terça-feira, 16 de abril de 2024

Rótulos, embalagens e produtos em homenagem à Brasília!


Na semana em que Brasília completa 64 anos resolvi trazer um post de homenagem à Capital Federal de empresas e marcas que criaram rótulos, embalagens e produtos no decorrer desses anos. 

34 marcas cervejeiras do Distrito Federal se uniram para o lançamento da Quadradinha, que foi uma cerveja artesanal puro malte criada especialmente para a data. A embalagem era branca, com várias frases e palavras e um retângulo verde, que lembra as delimitações do Distrito Federal. 





É possível traduzir o céu de Brasília para um pacote? A Mokado Lab de Cafés diz que sim. Ela lançou uma embalagem especial que traz lindas pinturas desenhadas por sol, nuvens e arco-íris, que representam o nosso céu local. 

O artista Renato Moll criou a embalagem que remete ao céu da cidade nos horários do nascer e pôr-do-sol, quando os tons azulíssimos dão espaço ao rosa e laranja. O resultado ficou espetacular e você vai querer guardar a embalagem com todo carinho, porque ela mais parece uma obra de arte do que qualquer outra coisa. 





Já pensou em um drink inspirado em Brasília? O barman do B Hotel, Eli Nunes, sim. Ele criou uma bebida inspirado nas características da capital, o Cerrado Collins - que mistura a refrescância do pepino e do capim santo com a acidez do limão taiti e da maça verde, além de um toque floral com o Elderflowers. A bebida é finalizada com água com gás e um tempero secreto. O barman disse o seguinte: 

“Pensamos em trazer para dentro do drinque uma experiência sensitiva diferenciada, focada nos aromas e no frescor de Brasília”.





Até mesmo O Boticário lançou um perfume em homenagem à capital, o Acqua Fresca de Brasília. O aroma, desenvolvido especialmente para a cidade, apresenta notas cítricas frescas, ideal para o clima quente da cidade. O vidro e a embalagem trazem referências à arquitetura singular e aos traços e curvas dos monumentos e vias de Brasília. 




O Café do Sítio, por sua vez, homenageou a Capital com o lançamento da 1ª linha de microlote da marca. O diretor de marketing e vendas da empresa, Ricardo Barbosa, disse o seguinte:

"Somos Brasília em todas as suas fases e variáveis. Em 1967, trouxemos de Pernambuco, a nossa identidade, para ser o sabor da capital. Nos orgulhamos do que conquistamos e assim como a nossa cidade, que tem asas e já nasceu voando, nos desafiamos a desenvolver um produto que representa a nossa essência".





Chamado de Cobogó Amarelo, foi desenvolvido como forma de simbolizar a união da história da marca com a cidade. O café especial possui notas cítricas de maracujá e ponkan, resultando em um café com sabor único e exótico. 




Em 2015, a Nutella também homenageou a capital com um rótulo especial, escrito "Brasília" com as fontes e letras da marca, substituindo seu nome oficial, e um adesivo com um coração e o desenho da Catedral Metropolitana na tampa.






As cervejarias Corina e a Cruls criaram uma bebida em homenagem à Brasília, a Véi. Ela tem características da Capital Federal, sendo seca, aromática e com amargor moderado. A embalagem é azul e branca, traz ilustrações de monumentos e construções locais, além de lembrar das técnicas de azulejismos de Brasília.  





Em homenagem aos 50 anos de Brasília, a Coca-Cola criou embalagens especiais, com imagens de monumentos-ícones da cidade, além de fazer uma decoração especial para 50 caminhões de entrega da frota, criando um verdadeiro "museu itinerante". 








Interessante que as empresas não perderam esse time. O que elas reservam para esse ano?! J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Olá Emerson, sensacionais essas homenagens a uma cidade tão iconica! Adoro descobrir como diferentes artistas se expressam sobre um mesmo assunto. Acredita que quando cursava arquitetura na universidade, apresentei certa vez, um trabalho que tinha como tema os 25 anos de Brasília! meu Deus há quase 40 anos, como é possível! Quando li que Brasília faz 64 anos, fiquei completamente sem palavras! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Emerson
    Interessante as homenagens que as empresas fizeram à Brasília, parabéns! Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. De facto o Brasil sempre deu cartas na publicidade! Que belas formas de homenagear uma cidade!
    Boa semana JJ!

    ResponderExcluir
  4. Curti a homenagem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Apaixonada nessas latinhas de Coca-Cola! Se eu fosse colecionadora iria começar a procurar pra comprar. Meu bolso agradece eu não ser assim.. hahaha

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design