quinta-feira, 2 de julho de 2020

Entre Frames #29: Yummy - Justin Bieber





Hoje é quinta-feira! Dia de que? De Entre Frames! O clipe escolhido para analisar hoje é Yummy, do cantor Justin Bieber. Lançado no dia 4 de janeiro desse ano, conta com 428.037.160 visualizações, 7,9 milhões de curtidas e 1,1 milhões de descurtidas (Muitas descurtidas, né?!). O clipe foi produzido pela OBB Pictures, dirigido por Nick DeMoura, editado por Jordan Taylor e coreografado por Sienna Lalau. 

Yummy se passa totalmente em um restaurante e traz um Justin Bieber de cabelo cor-de-rosa e roupa rosa que se diverte experimentando iguarias e doces, enquanto canta e dança. O clipe dá água na boca, além de divertir as pessoas. As câmeras são dinâmicas e criativas. Os tons do clipe são rosa, pasteis e até mesmo azul. Assista:




Vamos às minhas considerações agora?


Início




O clipe é iniciado com Justin Bieber entrando no restaurante por meio de flashes (0:00 - 0:06), como se ele estivesse indo para um show. Quando chega nas mesas, há músicos com roupas coloridíssimas que tocam música clássica (0:07 - 0:16). A música tocada é nada mais nada menos que o instrumental de Yummy

Gostei do trabalho de produção do restaurante. Ele tem uma veia clássica, mas por outro lado pop. A ideia foi de tornar tudo muito colorido, mas sem ser cafona. Nesse sentido, percebi excentricidades entre Justin Bieber e os demais indivíduos do clipe. Justin Bieber usa um cabelo e roupa chamativos, assim como as outras pessoas. Apesar do colorido das suas roupas, elas não perderam a classe. 

Yummy, por outro lado, consegue captar os sons e barulhos comuns em um restaurante. Entre 0:23 e 0:25 é possível ver o barulho de uma mulher comendo batatas e de pessoas brindando taças. Houve esse cuidado de retratar o modus viventis em um restaurante, tornando tudo real e incrível. 




O provar, degustar, brindar, entre outras ações comuns à um restaurante estão presentes no clipe. Aos 0:36 Justin, por exemplo, conversa e interage com os convidados da mesa e degusta várias iguarias que são servidas. O interessante é perceber e analisar as caras e bocas de Bieber, que parece achar tudo incrível e delicioso. Aliás, o significado de Yummy é gostoso e delicioso (Veremos na parte da letra mais abaixo) e Bieber faz jus à ele, apesar que ele fez a música para sua namorada e a considera deliciosa (Mas veremos isso depois também). 





















Os pratos



Preciso destacar nessa análise os pratos que são servidos no clipe. É tudo (ou quase tudo) tão aparentemente delicioso e colorido que enche os olhos. O que me chamou a atenção é a forma como eles são servidos, sempre com classe e requinte. 

Entre 1:06 e 1:08 é servida uma gelatina verde transparente com pedaços de maçã de uma forma criativa, ou seja, a câmera filma a visão do garçom de levar o prato, que chega "balança", como toda gelatina que se preze faz. 

Já aos 1:18 as sobremesas são filmadas de cima para baixo, valorizando os pratos e lembrando como fazemos para postar comidas em nossas redes sociais. São filmados um bolo confeitado, uma gelatina esquisita com camarão e peixe e mais outra gelatina (Sim! O restaurante serve várias gelatinas no clipe!). As sobremesas chamaram a minha atenção também por serem coloridas e vivas (Falaremos mais disso no tópico estética). 


 


Câmeras


Achei o trabalho de câmeras nesse clipe fenomenal. Elas trouxeram mais dinamismo ao clipe. Em 3 minutos e 50 segundos foram feitos vários movimentos de câmera, tais como: o da câmera girando em 360º;  filmando de cima para baixo e de baixo para cima; e se aproximando e se distanciando dos elementos da cena. Se não fosse as câmeras, o clipe perderia um pouco do seu lado interessante e criativo. 

O movimento em 360º dá uma visão de todo o ambiente e ele ocorre quando Bieber está sentado na mesa (0:27)



Já o de filmar a mesa de Bieber e dos convidados de cima para baixo (1:19 - 1:26) foi inovador e criativo, pois temos a visão das comidas vistas de cima, além de percebemos que os elementos foram dispostos de forma certinha. Há até mesmo um desenho radial e harmônico, se formos analisar. 

O de filmar de fora para dentro e vice-e-versa trouxe (1:28) certa dinâmica, pois a filmagem é rápida, criando até mesmo borrões quando eu fui salvar os frames, de tão rápido que é. 

O auge desse dinamismo é entre 1:34 e 1:45 quando há vários movimentos simultâneos. Em poucos segundos, a câmera sai de dentro pra fora, se aproxima de Bieber, filma de cima para baixo e sai de dentro para fora de cima. 

Os movimentos de câmera também deixaram as cenas alinhadas simetricamente e até mesmo alinhadas à esquerda e direita, quando filmou de cima para baixo. 




Não posso deixar de destacar também os frames entre 1:49 e 1:59, quando a câmera mais uma vez é dinâmica e se movimenta pelos convidados da mesa. Ela foca em seus pratos, rostos e até mesmo em suas expressões durante as degustações. Percebi que a câmera filmou de forma "quadrada" e "certinha". 





Planos



O cinegrafista trabalha com planos também, geralmente até com três. Como exemplo destaco o frame 0:25 que apresenta a mesa com taça e talheres no primeiro, enquanto as pessoas brindam no segundo e o restante do restaurante fica em terceiro plano. O outro momento, já até foi comentando nesse texto, é quando o garçom leva a gelatina verde até uma das mesas. O carrinho com a gelatina, talhes e taça d'água está em primeiro, enquanto as mesas em segundo e o restante do cenário em terceiro. 





Simetria e centralismo


Algo que sou apaixonado é pela simetria e centralismo (Claro que também amo a assimetria, né?!). Eles aparecem em vários momentos do clipe, mas destaco o frame 1:46 quando Bieber está centralizado na mesa (Nem tão centralizado assim!), havendo harmonia entre os elementos, seja entre pratos de comidas e até mesmo as janelas do fundo! 



Não posso deixar de destacar também o frame 1:28, quando Justin está sentado com seus convidados no meio da mesa e a quantidade de elementos à direita, é a mesma à esquerda. Podem perceber: à esquerda tem uma janela e um pouco do cenário e à esquerda a mesma coisa! O que me chama a atenção nesse frame também é a disposição dos pratos na mesa. É tudo tão encaixadinho e perfeito que dá gosto pra ver!




O mesmo ocorre no frame abaixo. 





Detalhes

Yummy é cheio de detalhes, como de um gato (UM GATO?!) que caminha pela MESA DE REFEIÇÕES. Mas resolvi destacar apenas dois.

São lindos os frames que dão closes em duas bocas comendo quitutes e a reação após a degustação (2:09). Por mais que você possa não gostar de morango e bolo (Existe alguém no mundo que não goste?!), você fica salivando de ver essas cenas!




O segundo detalhe é quando Justin faz um movimento com a mão no mesmo instante em que as luzes do restaurante piscam (1:32). A sincronia em que isso acontece é perfeito! 





Coreografia




A coreografia do clipe ao mesmo tempo que é simplista, é contagiante. No bom estilo hip hop e trap, Justin coloca todo mundo para dançar e remexer seus corpos. A coreografia, que é iniciada aos 2:12, tem muitas mãozinhas levantadas e remelexos de ombros.

O clima esquenta quando a luz do ambiente é diminuída (2:39 - 2:51). O ambiente fica mais romântico e dançante, com belas mulheres que jogam toalhas coloridas e aparecem de costas. 




A paleta de cores que era rosa e em tons pasteis, se transforma para uma azulada a partir do momento em que as luzes são desligadas (2:52). Bieber sobe numa mesa e continua sua coreografia (3:05). 


Estética



Yummy é um clipe coloridaço, como viram nesse post, mas seus principais tons são o rosa, azul e tons pastéis. Até mesmo quando os tons do clipe são azulados, há diversos elementos em rosa que contrastam muito bem com o clipe, como a roupa e o cabelo de Bieber e as luzes rosa que saem das janelas. 

Há um contraste interessante entre o azul e o rosa. O azul no clipe aparece como uma cor fria, serena e convidativa; enquanto o rosa como uma cor quente, "açucarada" e alegre. O azul, como viram no tópico anterior, deixou o clima mais intimista e sexy, já o rosa divertido e alegre.


O fim



O clipe é finalizado no estilo de fim de festa (Também, depois de tanta coreografia e dança, né?!), somente com Justin Bieber, alguns convidados e o garçom servindo (3:31 - 3:41). 

O frame final foca em um prato de bolo com a imagem de Bieber criança (3:42 - 3:50). 




Letra

Yummy tem uma letra simplista e digamos que Justin Bieber foi preguiçoso ao escrevê-la. Muitos a criticaram e disseram que ela é genérica e não lembra muito a qualidade do último disco do cantor (Purpose, 2015). A letra é chatíssima (Ao contrário do clipe) e repetitiva. Yummy é o som de quando a pessoa come uma coisa saborosa (igual a gente fala nhami nhami). No caso da música, ele fica falando que a pessoa tem aquele "yummy", aquela coisa que faz com que ela seja "gostosa" e digna de saborear. A ideia do JB no restaurante provando vários pratos provavelmente indica que ele provou, prova ou vai provar "muitos pratos".

Ela é uma homenagem a Hailey Bieber, esposa do músico. Bieber compara-a à uma comida, por ser deliciosa e apetitosa, ou seja, em meio a um jantar, Bieber dança e canta sobre o quão ''gostosa'' é sua ''babe''. Destaquei alguns trechos:

"Yeah, you got that yummy-yum
That yummy-yum, that yummy-yummy"
(Sim, você tem esse jeito delicioso
Esse jeito delicioso, esse jeito delicioso-delicioso)

Essa é uma parte que repete a exaustão.


"Bonafide stallion
It ain't no stable, no, you stay on the run
Ain't on the side, you're number one
Yeah, every time I come around
You get it done (You get it done)"
(Um garanhão genuíno
Sem estabilidade, não, continue fugindo
Você não está de lado, você é a número um
Sim, sempre que eu chego
Você acaba com isso (Você acaba com isso))

O trecho fala que o homem é um garanhão (uma raça pura de cavalo) e que "fica no corre", não fica parado.


"Fifty-fifty, love the way you split it"
(Cinquenta-cinquenta, amo o jeito como você divide isso)

Bieber divide a conta meio ao meio com a amada HAHAHA!


"Hundred racks, help me spend it, babe
Light a match, get litty, babe
That jet set, watch the sunset kinda of, yeah, yeah
Rollin' eyes back in my head
Make my toes curl, yeah, yeah"
(Centenas de notas, me ajude a gastar, amor
Acenda um fósforo, se aconchegue, amor
Do tipo viajando, assistindo ao pôr do sol, sim, sim
Revirando os olhos por dentro
Me arrepie até os dedos dos pés, sim, sim)

O trecho fala de esbanjar e ostentar.


Música

O ritmo é hip hop e trap e tem várias batidas de sintetizadores que vão subindo até chegar no refrão. 

Esse foi o Entre Frames de hoje. Gostaram? J-J















Por: Emerson Garcia

23 comentários :

  1. Puxa que análise bem detalhada, parabéns! Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Menino rebelde que tem o mundo a seus pés. E milhões de euros...também.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Que analise detalhada e super interessante, eu adorei

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Tinha escutado falar do clipe, mas ainda não tinha assistido. Gostei de ver ele com a sua análise.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Muito legal sua análise do vídeo do cantor.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Gracias por el articulo pero no soporto a ese cantante. Te mando un beso y buen fin de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim ele era insuportável quando criança. Agora até que gosto dele.

      Excluir
  7. Olá, Emerson.
    Eu nem sabia que ele ainda era cantor hehe. Gosto bastante dessa coluna.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gosta dessa coluna. Ela acontece de 15 em 15 dias, sempre às quintas-feiras.

      Excluir
  8. adoro essa música haha mas ainda não tinha visto o clipe
    adorei sua resenha detalhada

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  9. Oi Emerson, tudo bem?
    Acho bem legal a tua análise dos clipes!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por saber que gosta das minhas análises. Elas dão trabalho mas eu amo fazê-las.

      Excluir
  10. Não gosto dele, então nem acompanho seus clipes. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente não curto o cantor, mas adorei o post. Muito bem desenvolvido.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leyanne. Faço um rascunho mental de como quero que os posts fiquem.

      Excluir
  12. Olá, como vão as coisas?

    Apesar de não curtir muito o Justin, o admiro como artista. Achei bem interessante a análise que você fez do clipe.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre me surpreendo com suas análises, muito detalhadas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  14. Uma análise bem interessante sobre o menino rebelde.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Gosto da música mas nunca tinha visto o clip. Sua análise ficou ótima.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  16. quando o assunto é música, sou a mais por fora ever. não conheço essa música. mas excelente post.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design