quinta-feira, 22 de setembro de 2022

5Q: O auto da compadecida

Pode conter spoilers!






Moral

Uma vida de mentiras e enganações teria alguma salvação e perdão? Um filme que fala das consequências e resultados de atitudes, mas também de amor e misericórdia advindos de seres celestiais. 

Cena boa

O filme é cheio de excelentes cenas, engraçadas e memoráveis. Poderia citar várias delas, mas vou citar a cena do gato que descome dinheiro e da fidelíssima Dora. Uma conta com as presepadas de João Grilo (De inúmeras outras) e a outra com o corneamento do marido de Dora com Chicó.

Cena ruim

Difícil achar uma cena ruim nesse filme. Ele é muito bom e redondinho.

Perfil

Conheça as aventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Eles lutam pelo pão de cada dia e enganam a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. Eles aprontam muito, o que os leva à destinos nada bons. A salvação dessa dupla ocorre com a aparição da Nossa Senhora. 

Opinião

Esse é um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. É uma adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna. Quando estava no Ensino Médio, tive a oportunidade de ler o livro, que é um roteiro de peça, com falas, atos e cenas. Ideal para apresentações teatrais. Acredito que li o livro após ver o filme lançado em 2000. Se o Brasil fosse representado por um longa, poderia ser facilmente esse. Ele é a cara da nação brasileira. A produção possui a malemolência, humor, regionalismo e jeitinho brasileiro que qualquer pessoa nascida aqui reconhece. As atuações são memoráveis, figurinos bem congruentes e até mesmo os efeitos especiais e visuais são interessantes para o ano em que foi lançado (São bem tecnológicos e ousados). Você se apega aos personagens, principalmente ao João Grilo e Chicó, a ponto de repetir suas grandes frases icônicas. O filme ganhou vários prêmios, como de 'Melhor Roteiro'. O sucesso foi tão grande que o longa foi reexibido em novo formato, com maior qualidade de som e imagem em janeiro de 2020, para comemorar os seus 20 anos. O filme fala de temas relevantes, como: corrupção na Igreja, adultério, caráter, valores sociais, com certa leveza e tom bem humorado. O filme foi o mais visto no país do ano 2000, levando 2.157.166 pessoas às salas de cinema. No Rotten Tomatoes, o filme possui uma taxa de aprovação de 93%. Em 2015, o filme foi eleito pela ABRACCINE como um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Enfim, o filme soube retratar o jeito brasileiro de ser. Recomendadíssimo! J-J








Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. É um filme clássico do nosso cinema, que reflete uma cultura enraizada, que merece muito destaque!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um filme com uma narrativa muito interessante de ver
    .
    Um dia feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é um clássico imperdível e o livro é igualmente excelente! Deu até vontade de rever. :D Abraços!

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSO E ÉPICO. OBRIGADO POR RELEMBRAR.

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de conhecer as cidades do sertão nordestino.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    esse filme é muito bom e um clássico da sessão da tarde como não amar, já assisti esse filme tantas vezes e toda vez que vejo passando na tv e tenho um tempo paro para assistir.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Difícil achar uma cena ruim mesmo, esse filme é ótimo! :)

    ResponderExcluir
  8. É um ótimo filme, um clássico que já assisti várias vezes.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Assisti este filme é gostei dele. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Há alguns anos atrás vi só um pedacinho do filme que na altura passou num dos canais da televisão daqui! Òtima sugestão, com a grande Fernanda Montenegro! Tenho mesmo de ver este filme na integra, qualquer dia desses! Bem lembrado!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design