quinta-feira, 11 de abril de 2019

Entre Frames #11: Terremoto - Anitta e Kevinho







No Entre Frames dessa semana analiso o clipe Terremoto, de Anitta e Kevinho. A produção foi lançada em 1º fevereiro desse ano e foi um dos hits do carnaval. O clipe já obteve 121 milhões e 500 mil visualizações, 1,7 milhões de curtidas e 218 mil descurtidas. Ele foi produzido pela Barry Produtora, dirigido por João Papa (direção e fotografia) e dirigido artisticamente por Belissa Bagiani. O clipe é uma releitura de I'm still in love de Sean Paul. 

Terremoto apresenta um ritmo envolvente, esteticamente tem suas peculiaridades e possui diversas paletas de cores. Assista-o:





Em mais de 2 minutos e meio de clipe pude observar diversos pontos que discorro logo abaixo.


Início e término



A abertura do clipe consiste em um retângulo que se abre aos poucos (Primeiro um retângulo fininho, outro mais grosso, até formar um onde se passa o clipe). Isso ocorre em seis segundos (0:00-0:06).




No final é utilizado esse mesmo recurso, mas dessa vez fechando a tela (2:24).


Estética do clipe


O clipe contém 3 estéticas diferentes: a primeira com cores quentes (amarelo, laranja, amarelo queimado - 0:00 - 1:21); a segunda com cores frias e neutras (branco, cinza, preto, grafite, azul e rosa bebê - 1:22 e 1:27); e a terceira que mistura tons frios e quentes (amarelo, rosa pink, verde oliva e vinho - 1:28).

A composição dessas paletas variam de cores e acessórios dos cantores (bonés, pulseiras, panos no pescoço e na cabeça), de cenários (quadros e paredes), até almofadas coloridas.

O clipe é bem solar e acredito que isso se deva ele ser lançado durante o verão 2019. As cores combinam bastante com o ritmo dançante e para cima. 


Alinhamentos e formas geométricas








Visualmente é um clipe que trabalha muito com formas geométricas, principalmente quadrados e retângulos, tornando-o harmônico e sem muitas invenções, exceto em trechos em que os protagonistas são alinhados de forma transversal (0:17 e 2:16).








É um clipe bem chapado e retangular. Há retângulos nas verticais (0:33 e 0:34); objetos quadrados e retangulares -almofadas, cama, espelho e quadros (1:28). O vídeo é organizado com linhas, formas e blocos de mesmo tamanho e espessura, ora alinhados lado a lado, ora sozinhos (1:23 0:43). Os cantores se apresentam dentro dos retângulos simetricamente (2:18) e/ou à direita/esquerda. Em alguns trechos o retângulo deixa de ser horizontal e passa a ser vertical (1:51). 










Câmera e enquadramento




A câmera sempre capta imagens de forma fixa, com alternâncias entre campos abertos e fechados e pouca inventividade. Os protagonistas quase sempre aparecem centralizados (0:55 e 1:13) e com seus bustos focalizados (2:20), alinhados na transversal ou localizados à esquerda e direita da tela. 





O enquadramento focalizou a bunda da Anitta por várias vezes (0:52 e 1:08), assim como os bustos dos cantores (0:53 e 1:15). 



Detalhes


Apesar de ser um um clipe de pouca criatividade e poucos minutos, pude observar diversos detalhes que não passaram desapercebidos por mim. Listo-os abaixo: 

- Anitta tem o bronze de biquini (0:39)




- Pequenos objetos amarelos ganham a cena - cinto, pulseira e salto da Anitta e cinto, luva e pano na cabeça de Kevinho (0:43)

- Anitta faz uma espécie de X com as mãos cruzadas (1:45)


- Kevinho usa uma corrente com um "R". Será que é uma homenagem para a mãe ou a namorada?





 - Anitta usa um shortinho com 10 escrito. O que será que o algarismo significa? (1:59)





Cores

As cores nesse clipe, como falado, possuem um protagonismo e importância considerável. O amarelo, laranja e amarelo queimado são contrastantes entre si, mas também cores associativas. 

Pude perceber aos 0:43, por exemplo, que elas se alternam na roupa e acessórios da Anitta e com o fundo da tela (amarelo). Há a seguinte ordem de cores nessa parte: LARANJA - AMARELO - LARANJA - AMARELO - LARANJA - AMARELO




Por outro lado, as cores pretas das roupas dos cantores contrastam muito bem com o fundo amarelo. Aprendi, em um livro que li, que se você quer fazer contrastes é só utilizar o preto e o amarelo. Ele é tão visível que até mesmo a cor da palavra "Kevinho" na blusa do cantor é amarelo, contrastando com sua cor. 

Já aos 1:29 percebi que Anitta utiliza uma camiseta rosa escrito 85 nas cores rosa, amarelo pastel e azul que combinam com a ambientação da cena que possui essas mesmas cores. 


Os passinhos e coreografia


Terremoto não possui uma coreografia cativante e criativa. Há somente o balançar de mãos, de pernas e da bunda, mas nada que realmente chame a atenção. Como destaque está o momento que Anitta caminha para a direita movimentando suas pernas e fazendo um "passinho" (0:43); quando a câmera focaliza nos pés de Kevinho e nos passos que realiza (1:53); e quando a cantora faz uma espécie de quadradinho com a bunda (2:00 e 2:08). 




O clipe possui muita sincronia entre os passos e o toque da música. Como exemplo enfatizo a cena  da bunda de Anitta que se converge com o toque da música em 2:11












Dentro e fora da TV







Na metade, em determinado momento do clipe, percebe-se que as cenas apresentadas e encenadas estão "entubadas", ou seja, dentro de uma TV antiga de tubo (1:21). Em um primeiro momento a câmera sai da TV, mostrando o aparelho e os quartos de Kevinho e Anitta (1:18). Ao final (1:43) acontece uma inversão, saindo da cena nos quartos e indo para dentro da televisão com frames dos cantores dançando em quadrados laranjas com o fundo amarelo.




Apesar do clipe ser uma releitura, achei esse recurso interessante. É como se existisse duas realidades diferentes: uma dentro da tela e outra fora dela. Isso leva aos questionamentos do que seria realidade, ou não, no clipe. Será que o que acontece na TV é uma invenção e encenação e o que acontece fora é a realidade? Aliás, o que é ficção e realidade no produto? 


Referências


O clipe apresenta muitas referências retrôs, como a TV de tubo, blusa com números, livros e até mesmo um quadro de um lutador de artes marciais (1:23) - seria este o Jackie Chan?! Não posso afirmar com certeza, mas o moço do quadro se parece muito com ele. 

Além dessas, há outras que dizem respeito aos primeiros anos da década de 2000, que é quando esse clipe e I'm still in love with you se passam. 

Os produtores de Terremoto se inspiraram na moda, look e tecnologia de 2002 para criá-lo. Naquela época estavam na moda modelos de calças mais folgadas, brincos de argola, bonés aba reta, estampas com logos, sapatos de plásticos e transparentes, tudo bem retratado em ambos os clipes. O stylist André Philipe explica sobre a composição de tudo isso:

"Fomos à procura de materiais e métodos para deixar as peças com o mesmo acabamento. Refizemos estampas, fontes, cores e efeitos. As coisa que adaptamos foram alguns materiais para deixá-los mais confortáveis para dançar".



Palavra tracejada



Aos 2:30 há uma espécie de conserto nos caracteres. Riscou-se a palavra directed (dirigido) e colocou-se em seu lugar a remade (refeito), que mostra que na verdade o clipe não foi DIRIGIDO por tal pessoa, mas REFEITO - a partir de um anterior - por tal pessoa. 


Homenagem





O clipe é finalizado com uma tela preta com inscrições em homenagem ao cantor Sean Paul (2:26). A frase em inglês diz o seguinte:

"Thank you Sean Paul"


A produção visual é uma homenagem ao clipe lançado em 2002 (Divulgado no Youtube em 2009) e é praticamente uma cópia dele. 


Terremoto vs. I'm still in love with you


Terremoto é literalmente uma réplica de I'm still in love with you, sem tirar nem por. Separei alguns frames de ambos os clipes idênticos:































As referências, paletas de cores, figurinos, danças em estúdio, interações entre os cantores, posições e enquadramentos são semelhantes entre si. Desse modo, Terremoto não apresenta nenhuma novidade e criatividade. A única diferença entre os clipes é o seu ritmo. Terremoto possui um ritmo de funk, enquanto I'm still in love with you um romântico, de balada. 

A ideia do remake surgiu mais de um ano atrás, mas demorou para ser lançado por uma série de motivos, de acordo com Anitta. O clipe foi produzido em mais de 14 horas de gravação

Assista ao clipe original:





Letra

A letra é simples e possui seis estrofes, sendo que o refrão é repetido por várias vezes e tem estrofes que são faladas e uma que é no ritmo de rap. A letra tem a parte cantada por Kevinho e outra por Anitta. Há trechos na terceira e primeira pessoa, além de várias rimas. Fique com um trecho: "Quando ela desce, é igual terremoto Ela senta e não para, ela toca o terror Quando ela desce, é igual terremoto Ela senta e não para, toca o terror".

Considero a letra de Terremoto mais interessante que a de Jenifer (já falada aqui).


Música

















Um funk dançante com várias batidas e "barulhinhos", como diz a Thaynara OG. A melodia é envolvente, mas repetitiva.


Esta foi a minha análise desse clipe. Gostaram? Até a próxima! J-J

















Por: Emerson Garcia

21 comentários :

  1. Não é novidade focar a bunda da Anitta kkkkk so queria dançar igual ela. O clipe é homenagem né ao um cantor americano mas não deixa de ser breguinha rs

    Beijos Pâm Sensato
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  2. Não tinha visto ainda, e confesso não ser minha música preferida, rs, mas curti o estilo do clipe.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi JJ
    Muito geométrico esse clip e com cores do fogo a dominar a música não conheço!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Há muitos quadrados e retângulos no clipe. É um clipe com bastante cores quentes. Você reparou bem.

      Excluir
  4. Acho interessante quando pessoas como voce, observam coisas a quais não me atento. Gosto de aprender!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aqui com a tentativa de ensinar e de trazer informação para os leitores.

      Excluir
  5. Legal a análise da música, mesmo com alguns pontos positivos não tive muito interesse de ver não gosto muito de Anita e nem de funk.
    As fotos deu uma impressão de clip gringo e nem precisava muito de analogia pra saber que é de pouca criatividade esse tipo de música e clip hahahahah' #zoeira

    Bom final de semana Eq JJ

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. As semelhanças são bem visíveis.
      Bom final de semana pra você também.

      Excluir
  6. Achei super interessante a analise

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da analise
    Interessante post
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - A bem ou a mal

    ResponderExcluir
  8. I love this song. Anitta is making some awesome summer hits.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  9. Sua análise está ótima. Mas não curto o som, então esse clipe eu passo.

    Beijo!
    Cores do Vício


    ResponderExcluir
  10. This song looks such a fun :) Nice Post! Have a great day!
    Allurerage
    Rampdiary

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design