terça-feira, 8 de agosto de 2017

História das ilustrações de Mauricio de Sousa



Hoje, no post de parceria da tag jornalista  ≠, eu e o Arthur Claro iremos falar de um dos mais expressivos ilustradores/artistas/cartunistas do Brasil: Mauricio de Sousa. Tanto aqui, quanto no blog do Arthur iremos falar dele, com pontos de vistas e ângulos diferentes. Por isso não deixe de visitar o blog = porém  .

Mauricio Araújo de Sousa é brasileiro e nasceu em 1935 e completará 82 anos no dia 27 de outubro de 2017. Ele é cartunista, artista e empresário, criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras. Mauricio sempre viveu no meio da arte, pois seu pai era poeta, compositor e pintor. 

Em 1954 durante sua juventude manifestou o desejo de ser desenhista profissional, mas seu primeiro trabalho foi como repórter policial da Folha da Manhã, onde utilizava seu talento para desenhar ilustrações, que eram bem aceitas pelos leitores. 





Seus primeiros traços em revistas em quadrinhos foi em 18 de julho de 1959, quando ele criou uma história com sua primeira personagem, o Bidu. Logo depois surgiu o Franjinha e Cebolinha. Contudo, alguns estudos mostram que a primeira criação do desenhista foi a do personagem Capitão Picolé. Atualmente o Bidu é o ícone das empresas Mauricio de Sousa (tanto de produtos como de materiais gráficos) e interage bastante com seu criador.

Nos anos seguintes foram originados personagens como Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão e Astronauta.

Uma das personagens mais conhecidas do universo de Mauricio, a Mônica, foi criada em 1963, com o auxílio da jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, para a Folhinha de S. Paulo. A partir de 1987, o artista passou a ilustrar para o suplemento infantil do Estado de S. Paulo, conhecido como Estadinho, que até hoje publica as famosas tiras da Turma da Mônica



A criatura e a invenção: Mônica real e os traços. 



Mauricio de Sousa e sua filha Mônica, com 3 anos de idade.



Mauricio é pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Maurício Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira). Muitos dos seus personagens criados são baseados neles e em suas características, além de ter criado muitos inspirados em familiares e amigos de infância. Como não se lembrar desses personagens: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Ninbus (em Mauro), Do Contra (em Maurício Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada?

Com o decorrer do tempo, Mauricio criou uma ampla equipe de desenhistas e roteiristas, em que até mesmo seus filhos fazem parte. Mônica é responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados; Magali ajuda no roteiro; e Marina na criação de novas histórias. 


Filhos do Mauricio.



As obras gráficas de Mauricio já foram produzidas pela Editora Abril, Editora Globo e, atualmente, pela Panini com a criação da Turma da Mônica Jovem, Chico Bento Moço, entre outros - uma nova fase dos personagens que embalaram a infância de muitos.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa tem renome internacional e foram transformados em obras cinematográficas, televisivas, de vídeo-games, além de produtos alimentícios e de outras áreas. Também há o Parque da Mônica, localizado em São Paulo. 

Mauricio gera tanta influência que em 2007 foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Mauricio de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar"




O personagem Penadinho era conhecido como 'Fantasminha'.



Entre quadrinhos e tiras de jornais, atualmente suas criações já chegaram a cerca de 50 países. O autor já teve publicadas 1 bilhão de revistas, além de mais de 100 indústrias nacionais e internacionais que já produziram mais de 2.500 itens dos personagens, como jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, entre outros. A Turma da Mônica tem atualmente 54 anos. 


Estilo

Mauricio possui um estilo gráfico próprio. Seus personagens costumam ter formas arredondas, com mãos rechonchudas e o famoso pé em formato oval, com riscos embaixo. Mas nas tiragens de jornais o artista teve que simplificar o traço da Mônica e de outras criações. Foi na Folhinha que seus personagens foram coloridos pela primeira vez. Alguns deles até mudaram de cor: o Sansão era amarelo!

Essa matéria da Folha trouxe a evolução da Mônica em 50 anos. A principal personagem usava sapatos, tinha bolsos no vestido e uma cara bem enfezada. Confira essas e outras mudanças:





Minha experiência


Desde criança tenho contato com as ilustrações e personagens de Mauricio de Sousa. Era da época que minha mãe assinava os gibis e a gente colecionava (Aqui em casa tinha muitos!). Nas férias era o melhor momento, quando minha mãe me presenteava com Almanacão de Férias. Eu adorava os brindes que vinha e coloria tudo! De uns tempos pra cá minha mãe cancelou a assinatura e eu não tive mais contato com as revistas. Já li alguns exemplares da Turma da Mônica Jovem, mas sem frequência. 



Primeiros quadrinhos do Bidu.



Turma da Mônica marcou a minha infância e acredito que a de muitos adultos também.



Mauricio pai

Essa é a semana do Dia dos pais e não poderia deixar de mencionar esse grande pai que é o Mauricio de Sousa. Um pai exemplar, cuidadoso, de bem com a vida, educador e disseminador da arte na vida dos filhos.

Vocês conheciam a história do Mauricio de Sousa? De seus desenhos e ilustrações? Qual é a sua experiência com a turminha? J-J















Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Que bacana! Adorei o post JJ é quase ida idade da minha mãe hahahah engraçado que o tempo vai passando e muita coisa vai mudando né !
    Amei!

    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Os traços dele ficaram mais sofisticados, até chegar na Turma da Mônica Jovem.

      Excluir
  2. 10 filhos?
    Nossa fiquei sabendo dessa quantidade agora rsrsrs....e eu achava que a Monica fosse a primeira criação do Maurício rsrs.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava, mas é o Bidu, que inclusive é uma inspiração que veio do seu cachorro da vida real.

      Excluir
  3. Realmente a Monica se parece com a Monica criança rs
    Que post maravilhoso, descobri muitas coisas que não sabia ainda *-*

    Blog | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos os personagens dele se parecem com a pessoa da vida real. O Mauro é o Nimbus igualzinho, assim como a Marina.

      Excluir
  4. Bem interessante as informações do post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já vi ele pessoalmente na bienal, bem simpático. Eu colecionava os almanaques! Fiz minha mãe assinar só pra receber em casa, hahaha! Aí vinham 3 todo mês.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Quanta nostalgia né? Eu tinha o costume de comprar as revistas e os almanacões de férias.

      Excluir
  6. Nostalgia pura ao ler esse texto, incrível mesmo! Gostaria de deixar meu site pra ler sobre outras biografias: https://biografia-resumida.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design