E se você ilustrasse suas aventuras e experiências como mãe? A ilustradora e designer Thaiz Leão tem conquistado as redes sociais, como Facebook e Instagram, com ilustrações bem humoradas sobre maternidade, principalmente de mãe solo.
Thaiz foi mãe solo aos 24 anos de idade, quando teve seu filhinho Vicente. Ela ficava em casa para oferecer os primeiros cuidados ao pequeno. Ela se sentia sozinha, meio perdida com a nova condição e sem o auxílio do pai da criança. Foi, então, que percebeu que a maternidade possui seus espinhos. Certa noite, ela teve um inside: abriu seu computador e começou a desenhar as primeiras tirinhas sobre situações do dia a dia pelas quais vivenciava como mãe, como dar banho e ficar com o choro na cabeça ou não conseguir tempo para lavar as madeixas. Se ser mãe já é complicado, imagina ser mãe solo?! Ela ia criando um olhar sobre o lado real da maternidade de forma leve, bem-humorada, com traços simples e divertidos. A designer falou mais da concepção da ideia na bio de sua página no Facebook:
"A Mãe Solo começou depois que o filho de moá nasceu, em maio de 2014. Foi uma gravidez sozinha com altas lutas até o tão esperado parto, achei que até ai a treta já tinha sido grande, mas assim que o pequeno finalmente me atravessou e a ocitocina baixou que percebi que eu tinha comprado várias ideias erradas do que era ser mãe.
Eu não sabia de muita coisa, dei de cara com algumas, pra outras tantas tava insegura e no que sobrava era cansaço, muito cansaço."
Thaiz Leão, hoje com 33 anos, é uma ilustradora de sucesso. A página A mãe solo no Instagram já possui 50,8 mil seguidores. O slogan do seu perfil é o seguinte: "O que determina mãe é filho, fosse outra coisa era outra coisa". Na minha concepção, o que ela quis dizer, em miúdos, é que a presença do filho - não importa se adotivo, do coração ou biológico - é que determina uma mãe ser mãe. Se ela possui companheiro ou cria o filho sozinha (de forma solo) talvez seja o que menos importa.
No início de seu trabalho, colocava seus desenhos na timeline do seu Facebook pessoal. Recebeu muitos incentivos, como uma menina que disse que "vinha para lá curtir achando que era uma página, um projeto; aí, eu vi que era seu perfil, por favor, continua". E Thaiz continuou, vendo seu trabalho tomar proporções inimagináveis até com a criação de um site e um livro!
Thaiz começou a desenhar mulheres mães reais: descabeladas, cansadas e peludas, que não tinham nada a ver com as mães dos comerciais de margarina. Além de ter sua própria vida como inspiração, ela também produziu muitas tirinhas inspiradas nos relatos de outras mães. O objetivo de Thaiz foi o de criar conteúdos que abranjam não só mães que estão sozinhas, mas todas as outras, sem distinção nem militância.
O bom humor está presente em todas as tirinhas. Para a ilustradora, o humor contribui para que a recepção de sua arte seja positiva. Ele transforma as pessoas e sendo de qualidade transforma os seus interiores, lida com o ego. Uma ilustração bem humorada surte mais efeito que um textão lacrador, nesse caso.
Confira mais algumas ilustrações de Thaiz abaixo:
Toda mãe vai se identificar com essa! Ela torce para o bebê dormir para fazer as coisas mais simples e elementares.
Uma completa e oportuna abordagem sobre o trabalho dela que, confesso, desconhecia.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNão conhecia o trabalho da Thaiz e achei bem bacana essa demonstração da maternidade real.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Adorei a postagem. Ainda não conhecia o trabalho da Thaiz. Muito bom.
ResponderExcluirAté mais;
Mente Hipercriativa | Universo Invisível