Você tem medo de que? Qual é sua fobia? Por sermos humanos, sensações de insegurança e paranoia fazem parte de nós. Não estamos imunes à isso. Temos arrepio, pavor e agonias que muitas vezes não sabemos de onde veem. São medos irracionais e psicológicos que não entendemos porque sentimos e não controlamos. Situações como essas podem gerar vergonha ou desconforto. Muitos preferiam não passar por elas. São episódios tristes e difíceis de lidar.
A ilustradora e artista eslovena Petra Švajger decidiu trabalhar com medos e fobias de uma forma inovadora. Ela criou autorretratos pisicológicos representando fobias que ela mesmo possui. Chamado de Anxiety Self Portrait, o projeto utiliza a técnica de GIF's que deixa a representação da doença mais divertida, lúdica, dinâmica e criativa.
A modelo de cada imagem é a própria Petra. Ela interage com as animações, sofrendo as ações das fobias. O fundo de cada arte é cinza e a artista aparece sempre no canto inferior direito trajando um casaco preto.
As fobias retratadas por Preta e que ela possui são: nictofobia (medo irracional do escuro ou da noite - imagem acima), cinofobia (pavor de cães), fobia social (desconforto ou medo de uma pessoa em uma interação social) e talassofobia (pavor do mar). Dessas acredito que tenho fobia social, pois tenho medo de falar em público e das reações das pessoas sobre mim, mas tenho relevado isso.
Acredito que a eslovena utilizou as fobias e medos ao seu favor. Quando criou essas ilustrações é como se estivesse lidando com cada um dos seus medos. Ao visualizá-los, soube amenizá-los e percebê-los como realmente são - sem maximizá-los ou diminuí-los. Foi como se os resignificasse e até procurasse diversão e alegria por meio disso. Veja o que ela disse sobre o projeto:
“Eu queria fazer algo que mostrasse quão tolos os meus medos realmente são”.
O mesmo ela fez no projeto Parasomnias - em que retrata distúrbios do sono de uma forma criativa e resignificando a paralisia do sono, dormir comendo, síndrome das pernas inquietas e insônia.
Neste ensaio predominaram o branco, branco gelo e cinza em pequenos detalhes.
Paixão por gifs!
Desde 2010 Petra Švajger é apaixonada por fazer gifs e não se vê fazendo outra coisa. Ela conseguiu passar várias mensagens combinando ilustração, fotografia e vídeo de uma maneira única e autoral.
Petra mesclou o real e imaginário de forma delicada, envolvente e interessante. Atualmente são 24 projetos diferentes, que envolvem gatos, ratos e coelhos; fobias; distúrbios do sono; hábitos matutinos; obsessões por coelhos; e Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC's). Veja uma seleção de imagens criada por mim:
Flipbooks e mais!
Além de criar gifs incríveis, Petra idealiza flipbooks (livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que variam gradualmente, de página para página). É o caso do flipbook Anxiety Self Portrait. Veja:
Além disso a artista fez o design e animação de um livro chamado Animated Textbook- Anatomy. O resultado ficou incrível. Confira:
Petra Švajger é uma artista versátil e diferente de tudo o que vi. Já a conheciam? Vocês acreditam que é possível amenizar fobias, distúrbios do sono e TOC's com gifs animados? Deêm suas opiniões nos comentários! J-J
Mais informações
Por: Emerson Garcia
ddúvido muito, a minha é centopdeias...
ResponderExcluirsuper interessante o post!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
Valeu, Felipe.
ExcluirUAU, ela é mesmo especialista em gifs. Interessante demais a forma como ela trabalhou as próprias fobias!
ResponderExcluirRealmente bem interessante mesmo.
ExcluirObrigada por tão bela partilha !!! Bj
ResponderExcluir