terça-feira, 18 de setembro de 2018

Vibe humor: instrumentais de cinema 2






No Vibe humor de hoje dou continuidade à playlist de instrumentais de cinema (Veja a primeira parte aqui). 

No início do cinema, as trilhas sonoras eram tocadas ao vivo enquanto o filme era exibido, mas nem sempre havia um resultado satisfatório. Foi na década de 1920 que as produções cinematográficas tiveram suas trilhas sonoras autorais e os trabalhos de compositores como Nino Rota, John Williams, Bernard Herrmann e Henri Mancini ganharam notoriedade.

A música sempre teve papel importante nos filmes, já que os marcam e traduzem sua atmosfera. Ela é sua alma e, algumas vezes, marca mais que a produção. Uma trilha sonora oferece enriquecimento à história, sentimentos, personalidade à um personagem ou até mesmo sentido. 

Na playlist de hoje trago outras 14 trilhas sonoras marcantes de filmes. Pretendo analisar cada uma delas e perceber o que elas trazem às produções e de que forma foram enriquecedoras. Então, ação!






Começo com a trilha sonora de O senhor dos anéis. O compositor Howard Shore conseguiu criar um som que reflete na atmosfera de fantasia e aventura épica dos livros de Peter Jackson. É uma trilha calma, singela, porém forte e arrebatadora. Não há muitas subidas, mas ela segue uma linearidade. 

A música de 007 traduz um ar misterioso e de ação, como os filmes da franquia sugerem. A trilha traz um requinte e tom clássico ao filme. Os instrumentos de sopro e percussão foram muito bem colocados.

A de Missão Impossível empolga desde o primeiro instante e foi condizente com o filme de ação e aventura.

Como se esquecer do som de Carruagens de Fogo? Uma trilha bastante conhecida do filme e que, ainda hoje, é utilizada em esportes, principalmente atletismo. A música sugere competição, superação e incentivo, além de esperança e alegria.

É John Williams o compositor da trilha sonora de Jurassic Park. Ela envolve, impacta e traz certa paz. Uma bela trilha de um jovem clássico.

A de Star Trek agrega um clima retrô e clássico à produção. Criada por Jerry Goldsmith, ela é inspiradora e envolvente. 

Não há como não se emocionar com a composição musical para A Lista de Schindler de John Williams. Ela é totalmente condizente com a atmosfera e história do longa. Uma trilha triste, tocante, envolvente e cheia de emoção. À cada instante, os instrumentos tornam-se mais melancólicos e intimistas. Destaco o violino e o teclado. 




A trilha sonora de ET traz uma atmosfera mágica e emocionante à produção. É empolgante, envolvente e bonita e ajuda na condução do longa e toca o telespectador. 

A próxima da lista é do clássico E o vento levou. Ela traduz um clima romântico e apaixonante e me lembra bastante a música instrumental que toca quando o Professor Girafales e a Dona Florinda estão apaixonados. 

A trilha de Coração Valente, For the love of a princess, é emocionante e traz um clima de aventura épica. Esta é uma música folclórica escocesa que combina muito bem com a história do filme. 

Alan Silvestri fez um trabalho primoroso ao criar a composição de Forrest Gump. É uma música emocionante e dramática, condizente com a atmosfera do longa. Destaco o piano e o violino.

Apesar de não ter sido criada originalmente para 2001: Uma Odisseia no espaço, a ópera Also Sprach Zarathustra, de Richard Strauss, se encaixou perfeitamente com o longa. Ela é empolgante e cresce a cada instante.

A composição de Harry Potter foi realizada por ninguém menos que John Williams, que se esmerou em criar uma trilha que traduz o tom de fantasia e magia sugerido pela franquia. Os efeitos dos instrumentos dão um tom sobrenatural, além de ter vários momentos crescentes e empolgantes.

A trilha de Os oito odiados foi composta por Enio Morricone, que criou mais de 50 minutos de música para a obra de Quentin Tarantino. Ela é totalmente pensada para o universo dos filmes de faroeste. Foi essa composição que rendeu a Morricone o Oscar de Melhor Trilha Sonora. 


Gostaram da playlist de hoje? Quais trilhas sonoras de filmes são inesquecíveis para vocês? Digam nos comentários! Até a próxima! J-J

























Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Ah, que maravilha relembrar, todas essas músicas que tocam nossa alma... Uma linda é a mùsica do casal de A Casa no Lago... Adorei.
    Beijos e uma excelente semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Arthur Claro,
    Magníficas essas trilhas sonoras! Alguns desses filmes eu vi e adorei.
    Uma trilha que ainda recordo e que gostei imenso foi do Apocalipse Now!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. As músicas de 007 e Harry Potter são as mais clássicas na minha opinião.
    Na verdade, em geral, as trilhas sonoras são sempre marcantes né ♥

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design