No último Entre Frames dessa temporada resolvi falar do clipe Apaga a luz da Gloria Groove. Com direção fabulosa e incrível de Felipe Sassi, o curta foi lançado no dia 02 de outubro de 2018 e possui mais de 3 milhões e 500 visualizações. O clipe tem mais de 193 mil likes, contra 3,8 mil dislikes.
O vídeo fala de diversos temas, como: comunidade LGBTQ+, relacionamento abusivo e a realidade das drag queens, tudo isso em quase 4 minutos de clipe cheio de referências, reflexões e discussões. Assista:
Pude observar diversas questões no clipe e quero compartilhá-las com vocês.
Estética do clipe
O clipe é todo ambientado em ambientes retrôs que o deixaram com um aspecto de época. Há, pelo menos, três tipos de fotografias: uma mais avermelhada, uma verde escura e uma azul, que casam muito bem com momentos específicos do vídeo.
Além disso, ele apresenta objetos antigos, como: bancos de lanchonete, Jukebox e abajur antigos. Parabéns por toda equipe cenográfica e direção artística do clipe, em especial Daniel Primo e Diana Balsini.
Paletas de cores
Como falado anteriormente, há três cores principais no clipe: vermelho, verde escuro e azul, que demonstram força, melancolia e tristeza.
A cor vermelha está em momentos alegres e descontraídos, principalmente nas cenas da lanchonete. Há, por exemplo, uma predominância da tonalidade aos 0:11, verificados na roupa e boca da Gloria e na ambientação.
Em um segundo momento, a paleta torna-se em verde escuro (0:34), até chegar na paleta azul, que foi utilizada para os momentos melancólicos/tristes e íntimos/entre quatro paredes. Aos 3:08, Gloria - em um episódio pesaroso - fica sob uma penumbra azul.
É interessante verificar esses contrastes e transições pois eles contam histórias.
Momentos contrastantes
Quase sempre o azul está relacionado à pesar e tristeza e é verificado em momentos que Gloria está em um quarto com seu namorado. Um momento contrastante ocorre entre 1:57 e 2:03. Enquanto Gloria se maquilha e está em frente ao espelho, a paleta de cores é vermelha; quando seu namorado se levanta e sai do quarto, fica azul, em alusão ao momento que a cantora passa. O mesmo acontece entre 2:02 e 2:07 e 2:12.
O azul e o vermelho juntos!
Na parte final do clipe há uma junção do vermelho e azul. Enquanto a ambientação e o carro são vermelhos, a roupa de Gloria é azul.
Apaga a luz!
Quase todas as cenas que acontecem no quarto são na paleta azul. Ou seja, enquanto as luzes estão apagadas. Quando elas se acendem, a paleta de cores volta a ser vermelha.
Isso me fez refletir: há uma mudança de comportamento quando tudo está escuro e quando tudo se clareia. Quando o casal de namorados está na escuridão, o rapaz tem um comportamento; quando na claridade, outro. Isso demonstra a hipocrisia das pessoas quando ninguém está vendo para quando estão em público.
Outra observação é no trecho que Gloria canta "Apaga a luz" e a cena é invadida por um bréu (0:49).
Referências LGBTQ+
Do início ao fim o clipe é cheio de referências à comunidade LGBTQ+, como o broche e a meia de Gloria, além da bandeira no espelho.
Tela embaçada
Em vários frames aparece a Gloria diante de uma janela embaçada, como em 0:21. Esse é um efeito interessante e diferente.
Sinais
Vários sinais e gestos foram capturados por mim no clipe, como:
- Gloria faz um sinal de "afasta pra lá" (0:32);
- No ritmo da música, Gloria estala o dedo (0:46);
- Gloria segura a saia ousadamente (1:44); e
- A cantora faz da bisnaga de molho seu microfone (0:31).
Simetria e assimetria
Em sua maior parte o clipe possui cenas assimétricas, como a partir de 0:37. Mas há também algumas simétricas, quando percebi a paleta de cor vermelha de forma linear aos 1:47 - bancos da lanchonete e patins da Gloria - e quando ela fica simétrica e no meio da tela com um sanduíche (2:31).
Movimentos de câmera
Entre 2:23 e 2:29 a câmera ora se aproxima, ora se distancia. Já a partir de 3:21 até o final as cenas ficam em slow motion, assim como em 2:49.
Razão áurea
Em 2:49 há uma razão áurea entre a Gloria Groove e os objetos da cena (xícara, pernas da cantora e objeto não identificado amarelo).
O relacionamento
Pode-se dizer que Gloria Groove no clipe possui um relacionamento um tanto quanto conturbado e abusivo, já que o rapaz com quem ela mantém um namoro só a assume entre quatro paredes, como ocorre entre 0:42 e 0:57 (Enquanto em público e na lanchonete é como se ela não existisse).
Um relacionamento como esse não funciona e é só de uma via. Uma pessoa se doa mais que a outra, o que acaba ocorrendo um desgaste.
O rapaz pode ser perfilado como um cara que tem medo de assumir um relacionamento com uma drag queen. Seu comportamento é discreto e medroso. Ele é até mesmo capaz de se relacionar com outro cara (2:43), do que com a Gloria. No final, ele se arrepende do que faz e bate na porta casa de Gloria, que não abre (3:28).
Cenas quentes
Apesar do namoro abusivo, o clipe apresenta cenas bem quentes, então é melhor tirar as crianças da sala.
Preconceito
O clipe também aborda a questão do preconceito existente na classe LGBTQ+ e o quão é difícil a aceitação de uma drag queen nesta comunidade. Quando a Gloria se monta, por exemplo, seu namorado a menospreza e sai do quarto.
Em Apaga a luz Gloria aborda a repressão da feminilidade que existe da parte de muitas pessoas e como isso afeta a vida e sociabilidade do homossexual.
Outro relacionamento representado
Além do relacionamento principal, o clipe aborda o lésbico em um pequeno segundo (2:08).
Letra
A letra, brilhantemente, tem tudo a ver com o clipe, pois ambas falam de relacionamentos abusivos. A letra fala que quando a luz é desligada tudo é possível, mas que também quando ela está assim verdades e reflexões são silenciadas. "Apaga a luz e deixa o tempo passar Baby, você não perde por esperar Apaga a luz, não há nada a temer Apaga a luz quando é só eu e você".
Música
A melodia é envolvente e tem ritmo de baladinha.
Espero que tenham gostado do Entre Frames de hoje. Até a próxima! J-J
Por: Emerson Garcia
Interessante e uma boa pesquisa!!! Bj
ResponderExcluirFoi sim.
ExcluirHey Emerson! Tudo bem?
ResponderExcluirJá assisti esse clipe e adoro ele.
Obrigada por comentar lá no blog.
Volte sempre!
~ Blog Misto Quente
~ Siga no Instagram
~ Curta no Facebook
Vou assistir o clipe.
ResponderExcluirBom fim de semana
www.glamour2.com
Ahhh, eu sou muito fã da Glória e tô adorando ver ela invadindo tudo que é espaço! Adorei tua análise, isso das cores mudarem de acordo com o comportamento do namorado dela no clipe faz muuuito sentido.
ResponderExcluirUm beijão,
GABS | likegabs.blogspot.com
Verdade. A Gloria está ganhando seu espaço no cenário musical.
ExcluirSuch an interesting video clip! Love music!!!
ResponderExcluirwww.fashionradi.com
Thanks from comment.
ExcluirA Gloria é realmente uma artista e tanto!
ResponderExcluirwww.blogdodeivy.com
Realmente ela é.
ExcluirMuito legal toda essa análise do clipe!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Obrigado, Monique.
ExcluirGostei muita desta análise!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Grato.
Excluir🌹 olá, tudo bem?! gostei muito do seu ponto de vista sobre o clip. seu blog é encantador. te desejo um domingo glorioso! 🌹
ResponderExcluirObrigado pelo comentário tão acalentador.
ExcluirInteressante... Realmente não esperei que pudesse ter uma análise de clipe
ResponderExcluirinteressante falando até das cores e tudo o mais
Mas confesso que não sou muito fã d Gloria? Mas achei legal a parte técnica que voce apresentou
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Que bom que gostou da análise, Pâm.
Excluirbem interessante :)
ResponderExcluirBeijos
n. // www.fashionjacket.com.br
Não a conhecia e nem a esse clipe, mas gostei da sua análise. Já quero conferir o clipe!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Assista. Ele é bem interessante.
ExcluirExcelente post! Muito interessante.
ResponderExcluirAbraço
Olhar D'Ouro - bLoG
Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam
Obrigado, Rui.
ExcluirOi, td bem?
ResponderExcluirAdoro a produção dos clipes da Gloria e as músicas então... Nem se fala, tudo hits maravilhosos! Acho sensacional quando um clipe é mais que um clipe cheio de referências que nos fazem refletir e apontam problemas tão importantes de ser discutidos e que infelizmente ainda acontecem muito!
Bela análise!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_k8kTcGSDeQ&feature=youtu.be
Que bom que gostou. Grato pelo comentário.
Excluir