quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Pulmão do mundo em perigo



Tudo carece de importância quando arde em chamas os pulmões do nosso planeta. Enche-me de raiva saber que já são 16 dias e somos poucos no mundo que estamos cientes disso. Por isso devemos compartilhar com todos. 

Devemos entender muitas coisas e aprender com essa tragédia que continua a avançar a cada dia com mais fúria. Senhores, o que fazemos pelo nosso planeta? Qual a nossa contribuição diária para este ecossistema que tanta bondade nos dá? 

Me parte o coração quando vejo essas imagens da selva amazônica brasileira. O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPS) denunciou um total de 72.843 incêndioso que representa um aumento de mais de 80%, em comparação com o mesmo período de 2018, 52,5%. A destruição do Amazonas avança para um estádio e meio de futebol a cada minuto.





O Amazonas é conhecido como os pulmões do planeta, uma vez que produz 20% do oxigênio na atmosfera terrestre. Ele é considerado vital nos esforços atuais para travar o aquecimento global e também abrigar inúmeras espécies de flora e fauna, com cerca da metade de tamanho dos Estados Unidos. Ele é a maior floresta tropical do planeta. Copernicus, um programa de observação da Terra na União Europeia, publicou um mapa que mostra a fumaça do incêndio que chega até a Costa Atlântica do Brasil. Se tivéssemos algum senso comum isso deveria doer mais do que nos doeu o incêndio de Notre Dame.

Essa situação mostra-nos que as devastadores consequências de intervir em um ecossistema tão complexo e frágil (mesmo que pensemos ao contrário), a sua própria regulação permitia apagar os incêndios naturalmente. No entanto, devido ao desmatamento produzido principalmente pelo  parcelamento de terras para agricultura, pecuária e mineração, as secas são cada vez mais frequentes. 



Se queremos mesmo uma mudança e que isso não continue acontecer devemos estar conscientes da nossas ações. Nos questionar de onde vem a nossa comida? A madeira que usamos para os nossos móveis? A carne que consumimos? Temos de tomar  responsabilidade nisto e não como uma realidade alheia a nós. A Amazônia precisa da vontade de esforços de todos os países para que continuemos a ter esse pulmão, pois sem ela não poderíamos respirar. A natureza vive bem sem os seres humanos, mas para viver os seres humanos precisam da natureza. Os últimos acontecimentos nos obriga a ter consciência de que estamos saturando o planeta e que não temos um reserva. Defender o meio ambiente é defender toda a vida na Terra, incluindo a nossa. J-J

#PrayforAmazon #Juntospodemosajudaroplaneta


Por: Iago Garcia

4 comentários :

  1. Um dia quando não existir mais oxigénio vão lamentar-se, por agora os interesses são outros
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Em verdade te digo…

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por esse post, me incomoda demais algumas pessoas não pensar nisso ou achar normal

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente vão destruir tudo, até chegar o momento de não haver mais oxigênio. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É triste. Quem busca o lucro fácil ao fazer isto, esquece-se de que se quer viver mais uns aninhos de vida, precisa de oxigénio. O dinheiro compra tudo, mas não compra o essencial. Quando os poderosos entenderem isso, pode já ser tarde demais...

    Era bom que todos os membros da sociedade fizessem a sua parte pelo Mundo. De nada adianta as pessoas se lamentarem, se continuarem a jogar lixo no chão, poluírem os oceanos e por aí fora.

    Sei que muitas coisas não depende só da gente. Isso é muito verdade. Mas se todos, enquanto sociedade, fizermos um bocadinho, muitos bocadinhos juntos farão alguma diferença no futuro!

    Que os céus tenham piedade da Terra e façam chover e bem sobre as zonas devastadas e ainda a serem consumidas pelo fogo.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design