quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Entre Frames #10: Apaga a luz - Gloria Groove








No último Entre Frames dessa temporada resolvi falar do clipe Apaga a luz da Gloria Groove. Com direção fabulosa e incrível de Felipe Sassi, o curta foi lançado no dia 02 de outubro de 2018 e possui mais de 3 milhões e 500 visualizações. O clipe tem mais de 193 mil likes, contra 3,8 mil dislikes

O vídeo fala de diversos temas, como: comunidade LGBTQ+, relacionamento abusivo e a realidade das drag queens, tudo isso em quase 4 minutos de clipe cheio de referências, reflexões e discussões. Assista:






Pude observar diversas questões no clipe e quero compartilhá-las com vocês.



Estética do clipe






O clipe é todo ambientado em ambientes retrôs que o deixaram com um aspecto de época. Há, pelo menos, três tipos de fotografias: uma mais avermelhada, uma verde escura e uma azul, que casam muito bem com momentos específicos do vídeo. 





Além disso, ele apresenta objetos antigos, como: bancos de lanchonete, Jukebox e abajur antigos. Parabéns por toda equipe cenográfica e direção artística do clipe, em especial Daniel Primo e Diana Balsini. 





Paletas de cores



Como falado anteriormente, há três cores principais no clipe: vermelho, verde escuro e azul, que demonstram força, melancolia e tristeza. 

A cor vermelha está em momentos alegres e descontraídos, principalmente nas cenas da lanchonete. Há, por exemplo, uma predominância da tonalidade aos 0:11, verificados na roupa e boca da Gloria e na ambientação. 




Em um segundo momento, a paleta torna-se em verde escuro (0:34), até chegar na paleta azul, que foi utilizada para os momentos melancólicos/tristes e íntimos/entre quatro paredes. Aos 3:08, Gloria - em um episódio pesaroso - fica sob uma penumbra azul.  













É interessante verificar esses contrastes e transições pois eles contam histórias.



Momentos contrastantes




Quase sempre o azul está relacionado à pesar e tristeza e é verificado em momentos que Gloria está em um quarto com seu namorado. Um momento contrastante ocorre entre 1:57 e 2:03. Enquanto Gloria se maquilha e está em frente ao espelho, a paleta de cores é vermelha; quando seu namorado se levanta e sai do quarto, fica azul, em alusão ao momento que a cantora passa. O mesmo acontece entre 2:02 e 2:07 e 2:12








O azul e o vermelho juntos!







Na parte final do clipe há uma junção do vermelho e azul. Enquanto a ambientação e o carro são vermelhos, a roupa de Gloria é azul. 



Apaga a luz!


Quase todas as cenas que acontecem no quarto são na paleta azul. Ou seja, enquanto as luzes estão apagadas. Quando elas se acendem, a paleta de cores volta a ser vermelha.

Isso me fez refletir: há uma mudança de comportamento quando tudo está escuro e quando tudo se clareia. Quando o casal de namorados está na escuridão, o rapaz tem um comportamento; quando na claridade, outro. Isso demonstra a hipocrisia das pessoas quando ninguém está vendo para quando estão em público. 

Outra observação é no trecho que Gloria canta "Apaga a luz" e a cena é invadida por um bréu (0:49).





Referências LGBTQ+




Do início ao fim o clipe é cheio de referências à comunidade LGBTQ+, como o broche e a meia de Gloria, além da bandeira no espelho. 



Tela embaçada




Em vários frames aparece a Gloria diante de uma janela embaçada, como em 0:21. Esse é um efeito interessante e diferente.


Sinais


Vários sinais e gestos foram capturados por mim no clipe, como:


- Gloria faz um sinal de "afasta pra lá" (0:32);




- No ritmo da música, Gloria estala o dedo (0:46);




- Gloria segura a saia ousadamente (1:44); e





- A cantora faz da bisnaga de molho seu microfone (0:31).





Simetria e assimetria




Em sua maior parte o clipe possui cenas assimétricas, como a partir de 0:37. Mas há também algumas simétricas, quando percebi a paleta de cor vermelha de forma linear aos 1:47 - bancos da lanchonete e patins da Gloria - e quando ela fica simétrica e no meio da tela com um sanduíche (2:31). 












Movimentos de câmera


Entre 2:23 e 2:29 a câmera ora se aproxima, ora se distancia. Já a partir de 3:21 até o final as cenas ficam em slow motion, assim como em 2:49.


Razão áurea


Em 2:49 há uma razão áurea entre a Gloria Groove e os objetos da cena (xícara, pernas da cantora e objeto não identificado amarelo).  




O relacionamento


Pode-se dizer que Gloria Groove no clipe possui um relacionamento um tanto quanto conturbado e abusivo, já que o rapaz com quem ela mantém um namoro só a assume entre quatro paredes, como ocorre entre 0:42 e 0:57 (Enquanto em público e na lanchonete é como se ela não existisse). 

Um relacionamento como esse não funciona e é só de uma via. Uma pessoa se doa mais que a outra, o que acaba ocorrendo um desgaste. 

O rapaz pode ser perfilado como um cara que tem medo de assumir um relacionamento com uma drag queen. Seu comportamento é discreto e medroso. Ele é até mesmo capaz de se relacionar com outro cara (2:43), do que com a Gloria. No final, ele se arrepende do que faz e bate na porta casa de Gloria, que não abre (3:28). 








Cenas quentes


Apesar do namoro abusivo, o clipe apresenta cenas bem quentes, então é melhor tirar as crianças da sala.







Preconceito


O clipe também aborda a questão do preconceito existente na classe LGBTQ+ e o quão é difícil a aceitação de uma drag queen nesta comunidade. Quando a Gloria se monta, por exemplo, seu namorado a menospreza e sai do quarto. 

Em Apaga a luz Gloria aborda a repressão da feminilidade que existe da parte de muitas pessoas e como isso afeta a vida e sociabilidade do homossexual.  



Outro relacionamento representado





Além do relacionamento principal, o clipe aborda o lésbico em um pequeno segundo (2:08). 


Letra


A letra, brilhantemente, tem tudo a ver com o clipe, pois ambas falam de relacionamentos abusivos.  A letra fala que quando a luz é desligada tudo é possível, mas que também quando ela está assim verdades e reflexões são silenciadas. "Apaga a luz e deixa o tempo passar Baby, você não perde por esperar Apaga a luz, não há nada a temer Apaga a luz quando é só eu e você".


Música


A melodia é envolvente e tem ritmo de baladinha. 


Espero que tenham gostado do Entre Frames de hoje. Até a próxima! J-J
















Por: Emerson Garcia

25 comentários :

  1. Hey Emerson! Tudo bem?
    Já assisti esse clipe e adoro ele.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir o clipe.

    Bom fim de semana
    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, eu sou muito fã da Glória e tô adorando ver ela invadindo tudo que é espaço! Adorei tua análise, isso das cores mudarem de acordo com o comportamento do namorado dela no clipe faz muuuito sentido.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A Gloria está ganhando seu espaço no cenário musical.

      Excluir
  4. Such an interesting video clip! Love music!!!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  5. A Gloria é realmente uma artista e tanto!

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir
  6. 🌹 olá, tudo bem?! gostei muito do seu ponto de vista sobre o clip. seu blog é encantador. te desejo um domingo glorioso! 🌹

    ResponderExcluir
  7. Interessante... Realmente não esperei que pudesse ter uma análise de clipe
    interessante falando até das cores e tudo o mais
    Mas confesso que não sou muito fã d Gloria? Mas achei legal a parte técnica que voce apresentou

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. bem interessante :)

    Beijos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não a conhecia e nem a esse clipe, mas gostei da sua análise. Já quero conferir o clipe!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Oi, td bem?
    Adoro a produção dos clipes da Gloria e as músicas então... Nem se fala, tudo hits maravilhosos! Acho sensacional quando um clipe é mais que um clipe cheio de referências que nos fazem refletir e apontam problemas tão importantes de ser discutidos e que infelizmente ainda acontecem muito!
    Bela análise!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_k8kTcGSDeQ&feature=youtu.be

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design