segunda-feira, 2 de abril de 2018

"Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai": uma frase motivacional poderosa



A frase motivacional "Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai" tem ganhado notoriedade na mídia recentemente depois de uma participante do BBB18 tê-la citado. Memes e fotos no Instagram com a frase foram criados e uma música com o bordão de 2014 retornou para as grandes paradas musicais, dando uma guinada na carreira do cantor Gabriel Valim. Em meio à esses fatos, uma pergunta surge:  Por que essa frase faz tanto sucesso?

A resposta mais óbvia é porque ela foi dita em um programa que, ainda, possui grande audiência no Brasil e no mundo. Logo que a frase foi pronunciada a repercussão foi imensa nas redes sociais: memes no Twitter, fotos e montagens realizadas no Instagram e a participação do cantor Gabriel Valim em um programa conhecido matinal, o Encontro

Mas esse efeito viral da frase não surgiu por agora, nesse ano. Pelo contrário, o bordão pode ser mais antigo do que se possa imaginar e serviu de inspiração para o próprio cantor Gabriel Valim em 2014 e Ana Paula Valadão em 2016. O efeito viral, em minha opinião, não veio do Gabriel Valim ou da Jéssica do BBB18, mas da própria frase, do que ela carrega e da filosofia e reflexão que possui.


Inspirações





Jéssica citou a frase no BBB18 não como se fosse dela, mas de alguém ("Tem uma frase..."). Contudo rapidamente as pessoas a associaram com a música Levanta a cabeça, princesa de Gabriel Valim, o que deu notoriedade à este último, mesmo que o bordão não seja de sua autoria.

Em entrevista, o cantor disse que pesquisava frases e textos para criar uma música de motivação para mulheres e meninas e encontrou um na internet que dizia esse bordão mas com outras palavras. Gabriel acredita que a menção da frase realizada por Jéssica no BBB18 surgiu após ela ler o texto ou ouvir sua música. Veja o que ele disse:

"Quando fiz a música, pesquisei a frase em si e veio um texto de motivação para mulheres. Saiu daí a música. Ou ela [Jéssica] leu o texto ou ouviu minha música". 





Bem depois de Levanta a cabeça, princesa, surgiu a música gospel Queixo pra cima em um Congresso de Mulheres em 2016 com a ideia de motivar as mulheres a se verem fortes e poderosas. E a pergunta que faço é a seguinte: em que/quem a Ana Paula Valadão se inspirou na letra, em Gabriel Valim ou na frase motivacional?

A letra é basicamente a mesma de Levanta a cabeça, princesa, mas direcionada para as mulheres cristãs: "Queixo pra cima, princesa, rainha, Senão a coroa cai". Assista e divirta-se:





As duas músicas possuem muitas características semelhantes e até uma melodia parecida, excluindo o fato que a do Valim é no ritmo sertanejo universitário e Queixo pra cima é quase um rock. 


De quem é a frase?


Percebe-se visivelmente que as músicas foram inspiradas na frase e que Jéssica a citou de algo que ouviu ou leu. Mas de onde surgiu a frase? Não se sabe ao certo sua origem, o que se sabe é que ela é sinônimo de motivação e tornou-se um ditado quase que popular. 

Em 2013, por exemplo, a personalidade de TV e empreendedora americana, Kyllie Jenner a citou em seu Twitter. Veja:


TRADUÇÃO: “Chorando por causa de um garoto? Não! Levanta a cabeça, princesa, sua coroa está caindo”




Acredito que a frase não seja da autoria de Kyllie (que "primeiro" a citou), até porque se fosse dela estaria mais rica do que já é (I'M A KARDASHIAN) e teria que colocar a Ana Paula Valadão, a Jéssica do BBB18 e o Gabriel Valim na justiça por utilização de Direitos Autorais. 

Existem produtos com a frase - cases de celular, almofadas -  mas o dinheiro arrecadado com eles acredito que vá para cada empresa. Não é uma coisa patenteada ou de marca registrada. 






Na carona do sucesso





O cantor Gabriel Valim é quem tem experimentado o sucesso da frase com o retorno de sua música de 2014 nas paradas das rádios e outras plataformas musicais. Se em 2014 Valim não experimentou isso, em 2018 ele tem uma nova chance na carreira, e tudo isso por conta de uma frase citada em um reality show e a repercussão nas redes sociais. 

De acordo com o cantor sertanejo catarinense, a música voltou a ser pedida nas rádios, sua agenda de shows aumentou e ele "voltou a ser lembrado' pelo público e mídia. Leia o que ele disse em uma entrevista ao G1 (com grifos):


“A procura por shows já aumentou e está aumentando a cada dia. Com certeza, uma música quando cai no gosto popular, dá um gás na carreira do artista. Embora seja bem inesperado, uma música que gravei em 2014. Mas hoje o Brasil inteiro está falando e cantado ‘levanta a cabeça princesa, senão a coroa cai’. É muito massa isso e vou aproveitar da melhor forma possível esse momento”.


O resgate de Levanta a cabeça, princesa demonstra que as músicas podem ser eternas e não caírem no esquecimento, mesmo que sejam superficiais e com refrões vazios. Acredito que ela ressuscitou por conta da repercussão com a frase e não porque é uma música de fato inesquecível e marcante.

Gabriel Valim, portanto, pegou carona no sucesso da frase motivacional, e não que ele ou sua música seja um sucesso. É bom que ele aproveite esse momento mesmo e seja beneficiado por conta disso, mas, do mesmo jeito que Levanta a cabeça, princesa caiu no esquecimento antes, ela cairá de novo, porque trata-se de algo momentâneo, parecido com hits de verão ou de carnaval, que já falei aqui


Memes e fotos





A frase "Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai" ganhou ainda mais visibilidade ao ocupar os Trending Topics do Twitter, ao inspirar diversos memes e fotos e imagens no Instagram. No início, ao ver toda essa repercussão, fiquei perdido e me perguntava: "Por que todo mundo está falando essa frase? O que ela significa?". Tive que pesquisar, já que não assisto ao BBB. Até minha prima compartilhou a participação do Valim no Encontro e eu achei que a música fora criada depois da citação no reality show, mas não. 

Quando o Gabriel compôs a letra da música, não imaginava que ela seria fonte para memes, imagens e fotos, mas ele trilhou um caminho que possivelmente levaria à isso. Sempre que faz uma música, ele pesquisa na internet o assunto ou frases aleatórias, para daí criar algo. Aconteceu com As minas pira na balada, por exemplo. Leia o que ele disse (com grifos):


“Estou sempre pesquisando na internet para as letras que eu crio. Um meme tem muita força hoje. Fui visionário. Na época [a frase] não estava estourada, mas vi que poderia ser uma coisa bacana e fiz a música.”


E Gabriel estava certo. Vários memes foram criados a partir da frase, houveram várias adaptações e brincadeiras e até mesmo empresas e organizações aderiram à ela. No Twitter são milhares de posts com o bordão; no Instagram já são quase 3.500 posts com a hashtag #levantaacabeçaprincesa, seja de fotos das pessoas ou montagens com a frase. 















































Uma frase motivacional poderosa



"Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai" é um bordão motivacional poderoso e incrível. Diria que já até mesmo se tornou um ditado popular. O que há por trás dele é o incentivo a seguir em frente; valorizar-se como alguém importante e da realeza; e ter a esperança que dias melhores virão, não importa o que você tenha passado na vida. 

Essa é um dizer digno de outdoors, adesivos de carro e até mesmo de produtos, como vocês viram nesse post. É uma frase marcante, que pode ser dita por/para qualquer pessoa e que pode substituir os "bom dias" animados dos grupos do Whatsapp. Eu mesmo quero usar essa frase para tudo agora e falar ela para todo mundo como um mantra KKKK!

Utilize também essa frase motivacional e saiba que não há uma autoria dela propriamente dita. J-J


Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. Nossa essa frase virou a sensação do momento haha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse post, muito bacana :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Ele deu muito trabalho para fazer.
      Bom final de semana!

      Excluir
  3. Essa frase já virou sucesso por ai.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido a frase e tinha sido pela música.. interessante essas curiosidades.. não sabia que a frase existia antes..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a música virou febre agora né?
      Bom final de semana!

      Excluir
  5. Pra mim essa frase não tem nada de motivacional, ela é muito engraçada isso sim rsrs. É pra ser usada pra zoar os amigos rs.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post, acho que os memes referente a essa frase são muito hilários! Agora essa música que a Ana Paula fez, pelo amor hahahaha
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música da Ana Paula Valadão é divertida mesmo.
      Bom final de semana!

      Excluir
  7. Eu sabia da frase mas não sabia que tinha até música rs Não foi a rainha da Inglaterra que disse "estava tão nervosa no dia da minha coroação e eu pensei 'levanta a cabeça princesa, se não a coroa cai'"? Jurava que era rsrs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai que seja também? Na verdade ninguém sabe ao certo da origem.
      Bom final de semana!

      Excluir
  8. Olá JJ tudo bem???


    Adorei saber o "histórico" dessa frase!!! Essa menina do BBB18 solta várias pérolas...



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só vejo as notícias, não sou de acompanhar.
      Bom final de semana!

      Excluir
  9. Olá Jovem!!!
    É realmente uma boa frase... e eu vou vou fazer o papel de princesa num próximo post, espero que a minha coroa não caia rsrsrsr
    Muito bom post, como sempre!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca há de cair, você tem bastante equilíbrio.
      Bom final de semana!

      Excluir
  10. Não conhecia a música e não tinha ouvido a frase antes, mas vi semana passada uma galera compartilhando o meme e agora eu entendi.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que agora você entende por aqui.
      Bom final de semana!

      Excluir
  11. É muita criatividade desse povo kkkkkkkk

    www.blogdodeivy.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design