quinta-feira, 5 de abril de 2018

Quinta de série: Fresh off the boat

Pode conter spoilers!






Olá, galera! Mais um Quinta de série no ar. Falarei hoje de Fresh off the boat, uma série de comédia norte-americana. FOtB é uma produção exibida pela ABC Family de Nahnatchka Khan e produzida por Eddie Huang. Lançada em 2015, a série já conta com 4 temporadas e 59 episódios, sendo que a mais recente teve 19 capítulos. 

FOtB conta a história de uma família taiwanesa - "Os Huang's" - que muda-se para os Estados Unidos e decide residir em Orlando em pleno ano de 1995. Essa mudança gerará um forte choque cultural na família. Agora, eles terão que adaptar-se aos costumes, festas, cultura, educação americanos. Louis Huang, o patriarca, e seus três filhos, Eddie, Emery e Evan Huang, tem mais facilidade em se acostumar com essa realidade. Já para Jessica isso não será nada fácil. 

A série, portanto, é focada nos desafios de adaptação dos Huangs, além de abordar a cultura americana e oriental de forma interessante, cômica e divertida. Seus momentos de humor estão bem pontuados, sem forçar a barra e sem aquela "necessidade de patriotismo americano".





Acompanhar o relacionamento familiar dos Huang's traz aprendizado e lições. A forma como Louis e Jessica criam seus filhos, com certa rigidez e formalidade, é posta à prova a todo momento. Afinal, eles estão em outro país com uma cultura diferente. É importante ressaltar também que cada um dos filhos tem uma personalidade distinta e os pais possuem sabedoria para lidar com isso também. 

Nas temporadas iniciais a história da família Huang é narrada em off pelo verdadeiro Eddie Huang que inspirou a série. Ele observa, a partir de sua visão, como seus parentes se adaptam à nova realidade. Esse recurso relembra bastante o da série Todo mundo odeia o Chris. Nas últimas temporadas não há mais essa narração porque Eddie Huang teve alguns conflitos de ideias com os outros produtores, optando apenas por ficar na produção da série. 


Livro




FOtB é uma série baseada no livro Fresh Off the Boat: A memoir, escrito por Eddie Huang e lançado em 2013. A obra é uma autobiografia de Eddie, um taiwanês de nascença e um cozinheiro estadunidense. Nela, Huang narrará sua vida, relação familiar, bem como sua fama como cozinheiro em Nova Iorque e seu relacionamento com asiáticos. O crítico literário Dwight Garner comentou que "nessa obra poderíamos apreciar boas passagens, bons conhecimentos sobre a cultura da Ásia e bom humor"

O livro possui quase a mesma essência da série, ao trazer Eddie Huang criado por uma família de imigrantes FOT (Recém-saídos do barco* em português), um pai restaurateur e uma mãe protetora feroz. Eddie, passa por desafios, choques culturais, dificuldade de assimilação de aprendizado, até ter seu caráter moldado e ser desenvolvido e tornar-se um importante dono de restaurante. 

A série, por sua vez, modificou bastante a história de Eddie Huang, ao amenizá-la e não retratar os conflitos que ele tinha com seu pai, Louis Houng. Na vida real, Eddie sofreu preconceito, além de agressões físicas do pai. 

Veja uma crítica interessante sobre a obra:

"Engraçado, comovente e estilisticamente inventivo, Fresh Off the Boat é mais do que uma releitura radical das memórias de imigrantes, é a história emocionante de todo estrangeiro americano que encontra seu destino à margem."


*O nome 'recém-saídos do barco' é uma expressão usada para designar os estrangeiros que emergem numa nova cultura, desconhecida.




Personagens


Os personagens de FOtB são marcantes, principalmente os que fazem parte da família Huang. Conheça alguns deles:




Eddie Huang: Nas temporadas iniciais o vejo como protagonista. Eddie é o primogênito dos Huangs. Ele possui uma personalidade forte, tem dificuldades de aprendizado e adora levar a vida na brincadeira. É apaixonado por hip-hop, basquete, calças e tênis largos paquerar. Possui amigos em sua idade que colocam "fogo" em Orlando junto com ele.





Louis Huang: É o patriarca da família, que procura amar seus filhos e ao mesmo tempo educá-los. Louis possui uma postura mais leve com os meninos, que sua esposa Jessica. Ele adapta-se muito bem à cultura norte-americana, consumindo produtos dos States e adquirindo uma postura americana de ser. 





Jessica Huang: Em minha opinião, é uma das responsáveis pelos momentos bem humorados da série. Jessica é extremamente rigorosa na criação dos filhos e não abre mão da cultura oriental por nada. Além disso, ela critica o modo de ser americano e é pão-dura de carteirinha. Acredita que o amor bruto fará com que seus filhos sejam bem educados e criados. 





Emery Huang: É o filho do meio. Extremamente dócil, gentil, romântico e controlador de suas emoções. Mesmo com uma personalidade boa, Emery também enfrenta problemas.





Evan Huang: É o caçula da família e amado por todos. Tem um QI elevado, é estudioso, certinho e gosta de fazer tudo certo. Adapta-se muito bem à cultura americana e torna-se amigo de um grupo de vizinhas. 





Jenny Huang: É a mãe de Louis Huang que também vai para os EUA junto com a família Huang. Ela só fala chinês, sendo uma senhora astuta, moderna, exigente, divertida e que ama seus netos de forma incomparável. 





Honey Ellis: Americana, ela é a melhor amiga de Jessica e sua companheira do clube do livro do autor Stephen King. 





Marvin Ellis: Esposo de Honey e muito mais velho que ela. Ele é dentista, extremamente divertido e amante dos prazeres. Ele logo torna-se o melhor amigo de Louis Huang. 



Nostalgia e referências dos anos 1990


1- Referência à Garfield I 2- Tamagoshi em Fresh off the boat I 3- Eddie Huang joga seu Nintendo, enquanto Evan conversa com ele I 4- Nicole e amigas fazem cosplay de Spice Girls | Montagem: Emerson Garcia


Eu vivi os anos 1990 e acho incrível como a série realiza um pano de fundo dessa década. Pude relembrar vários programas, artistas, games e filmes. FOtB faz referências à Snoop Dogg, disc man, fita VHS e K7, televisão de tubo com a imagem de 360p, internet discada, Tamagosh, Nintendo, Super Mario, Garfield, Titanic, Spice Girls, Space Jam (quando o Pernalonga interagia com Michael Jordan), Whitney Houston e suas músicas e à End Of The Road de Boyz II Men.





Além disso, o vestuário da época, imagem, figurino e cenário de 1990 está bem representado na série. 





A nova "Todo mundo odeia o Cris"?






FOtB tem personagens e uma dinâmica parecida com a de Todo mundo odeia o Chris. A primeira semelhança é que trata-se de uma família de classe média. A segunda porque, em um primeiro momento, a série é narrada por um personagem, assim como TMOC. A terceira é porque ambas trazem pais icônicos e marcantes. Mas, nem tudo é igual.

TMOC retrata uma família norte-americana negra. FOtB, uma família tawanesa imigrante, cada uma com seu foco e perspectiva. O que pode se assemelhar, nesse sentido, é a adaptação das duas famílias à uma realidade norte-americana.  

Acredito que TMOC possui personagens mais marcantes e divertidos que FOtB. Naquela, tanto os personagens principais, como os coadjuvantes e recorrentes, são incríveis; nesta, somente os principais. 

Desse modo, acredito que FOtB não seja a nova TMOC. É uma série engraçada e com ótimas reflexões? Sim, mas TMOC é mais. 



Crítica 


FOtB possui episódios muito bons, outros medianos e alguns ruins, em minha opinião, mas nada que a afete. 

Acho muito interessante como a série traz a cultura americana e oriental, mas sem que uma se sobreponha a outra. Os costumes culturais é um dos pontos altos do seriado. Já foi abordado o Hallowenn, Natal, Dia dos Namorados, Ação de Graças americano, assim como o Ano Novo e Natal Chinês, etc. 

Outro ponto alto da série é a relação entre os irmãos, pais e filhos e vizinhos. FOtB é uma aula de boa convivência, educação de filhos e relacionamento. Gosto muito de como os irmãos superam dificuldades e brigas e como os pais os ensinam mas também aprendem. 

Não posso deixar de destacar também as peculiaridades e as personalidades dos meninos. Cada um tem uma característica e uma forma de lidar com a vida. Eles me ensinaram várias lições de resiliência, superação, aceitação, fraqueza e de vida amorosa. 

De forma geral, a série tem uma boa aceitação por parte do público, embora o verdadeiro Eddie Huang não tenha gostado de como sua vida e família foram retratadas em vários momentos. Segundo ele, um roteirista taiwanês ou chinês é quem deveria escrever FOtB, e não uma iraniana. Além disso, acredita que suas histórias de preconceito deveriam estar contidas na produção. 

Por outro lado, asiáticos tem se identificado com a série. Eles ganharam uma lista no Buzzfeed americano de situações que FOtB retratou.  



Audiência





A série possui uma relevada audiência, contudo a quarta temporada teve uma queda de 13% com relação à terceira e uma redução de 3% nas visualizações. Talvez isso seja preocupante, mas tudo indica que a quinta temporada esteja confirmada. 

Recomendo FOtB. São 20 minutos leves e divertidos, mas que te ensinam muitos valores, lições e costumes culturais. Até o próximo Quinta de série! J-J





Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Eu não conhecia a série, mas já adorei pela sua resenha!

    Bom restinho de semana! Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa série, parece ser bem interessante. Valeu a dica;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jovem
    Fiquei bem curiosa os personagens que descreves são deliciosos e é sempre bom ver como convivem diferentes culturas e bem um bom exemplo para a cultura mulçumana ver.
    Xoxo from Portugal

    marisasclosetblog.com

    Hoje tenho um assunto arrasador no blog. Não percas😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dos personagens, principalmente dos filhos.
      Pode deixar que em breve vejo o que você escreveu.
      Bom final de semana!

      Excluir
  4. Parece divertida e interessante. Não conhecia a série e nem o livro..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a série, mas me interessei pelo livro. Salvei o nome dele pra ler aqui =)

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design