quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Quinta de série #serieteners #7: Social Distance

Pode conter spoilers!





Bem vindos a mais um Serieteners - séries da quarentena aqui no Quinta de série do JOVEM JORNALISTA! Na edição de hoje falo de Social Distance ou traduzindo Distanciamento Social. Produzida pela Netflix, a série foi criada Hilary Weisman Graham e Jenji Kohan (Orange is the new black); com produção executiva de Jenji Kohan, Tara Hermann, Hilary Weisman Graham e Blake McComick; e produção de Alex Orr e Ashley Glazier. A série contou com atores conhecidos e outros nem tanto, como Danielle Brooks (Taystee de Orange is the new black), Peter Scanavino (Law & Order: SVU), Asante Blackk (Olhos que condenam e This is us), Oscar Nuñez (The Office) e Mike Colter (Evil, Luke Cage e The Good Wife). Social Distance foi uma série antológica de 8 episódios de cerca de 22 minutos cada. Os episódios foram lançados no dia 15 de outubro de 2020. 

A série mistura drama e comédia dramática sobre a vivência de pessoas comuns durante a quarentena e isolamento social por conta do covid-19. Por meio de situações cotidianas, as pessoas procuram conexão com outras, já que não podem sair de casa. Assim, Social Distance aborda a convivência entre famílias, amigos, colegas de trabalho e casais, mostrando o poder do espírito e convivência humanos em meio à incertezas e o isolamento. A série explora, ainda, as tecnologias amplamente utilizadas durante a pandemia do coronavírus, como Zoom, Babá eletrônica, formatura online e até mesmo o Gindr

LEIA TAMBÉM 


As situações retratadas na série são as mais cotidianas possíveis, como a videoconferência em família atrapalhada por aquele parente que não entende nada de tecnologia, conexão entre jovens amigas, utilização da videoconferência e redes sociais por um rapaz deprimido e o uso de tecnologias, como a Babá eletrônica, para vigiar a filha enquanto se trabalhava. 




Social Distance não foca no vírus e nas consequências na saúde das pessoas, mas no isolamento social, como as pessoas tiveram que lidar com ele e se adaptarem. Hilary Graham, a criadora da série, disse que a intenção foi a de mostrar as consequências do distanciamento na vida das pessoas. 


Dispositivo agregado à narrativa

Social Distance foi totalmente gravada na casa dos atores, com as orientações técnicas dos produtores e do diretor Diego Velasco de forma remota e com as ferramentas online usuais que entraram na rotina não só dos personagens como na nossa. A série ficou conhecida como a primeira produção da Netflix a ser criada remotamente, desde o início da crise do novo coronavírus. 

Objetos como microfones, luzes, figurinos, cenográfios e todo equipamento utilizado foram entregues nas casas dos atores. Antes de tudo, porém, eles tiveram que aprender a manuseá-los. Por aulas virtuais, eles foram orientados pelos profissionais de cada área. Assim, a presença de inúmeras telas contribuíram para adicioná-las à narrativa da série. As telas e os dispositivos foram o foco da série, assim como salas de videoconferência, celulares, câmeras, de segurança e plataformas de videogame.

Mesmo que a série tenha sido gravada dentro de casa, a qualidade da narrativa, de imagem e de som foram um primor. 

Os criadores da série viram um grande desafio à frente de criar uma história inovadora, mas que protegesse todos os envolvidos. Em uma postagem no Twitter, eles disseram o seguinte:

“Estamos a desafiar-nos no sentido de fazer algo novo, criar e produzir virtualmente para que o nosso elenco e equipe possam continuar seguros e saudáveis."


História dos episódios

Como falado anteriormente a série conta com 8 episódios com histórias independentes. Abaixo falo de cada um deles.


1- Delete all future events



Conta a estória de um homem solitário e alcóolatra que faz de tudo para sair do tédio, inclusive criar uma planta para ser a sua namorada. Seguimos o drama do protagonista do episódio e sentimos sua dor, afinal quem não passou por um momento de solidão? O episódio ainda discute sobre o uso das redes sociais. 


2- A celebration of the human life cycle



Um funeral online tinha tudo para ser prático, mas não nesse casp. Durante a videoconferência fúnebre ocorrem as situações mais inóspitas entre os familiares, além da dificuldade de alguns para lidar com as tecnologias. Apesar de ser dramático, o episódio tem muitos momentos bem humorados e cômicos e uma revelação avassaladora. Ele foi um sopro de alívio em meio a tantas histórias pesadas da série. O timing cômico dos participantes do episódio foi interessante. 


3- And we could all together/ Go out on the ocean



Uma enfermeira cuida de uma mãe idosa enquanto ajuda sua filha que está sozinha em casa por meio da tecnologia. O episódio retrata como muitos pais lidam com o fechamento de escolas para criarem e educarem seus filhos em casa. O capítulo tem cenas inesquecíveis e reflexivas. 



4- Zero feet away



O único episódio LGBTQ+ da série apresenta um casal gay que lida com o isolamento social, enquanto um dos parceiros tem a ideia de apimentar o relacionamento com um ménage a trois. O outro parceiro aceita a ideia, mesmo à contragosto, e eles escolhem o homem pelo Grindr. Só que eles não fazem uma boa escolha por uma série de motivos, até que expulsam o cara minutos após eles começarem a transar.


5- You gotta ding-dong fling-flong the whole narrative



Um dos episódios mais tristes de toda a série, por mostrar a realidade do covid-19 na relação de uma família. Por conta da doença, a mãe precisa ficar isolada em um quarto, enquanto o marido tenta cuidar do filho, fazendo de tudo para que ele não mantenha contato com sua esposa. Apesar do teor pesado, o episódio é fofo, criativo e emocionante ao trazer a imaginação fértil da criança e animações interessantes. 


6- Humane animal trap



Um casal de médicos recém-aposentados lidam com as diferenças no relacionamento, mesmo após tantos anos juntos. A mulher deseja voltar para a linha de frente na luta contra o coronavírus, mas o homem não. O episódio aborda tanto o confronto com nossos familiares e com nós mesmos durante o isolamento. 


7- everything is v depressing rn



O episódio é focado nos jovens durante o isolamento e conta a estória de uma jovem que tem uma queda por um menino de sua equipe. Ela é tímida e pede conselhos a uma de suas amigas. No decorrer do capítulo o rapaz a nota e eles mantém um relacionamento virtual. Mas nem tudo são flores, pois no final ela descobre um segredo terrível ao ver algumas das postagens do garoto nas redes sociais. 


8- Pomp and circumstance



A série foi finalizada de forma grandiosa, com o episódio que mostra o embate entre um jovem negro e seu chefe negro nos preparativos de uma formatura online. O jovem fica chocado quando seu chefe se recusa a dar-lhe a tarde de folga para que ele possa ir a um protesto Black lives matter após a morte de George Floyd. Ambos possuem um choque de ideias e muitos argumentos trocados. Um dos melhores episódios da série! 


Direção e fotografia



A série é quase totalmente passada em uma tela de celular, notebook ou com imagens capturadas por câmeras de segurança, algo parecido com o que acontece nos filmes Amizade Desfeita e Buscando... A ideia foi trazer verdade a uma produção sobre isolamento e distanciamento social.

Pelos dispositivos empregados, a fotografia se resume a ângulos inovadores que funcionam muito bem nos primeiros capítulos, mas que essa repetição se torna cansativa aos olhos no decorrer. 


Cenografia e fugurinos



Eles são explorados de uma forma para trazer personalidade aos personagens e ambientes onde as ações ocorrem (casas, quartos ou jardins), mas sem que eles se sobressaiam na narrativa, que é o mais importante na série. 

Percebemos o lado "otaku" da protagonista do sétimo episódio, enquanto no quarto o que predomina é a organização quase surreal de um personagem obsessivo com limpeza. O vazio nos espaços também é presente, como se fizesse menção ao vazio existencial vividos por muitos neste período. 


Críticas sociais

Social Distance, além de debater temas relevantes do isolamento social, ainda aproveitou para realizar críticas sociais importantes, como a abordagem do movimento que ficou conhecido no mundo inteiro com a morte de George Floyd, assassinado por um policial branco em Minneapolis, nos Estados Unidos. Sua morte iniciou uma série de manifestações contra a brutalidade policial com pessoas negras. 

O Black lives matter está presente no final do episódio 7 e em todo o episódio 8. 


Recepção 

A série teve uma aprovação de 55% no Rotten Tomatoes, com uma clasificação média de 6,75/10. 



Crítica



Apesar da série apresentar estórias, elas poderiam ser muito bem histórias, por conta do teor realístico e da ideia dela se propor como uma réplica da vida real. Tudo na série é muito verdadeiro, crível e convincente. Dessa vez a arte imitou muito bem a vida real. 

A série mostra o desafio de adaptação das pessoas no início de tudo, quando não sabíamos do que o vírus se tratava e quanto tempo ficaríamos confinados. Era tudo novo, não tínhamos o costume de utilizar tecnologias de videoconferência com frequência, mas fomos obrigados a entender como funcionava uma live, Zoom e Google Meet. Tivemos que nos aliar a essas ferramentas e plataformas de forma forçada. 

Social distance não possui uma produção extremamente elaborada, mas sim com cenários simples e caseiros e personagens como qualquer um de nós. Talvez esses sejam os maiores acertos da produção: nos identificamos com ela e agimos com empatia a cada estória. Com a série rimos, nos emocionamos, sentimos a dor dos personagens e vibramos com cada um deles. 

O interessante da produção é o fechamento de cada episódio com incertezas, assim como vem sendo a realidade. As estórias não foram concluídas ao final, mas elas continuaram após as câmeras serem desligadas. Elas apenas refletem que não sabemos como será a realidade daqui a um tempo, quando esse vírus acabará, quando o isolamento terá fim, quando deixaremos de usar máscaras e álcool em gel. Tudo é incerto.

Recomendo a série para aqueles que não tem problemas de serem confrontados sobre o isolamento social, já que a realidade já é dura demais para ser vivida. Social Distance possui episódios interessantes e importantes (Alguns mais que outros). Fique agora com o trailer. Até semana que vem com Pandêmicos, a última produção do Serieteners - séries da quarentena (Tudo leva a crer que farei a parte dois com uma nova leva de séries). J-J





 


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Para mim... uma grande novidade!!!
    👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

  2. Acredito que seja uma série muito interessante.
    .
    Abraço
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Adorei a indicação, vou procurar para assistir no final de semana Emerson!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emerson.
    Eu já tinha visto a dica dessa série em outro blog. Mas infelizmente eu não assistiria no momento por ser muito parecida com a realidade que quero fugir o mais rápido possível hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Parece bem interessante. Se eu chegar a assistir, vou ver até ao fim.
    Saudações
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  6. Hello darling. I followed your blog and I hope you will return the follow and comment on the last post.
    Sara Pokorni

    ResponderExcluir
  7. nao conheço mas parece ser entresante obrigada pela partilha bjs saude

    ResponderExcluir
  8. Uma série que adoraria ver! Mas como o meu tempo em pandemia, anda escasso... talvez só consiga assistir, quando tudo isto passar mais...
    Óptima a sugestão! Um grande abraço! Bom fim de semana, estimando que tudo esteja bem aí desse lado!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design