domingo, 13 de agosto de 2017

E tudo começou com uma pequena homenagem... História do Dia dos Pais




Você sabe qual é a origem do Dia dos Pais? O que há por trás dessa data? Por que foi escolhido o segundo domingo de agosto no Brasil para a sua comemoração? Assim como o Dia das Mães (falado aqui), esse dia também tem um histórico interessante. 

O Dia dos pais talvez não tenha um peso tão grande quanto o Dia das Mães, isto na questão comercial. Por exemplo, na matéria divulgada recentemente pelo Metrópoles foi constatado que muitos filhos no Distrito Federal não presentearão seus pais nessa data mais por uma questão de escolha, do que financeira (com grifos):

"A maioria dos consumidores brasilienses não está disposta a comprar presentes para comemorar o Dia dos Pais. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. De acordo com o estudo, 37,3% dos entrevistados têm a intenção de presentear o pai, 46,5% não pretendem comprar presentes e 16,2% ainda não sabem. Os lojistas, por sua vez, estão otimistas: 43,1% deles esperam que as vendas este ano sejam maiores do que em 2016."


No Dia das Mães, por sua vez, há uma movimentação comercial maior, mas isso não significa que o valor do Dia dos Pais foi perdido. Muitos filhos homenageiam seus patriarcas com presentes sentimentais, assim como a data sugeriu em sua origem.

A ideia original do dia dos pais era criar uma data para fortalecer os laços familiares, assim como o respeito por aqueles que nos deram a vida, os progenitores. Vamos conhecer mais dessa origem de perto?


Origem



                                                       A ativista do Dia dos pais, Sonora Louis Doot.



De acordo com o Discovery News, essa data foi consolidada como um evento comercial. Veja o que o site Mega Curioso diz:

"[...] o Dia dos Pais foi consolidado como uma data para presentear os papais por uma associação de comerciantes de roupas masculinas de Nova York, que fez uma parceria com a indústria de cartões comemorativos. Tudo isso aconteceu durante a Grande Depressão, quando os lucros estavam bem abaixo do esperado, e o objetivo era impulsionar as vendas de gravatas e cartõezinhos de felicitação."


Essa é uma das explicações para a data, mas existe outra, diferente e afetiva.

Historiadores falam que a primeira vez que comemorou-se o dia dos pais foi em 19 de junho de 1919 nos Estados Unidos, por sugestão de uma filha chamada Sonora Louis Doot, como forma de homenagear seu pai, William Jackson Smart. Sonora não visou dar um presente caro para o seu progenitor, muito menos alimentar a indústria do consumismo, ela quis apenas enaltecer sua figura e presenteá-lo com um presente sentimental.

E quem era esse pai que recebeu uma homenagem tão honrosa e merecida? (Digo isso porque tem muitos pais que não merecem ser homenageados) Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que após a morte de sua mulher teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. Foi no dia do seu aniversário, em 19 de junho de 1919, que Sonora resolveu homenageá-lo. Confira, de acordo com o site Brasil Escola (com grifos):

"O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA."


Que bela homenagem, né? Ela vale mais que dinheiro. Confira detalhes da busca do desejo de Sonora em comemorar a data e tudo que ela fez, de acordo com o Portal da Família (com grifos)

"Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade."


Em 1966 a comemoração americana mudou do dia 19, para o terceiro domingo de junho. Foi em 1972, com a chancela do presidente da época Richard Nixon, que a data foi oficializada: o Father's Day, o Dia dos Pais como conhecemos. Essa mesma data é comemorada pela Inglaterra. 


As rosas





Desde a primeira comemoração do Dia dos Pais até os dias atuais o símbolo escolhido são as rosas, diferentemente do Dia das Mães que são os cravos. As rosas vermelhas são dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. 

Mas por que Sonora escolheu esse símbolo? Wilson Neves, em um post da Sociedade Pública, escreveu algumas conjecturas quanto ao significado da rosa e sua cor. Vale a pena ler (com grifos e omissões):

"A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. A rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne. Para os romanos, as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores). [...]

A presença do pai como símbolo de força, amparo e guarnição é cada vez mais exigida. [...]

A construção de uma sociedade mais justa começa a partir de firmes raízes no chão que se semeia, e com o tempo ver a vida nascer da semente. Cada folha da rosa é uma degrau da escada natureza que conduz ao cálice onde as pétalas se unem e cada gesto e atitude correta e benigna do pai são os degraus que conduzem ao lar onde os filhos se unem [...]"


O vermelho tem um simbolismo muito forte, como já disse nesse post que fez parte da Semana das cores em setembro de 2016. Fazendo uma analogia à figura do pai, percebemos que ele precisa ser forte, intenso e marcante na vida dos filhos. Sobre a cor, se remete ao sangue, e que outro símbolo que significa  laço familiar pode ser mais certeiro que o sangue?

O interessante é que até mesmo os pais falecidos são lembrados na data, com rosas brancas, em sinal de paz e ternura. Em minha opinião, os pais ausentes e desconhecidos também deveriam ser homenageados, apesar de todos os percalços.



Tudo não começou com rosas!


Oficialmente a data é comemorada com rosas, mas estudos mostram que já se ouvia falar de homenagens à pais há mais de 4 anos. Não foram rosas que foram presenteadas, mas um cartão moldado em argila! Este cartão foi confeccionado por um jovem chamado Elmesu para o seu pai, que era nada menos que o rei da Babilônia Nabucodonosor. Neste objeto ele desejava sorte, saúde e longa vida ao seu progenitor.



A comemoração no mundo todo






Nos Estados Unidos e em várias outras nações, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, no dia 19 de março; na Rússia, 23 de fevereiro; e no Brasil, no segundo domingo de agosto.

Em Portugal, por exemplo, a data é comemorada em 19 de março, porque é uma tradição católica em que se comemora o dia de São José, esposo da Virgem Santa Maria. Para muitos, portanto, essa é uma homenagem a figura paterna da família cristã e também aos antepassados pais. 

Desse modo, a data está relacionada à aspectos culturais de cada país ou região, bem como seus costumes. É o caso da Rússia que comemora a data no dia 23 de fevereiro, que é também o Dia do Defensor da Pátria Local. 



No Brasil


                                  Página 1 - Edição de 15 de agosto de 1953 de O Globo. I Memória Globo


Você sabe quem implementou a data do Dia dos Pais no Brasil? E se eu te disser que foi o pai das Organizações Globo, Roberto Marinho? À princípio a data escolhida era 14 de agosto, dia de São Joaquim, pois ele é considerado o patriarca da família. Mas a primeira comemoração no Brasil foi no dia 16 de agosto.

Esta data foi pensada em conjunto pelo jornalista e empresário Roberto Marinho e pelo publicitário Sylvio Bhering, com o objetivo de incentivar as vendas comerciais e o faturamento do jornal. Segundo o site Brasil Escola, o objetivo de Bhering com a escolha da data era tanto social como comercial. Veja (com grifos):

"A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje."


Também consultei o Memória Globo para me aprofundar mais. O Globo, de acordo com o site, acrescentou a data no calendário comemorativo brasileiro, que se espalhou por todo o país. Confira (com grifos):

"Foi com o propósito de fortalecer os laços familiares que O GLOBO lançou, em 1953, no calendário de comemorações do Brasil, o Dia do Papai. A criação da data atendeu aos anseios da comunidade que sentia necessidade de celebrar o chefe da família. A iniciativa foi recebida com tanto entusiasmo que, no segundo ano após ter sido anunciada, passou a ser comemorada não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, e se transformou numa das datas mais importantes do calendário do país."



Detalhe da matéria sobre o Dia dos Pais publicada na edição de 9 de agosto de 1980 I Memória Globo




Curiosidades


Veja essas curiosidades, de acordo com o site Mega Curioso


- Durante os anos 20 e 30, surgiu um movimento nos EUA em favor da criação uma única data para celebrar o dia dos pais e das mães, com a premissa de que os dois deveriam ser amados e respeitados juntos; e

- Só nos EUA, a venda de presentes e cartões movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano. O Dia das Mães, por outro lado, movimenta mais de US$ 18 bilhões.



Espero que tenham conhecido mais da origem e histórico do Dia dos Pais, assim como suas curiosidades. É uma data dotada de significado. Espero que tenha mostrado que o significado não é somente comercial, mas que existe um afeto e um sentimento por trás disso. J-J


A todos os pais,

 presentes, ausentes, biológicos, de criação, padrastos, solteiros, desconhecidos, um 

FELIZ DIA DOS PAIS!






Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Adoro o blog porque é cheio de informações incríveis!
    Não sabia da origem! :O
    Beijoss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=C5aoCb7ZX0k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta do blog. Nosso dever é trazer informação pra vocês.

      Excluir
  2. Eu já conhecia a origem comercial da data, gostei de conhecer as origens mais afetivas. Um beijo Emerson!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a origem e achei muito interessante!

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessantes as histórias, principalmente a da Sonora!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design