quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Pulmão do mundo em perigo



Tudo carece de importância quando arde em chamas os pulmões do nosso planeta. Enche-me de raiva saber que já são 16 dias e somos poucos no mundo que estamos cientes disso. Por isso devemos compartilhar com todos. 

Devemos entender muitas coisas e aprender com essa tragédia que continua a avançar a cada dia com mais fúria. Senhores, o que fazemos pelo nosso planeta? Qual a nossa contribuição diária para este ecossistema que tanta bondade nos dá? 

Me parte o coração quando vejo essas imagens da selva amazônica brasileira. O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPS) denunciou um total de 72.843 incêndioso que representa um aumento de mais de 80%, em comparação com o mesmo período de 2018, 52,5%. A destruição do Amazonas avança para um estádio e meio de futebol a cada minuto.





O Amazonas é conhecido como os pulmões do planeta, uma vez que produz 20% do oxigênio na atmosfera terrestre. Ele é considerado vital nos esforços atuais para travar o aquecimento global e também abrigar inúmeras espécies de flora e fauna, com cerca da metade de tamanho dos Estados Unidos. Ele é a maior floresta tropical do planeta. Copernicus, um programa de observação da Terra na União Europeia, publicou um mapa que mostra a fumaça do incêndio que chega até a Costa Atlântica do Brasil. Se tivéssemos algum senso comum isso deveria doer mais do que nos doeu o incêndio de Notre Dame.

Essa situação mostra-nos que as devastadores consequências de intervir em um ecossistema tão complexo e frágil (mesmo que pensemos ao contrário), a sua própria regulação permitia apagar os incêndios naturalmente. No entanto, devido ao desmatamento produzido principalmente pelo  parcelamento de terras para agricultura, pecuária e mineração, as secas são cada vez mais frequentes. 



Se queremos mesmo uma mudança e que isso não continue acontecer devemos estar conscientes da nossas ações. Nos questionar de onde vem a nossa comida? A madeira que usamos para os nossos móveis? A carne que consumimos? Temos de tomar  responsabilidade nisto e não como uma realidade alheia a nós. A Amazônia precisa da vontade de esforços de todos os países para que continuemos a ter esse pulmão, pois sem ela não poderíamos respirar. A natureza vive bem sem os seres humanos, mas para viver os seres humanos precisam da natureza. Os últimos acontecimentos nos obriga a ter consciência de que estamos saturando o planeta e que não temos um reserva. Defender o meio ambiente é defender toda a vida na Terra, incluindo a nossa. J-J

#PrayforAmazon #Juntospodemosajudaroplaneta


Por: Iago Garcia

8 comentários :

  1. Um dia quando não existir mais oxigénio vão lamentar-se, por agora os interesses são outros
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Em verdade te digo…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que devemos nos posicionar e mostrar as pessoas que elas estão acabando com o nosso planeta.

      Excluir
  2. Obrigada por esse post, me incomoda demais algumas pessoas não pensar nisso ou achar normal

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me incomoda demais também as pessoas que só pensam nelas mesmas, por isso eu faço de tudo para ajudar o nosso planeta.

      Excluir
  3. Infelizmente vão destruir tudo, até chegar o momento de não haver mais oxigênio. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos abrir os olhos dessas pessoas gananciosas que só pensam nelas mesmas.

      Excluir
  4. É triste. Quem busca o lucro fácil ao fazer isto, esquece-se de que se quer viver mais uns aninhos de vida, precisa de oxigénio. O dinheiro compra tudo, mas não compra o essencial. Quando os poderosos entenderem isso, pode já ser tarde demais...

    Era bom que todos os membros da sociedade fizessem a sua parte pelo Mundo. De nada adianta as pessoas se lamentarem, se continuarem a jogar lixo no chão, poluírem os oceanos e por aí fora.

    Sei que muitas coisas não depende só da gente. Isso é muito verdade. Mas se todos, enquanto sociedade, fizermos um bocadinho, muitos bocadinhos juntos farão alguma diferença no futuro!

    Que os céus tenham piedade da Terra e façam chover e bem sobre as zonas devastadas e ainda a serem consumidas pelo fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as pessoas estão cegas por causa do poder e a ganância. Elas não enxergam que estão destruindo o único planeta que temos para habitar.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design