os sábados aqui no JOVEM JORNALISTA. O leitor pode sugerir álbuns novos para eu ouvir e eu posso trazer uma resenha sobre aqui no programa. Acompanhe também a gente no Instagram da Rádio. J-J


Por: Emerson Garcia

3 comentários :

  1. Super interessante . Não conhecia esta banda .Há pouco tempo comecei a me interessar pela música gospel

    ResponderExcluir
  2. Não conheço essa banda gospel. Quero saber quando a minha entrevista irá ao ar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa banda. Curti. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design