quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Cavalo pintado: atividade lúdica ou crime animal?



Uma polêmica envolvendo um cavalo pintado à tintas por crianças ganhou destaque nos últimos dias. Afinal de contas, seria uma atividade lúdica ou um crime animal? Os defensores de animais e politicamente corretos ficaram com a segunda opção, sem perceber os contextos da situação.

Tratava-se de uma atividade terapêutica e pedagógica da colônia de férias da Sociedade Hípica de Brasília com o objetivo de aproximar as crianças do cavalo Thor. Elas "pintariam o sete" em um cavalo branco, que logo após seria lavado.  A tinta utilizada não era tóxica e não gerou doenças ou alergias ao animal. A criança Catarina Borges, de 8 anos, diz ter achado legal e divertido pintar o cavalo, mas somente ela mesma pode perceber a função terapêutica que a atividade gerou.

Os críticos viram apenas o lado do animal, sem levar em conta o fator terapêutico nas crianças. Os que defendem os direitos do cavalo Thor, são os mesmos que alijam o bem-estar físico e psíquico das pessoas. Acredito que muitos deles não sabem os efeitos de uma equoterapia para crianças com Síndrome de Down, deficiência motora ou alguma paralisia física ou cerebral. Mas claro, o animal deve vir antes dos seres humanos. Quando apenas defende-se o animal, anula-se a equoterapia e atividades lúdicas e seus efeitos.


Atestado de Sanidade Mental do cavalo Thor. I Internet




Acredito que confundiu-se o que é ou não mau-tratos aos animais. Maus-tratos não é pintar um cavalo com tinta não-tóxica, acariciá-lo, tratá-lo bem, alimentá-lo e lavá-lo. Outrossim, é prendê-lo e retirar suas defesas, deixar de alimentá-lo ou bater nele. Isso sim são maus-tratos e isto deveria ser investigado e punido. 

Os críticos disseram que a Hípica tratou Thor como um "quadro ou cartolina branca", "com abuso", "objeto" e/ou "coisa". Gostaria que mostrassem onde o Thor foi tratado desta forma, visto que é um animal bem tratado e cuidado, que ganhou até mesmo o nome do deus do trovão. Assim como existem cavalos destinados à equoterapia, há para essa atividade de pintura. Os cavalos tem sua função com crianças. Os cavalos estão para as crianças - e não as crianças para os cavalos - e isto não é percebê-lo como uma "coisa".



Cavalo Thor lavado após atividade. I Internet



O jornalista Sergio Maggio em matéria opinativa do Metrópoles demonizou a atividade terapêutica, não a reconhecendo como tal, e a comparando com maus-tratos pesados e violentos. Achei a atitude do jornalista questionável, parcial e com um único objetivo: colocar a Sociedade Hípica de Brasília no banco dos réus. Só para terem ideia, ele conceitua a atividade lúdica das seguintes formas (Sem filtros!): "atividade mesquinha", "entretenimento humano", "divertimento humano" e "de bel prazer". Em momento algum ele fala dos benefícios da atividade

Por outro lado, Maggio equipara a atividade lúdica de pintar cavalos com maus-tratos extremos de animais, como: "amarrar um cachorro faminto numa corda e deixá-lo morrer à míngua", "rinhas de galos e cachorros", "cruéis rodeios" e "prender três urubus". Gostaria de perguntar em que momento a atitude lúdica se compara à essas? Não há uma relação direta, e isto está claríssimo.

O jornalista ainda tem o descalabro de comparar o cavalo com uma "cartolina em branco, que depois que lambuzam-na em mil cores, jogam-na no lixo". Sinceramente, não percebi esse desprezo das crianças com relação ao Thor. Pelo contrário, eles foram carinhosos com o animal e o coloriu de mil cores sortidas, enfeitando-o com cores preferidas, criando vínculos com ele, sentindo texturas e formas e trabalhando com objetivos simplesmente terapêuticos. Por que, então, deixar de lado e desprezar um animal que foi motivo de alegria e descontração para crianças, como bem ratificou o jornalista?

Por fim, Maggio se pergunta: "Qual a relação disso tudo com o cavalo borrado de tintas da Hípica de Brasília?". Ele mesmo responde: "Talvez, não tenha relação alguma". Já que não há relação, porque ele fez questão de citar os fatos de maus-tratos violentos? Esta é a pergunta que não quer calar. 


Cavalo pintado no mundo. I Internet



De fato, o novo assusta. Foi assim no início da equoterapia, e é assim agora. Mas a atividade de colorir cavalos não foi criada na Sociedade Hípica de Brasília e não é uma novidade (Há até mesmo concursos mundo afora com essa temática). A fundação americana Horse Boy Foundation, no Texas, utiliza a pintura em cavalos com pacientes que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com o objetivo de aproximação, acolhimento, aprendizagens, estimulação sensorial e coordenação motora. A atividade por lá tem surtido efeitos e não gerou nenhuma espécie de polêmica.

É preciso entender a ação pedagógica como apenas lúdica, e não como maus-tratos ao animal, pois isso jamais houve. E o que é lúdico? É o desenvolvimento de aprendizagens, criatividade e técnicas que geram prazer e mudanças físicas e mentais. A partir do momento que entendermos que o animal foi tratado como animal, e não como objeto, e que ele tem sua função, daí sim, compreenderemos que não houve abuso na atividade em questão. J-J



Por: Emerson Garcia

22 comentários :

  1. Eu acho maus tratos sim, acho que as crianças não precisam pintar os animais já que eles são terapêuticos por si só. Assim como teve o caso do cavalo usado como unicórnio que desmaiou de sede em uma apresentação "para divertir crianças". Não existe essa de tinta tóxica ou não, tem diversas outras maneiras de divertir os pequenos e também sou contra a expressão "politicamente correto", porque ela só existe porque as pessoas descobriram que não dá mais pra ser racista, prejudicar animais, fazer coisas sem sentido e não serem criticados e aí ficam usando essas expressões.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de falar sobre esses assuntos, cada passo tem sua opinião e eu respeito muito. Mas, não acho certo as crianças terem pintado o animal, achei sem sentido.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. thats totally a crime!
    https://sepatuholig.blogspot.com/
    IG @grace_njio

    ResponderExcluir
  4. O que há de errado com essas pessoas, MEU DEUS!

    https://clebereldridge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Achei um exagero só! Mau trato pra mim é deixar o animal com fome, preso, sem cuidado, fazendo um trabalho exaustivo e além de sua capacidade, apanhar... no caso, o único mau trato que eu veria era se as crianças estivessem gritando loucamente o deixando perturbado, porém isso ninguém falou nada.
    Eu acho a estimulação e a aproximação que se cria nessa atividade maravilhosa, as crianças podem sim ser amigas dos animais, não vejo abuso nenhum nisso. Fora que o cavalo ficou lindinho pintado hahaha mas já está ai, branquinho novamente!
    Ótimo post!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Acho que independente de ser maus tratos ou não, é desnecessário. Para pinturas, já há materiais suficientes por aí.. não entendo o pq de usar o cavalo sabe?

    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. As vezes as pessoas exageram de mais em achar que tudo é maus tratos, ou discriminação, ou sei lá o que.. com certeza precisamos analisar com mais calma as situações..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho que é mais tratos sim, que horror não dá para acreditar no tamanho da ignorância desse seres humanos :(

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  9. É ridículo! Vamos pintar a cara dessas pessoas igual fizeram com os cavalos! O ser humano precisa ser estudado! Ohhhhh raça!
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei bem triste com essa noticia :(

    https://gotasdecafe.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, td bem?
    Sem sombra de dúvidas isso gerou polêmicas e divide opiniões
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=-ogaP5MCS2Y

    ResponderExcluir
  12. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.

    Parabéns!


    Meu Blog : loterias.eco.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design