segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Registrado nº 4: Tela Quente – de tapa-buraco a principal sessão de filmes da Rede Globo




Em 2018, a Tela Quente completou 30 anos. | Rede Globo 

A quarta edição do Registrado é dedicada a contar um pouquinho da história da Tela Quente – sessão de filmes exibida todas as segundas-feiras na Rede Globo de Televisão. Nem sempre foi assim: o programa existia inicialmente para preencher um horário que fora ocupado por um dos maiores humoristas do Brasil. Hoje é a principal sessão de filmes da emissora carioca.

Conheça outros textos do REGISTRADO!
O Blecaute que tirou do ar a TV Globo em Pernambuco [1]
Os 80 anos do Grupo Bandeirantes [2]
A origem do tema de fim de ano da Globo [3]


RIO DE JANEIRO, BRASIL, finais do ano de 1987: No fim deste ano o humorista José Eugênio Soares (Jô Soares) cada vez mais alimentava o sonho de apresentar um talk show. Jô tinha o programa de humor Viva o Gordo desde 09 de março 1981 [4] que ia ao ar todas as segundas-feiras depois da Novela das Oito (atual Novela das Nove) por volta das 21h10.

O então vice-presidente de Operações da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) vetou a ideia, pois seria impossível por variados motivos entre os quais tinha a grade de programação da emissora. Mas não faltaram ensaios para que a visão de Jô se concretizasse. Tudo relatado em seu livro publicado em 2011: [5]

“O Jô queria fazer um talk show de segunda a sexta, o que seria impossível, mas queria a garantia de que entrasse no ar, no máximo às 23h30. [...] Foi para o SBT onde lançou dois programas: o ‘Veja o Gordo’ e o ‘Jô Soares Onze e Meia’, que ganhou logo o apelido de ‘Jô a qualquer hora’ porque daria para contar nos dedos os dias em que ele entrou realmente, no horário, conforme previsto no contrato. [...]”


Fac-símile do artigo de Jô Soares em 30/4/1988. | Jornal do Brasil


Resumo do resumo: Boni não queria dar um programa no horário que Jô Soares queria. Houve brigas, ameaças e coisas impublicáveis. Jô trocou a Rede Globo pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), onde ficou de 1988 até 1999. Durante a cerimônia de entrega do Troféu Imprensa em 1988, no qual recebeu o prêmio de melhor programa humorístico de 1987, Jô Soares leu seu artigo publicado no Jornal do Brasil em 30 de abril:






De tapa-buraco para vitrine de filmes de sucesso


O Ano de 1988 no SBT tinha o Jô Soares como sua nova contratação de sucesso. Na mesma segunda-feira o humorista apresentou o Veja o Gordo e diariamente o Jô Soares Onze e Meia – este último que não tinha hora certa para entrar no ar apesar do nome. A Globo preparou no mesmo período uma sessão de filmes de sucesso na época e inéditos na televisão.

O nome da sessão: Tela Quente. Ao menos um mês dedicado em exibir filmes blockbusters (filmes arrasa-quarteirão) em horário nobre e em confronto direto com o ex-empregado da Globo. O resultado foi alcançado. Segundo nas próprias palavras de Boni em seu livro, a Tela Quente “incinerou” o Jô. A nova atração das segundas-feiras da emissora deu certo e veio para ficar até os dias atuais.












A Tela Quente se consolidou como exibidora de filmes de sucesso e qualidade. Naquela época sem a popularização de videocassetes, internet e Netflix a solução para assistir aquele filme era se programar para ver naquele dia de segunda-feira depois da novela. Se perder, perdeu mesmo. Quiçá passava de novo na Sessão da Tarde, Temperatura Máxima ou Corujão.

O filme Batman (original: Batman) lançado nos cinemas em 1989 tinha sido prometido para ser exibido em 1991, mas só foi lançado na TV na semana do Natal de 1992. Sim, pessoal, os filmes que passavam na telona demoravam anos e anos para serem exibidos na telinha de casa. E não se espante, por que de 1989 até 1992 era “rápido” aos padrões da época. Assista!







Vinhetas de abertura da Tela Quente


Evolução do logotipo da Tela Quente. | Rede Globo


A vinheta da Tela Quente consistia até 2016 num feixe que atingia as seis telas que formava as letras “E”, que formava o nome do programa. Tinha explosões e calor num fundo escuro. A atual vinheta de 2016 seguiu a atual cor esbranquiçada da marca da Rede Globo em vigor desde 2014.






A primeira vinheta não tinha a música tema que conhecemos, mas durou apenas no ano de 1988.







E quem não se lembra da trilha de oferecimento da Tela Quente? Ela, ao lado de sua equivalente exibida aos sábados, o Supercine, colocava ao ar o anunciante depois da vinheta e antes do filme começar.






CD da Tela Quente, homenagens e a questão do streaming


Trilha sonora da Tela Quente lançada em 1999 | Mercado Livre


Em 1999, a Som Livre – gravadora pertencente ao Grupo Globo – lançou uma trilha sonora com tema de filmes famosos como Um lugar chamado Notting Hill, Batman eternamente, Titanic e Star Wars. [6]

Em 12 de novembro de 2018, a Tela Quente exibiu o filme O Espetacular Homem-Aranha 2: a Ameaça de Electro (original: The Amazing Spider-Man 2: Rise of Electro) em homenagem ao escritor Stan Lee – morto no mesmo dia citado. 






Com a vinda das plataformas de streaming, o Grupo Globo se prepara para competir com seus concorrentes como a Netflix, por exemplo. Para promover seu catálogo de filmes, séries e outras produções a Rede Globo usa a Tela Quente como atrativo promocional. Sua primeira experiência foi o anúncio da série exclusiva estrangeira The Good Doctor e a nacional Ilha de Ferro:












O futuro da Tela Quente


O modo de exibição dos filmes mudou bastante desde 1988. Se antes precisava esperar de quatro até sete anos para ver um filme inédito na TV, em nossos dias precisamos no mínimo ter um smartphone para ver aquela obra cinematográfica que saiu do forno há poucos segundos.

Os apocalípticos decretam até o fim absoluto da TV, mas se um programa como o Encrenca (RedeTV!) existe por causa da internet, por que decretar – sem reflexão – o fim dos filmes na telinha do televisor? As exibições das produções originárias do streaming, junto com a repercussão nas redes sociais mostram que a Tela Quente, por exemplo, tem muito futuro pela frente com garantia de audiência.

A reclamação dos telespectadores em relação aos cortes da Globo no filme Animais Fantásticos e Onde Habitam (original: Fantastic Beasts and Where to Find Them) [7] exibido em 07 de janeiro de 2019 comprova que a Tela Quente conta com grande prestígio com direito a hashtag #AnimaisFantásticosNaGlobo.

Enquanto a Globo manter a Tela Quente como sua principal vitrine de grandes filmes e evitar repetições não haverá motivos para tirá-lo da grade de programação. 

Resgatado, publicado e REGISTRADO! J-J






Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

35 comentários :

  1. Gostei de ler
    Boa semana
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Filmes mais positivos que existem!!...

    ResponderExcluir
  2. Não sabia como havia sido criado esse programa. Mas confesso que detesto esse canal. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijo para você também, Pathy. Obrigado por comentar. [L.Y.]

      Excluir
  3. Eu não fazia ideia que tinha toda uma história por trás, muito interessante saber disso, adorei a evolução dos logotipos (me lembro de alguns)
    Beijos
    www.opsquerida.com.br
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Beijos para você também, Angel. De tantas sessões de filmes, a "Tela Quente" tem História com H por sua importância na programação da TV. [L.Y.]

      Excluir
  4. Bom conhecer mais, gostei! Eu assistia antes de ter tv a cabo, agora não vejo mais, mas meus pais que são antigos eles não perdem um!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Hábitos diferentes? Que interessante, Simone. [L.Y.]

      Excluir
  5. Muito interessante!
    http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Beijo para você também, Anna. Fico feliz por gostar de meus posts. [L.Y.]

      Excluir
  7. Quando eu era criança, assistir Tela Quente fazia parte da nossa programação semanal e não perdíamos nenhum. E tinha que prometer que não ia dormir no meio do filme ou acordar tarde pra escola kk Agora é netflix ou filmes online o dia inteiro, acabo só vendo Tela Quente quando é um grande sucesso mesmo, como Animais Fantásticos.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Um beijo para você também, Stephanie. Agora é o público que decide ver o filme que deseja quando quer. [L.Y.]

      Excluir
  8. Muito legal. Gosto muito da história da TV brasileira =)

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Beijinhos para você também, Nathália. Que bom você ter o mesmo bom gosto que tenho: o da história da televisão brasileira. Tanto os quadros "Eu vi" e o "Registrado" são a forma carinhosa que faço para compartilhar minha admiração pela TV. Obrigado por comentar. [L.Y.]

      Excluir
  9. Hey Layon! Tudo bem?
    Eu adorava assistir Tela Quente na minha infância.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Obrigado por comentar, Thamiris. Creio que foi o Emerson (dono deste blog) que foi lá comentar no seu blog. Vou visitá-lo também. [L.Y.]

      Excluir
  10. Confesso que não sabia da história de como foi criada a "Tela Quente",bem informativo o post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que bacana esse post, curti saber um pouco mais da história do programa
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Adoro o seu aprofundamento e apurações sérias em cada conteúdo. É maravilhosa essa singularidade! Não sabia nem de metade desses detalhes sobre o programa.

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Valeu por este comentário de ouro! Suas palavras me incentivam a ir mais além do que sei. Obrigado! [L.Y.]

      Excluir
  13. Carambaaa, quanta informação incrível. Não sabia de nada disso. Fiquei triste pela treta inicial lá com o Jô, acho ele um artista inteligentíssimo. Ainda bem que depois tudo se resolveu, né? hahaha

    www.estupefaca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Pois é, Filipe. Há coisas que acontecem na vida para melhorar a si mesmos: o Jô saiu da Globo em 1987, formou uma carreira de entrevistador no SBT e voltou em grande estilo à Globo em 2000 com o seu primeiro entrevistado o então patrão Roberto Marinho. Volte sempre! [L.Y.]

      Excluir
  14. Fiquei sabendo de coisas, que desconhecia, completamente, mas tenho alguma desculpa, pke sou Portuguesa. Jô é Jô! Também passou em Portugal.
    Excelente explanação. Você é mesmo jornalista.

    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Obrigado por estar aqui, Céu. Fico feliz por ter portugueses a comentar por aqui. Volte sempre! [L.Y.]

      Excluir
  15. Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Beijo para você também, Teresa. Obrigado por comentar. [L.Y.]

      Excluir
  16. Que bacana, não sabia dessa curiosidade

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design