terça-feira, 19 de junho de 2012

Cinema brasileiro: em novas telas e páginas de roteiros

Olá, leitores do JJ, tudo bem com vocês? Primeiro gostaria de agradecer os comentários na última postagem. Foi um sucesso! E eu quero que sempre seja. Vocês sempre são bem-vindos aqui, seus lindos!!!


Hoje eu irei falar do Cinema Brasileiro. Polêmicas a parte, o cinema tupiniquim tem melhorado, sim. Apesar de ainda copiar o cinema norteamericano, em suas fórmulas, como em Se eu fosse Você, e outro que citarei.

Quando se fala em cinematografia, vemos que a linguagem tem mudado, não é só xingamento e nudez [Tropa de Elite], mas tem um roteiro trabalhoso; a fotografia tem se tornado mais requintada; além de fazer histórias que prendem.

É nesse sentido que o cinema brasileiro tem mudado, e para melhor.

Escolhi, portanto, falar de dois filmes que vi recentemente e gostei, que contém "fórmulas bem-sucedidas", em minha opinião. O primeiro: O palhaço (2011) e 2 coelhos (2011). Que mostram como filmes de drama, com pitada de humor; e de ação, podem ser bons!

Se o cinema hollywoddiano investiu em filmes que falaram do cinema (A invenção de Hugo Cabret e O Artista, os badalados do Oscar 2011), o cinema brasileiro resolveu homenagear a linguagem verbal e a magia circense, em O palhaço (de Selton Mello). No filme, há toda uma melancolia, que nos deixa, ao mesmo tempo, tristes e com sensibilidade a flor da pele. O circo, no filme, está em crise; mas mais que isso, os palhaços estão, visto que o riso é apagado e sem graça.

E é nesse sentido que a trama se desenvolve: "como sair de uma crise que parece que já está ganha?". A resposta está em buscar a sua identidade, sua própria identidade, e é ai que se encontra os pontos altos da trama.



"Por que ter um ventilador significaria sair da crise?". Vocês só saberão no filme. O sonho mágico de ter um ventilador nos deixa como "espectadores" e torcemos para que ele seja comprado mesmo...




É em 2 coelhos que vemos uma tentativa de trazer o cinema hollywoddiano para dentro do país. A trama de ação quer transgredir com tudo, com fotografia, com roteiro, com tudo!!! Não sei se todos vocês estão acostumados com narrativa não-linear, mas o filme é todo construído assim. Mas não é difícil entender. Na verdade cria uma "linha de suspense" do início ao fim.

Parece difícil imaginar um filme brasileiro que traga conceitos como "pop", "nerdirce" e "tecnologia". Mas é tudo que se tem em 2 coelhos. E não deixa fora da realidade. Quando se apresenta os personagens utiliza-se a cultura pop, assim como a linguagem do filme é toda peculiar. Além disso a fotografia do filme é toda trabalhada em tons um tanto forte e "meio-arte".

"Ter uma tecnologia, que tem papel primordial no filme, seria uma transgressão?". Sim, e é isso que é trabalhado no filme. Como misturar ficção e realidade, abstrato e concreto?? O filme é surpreendente nesse sentido.




Videogames, espadas ninjas, diálogos sem sentido... tudo evoca Tarantino e significa uma transgressão da realidade.

Destaque ainda para os movimentos de câmera. A cena do tiroteio é magnífica!! Tipo a câmera para e mostra de vários ângulos por onde os tiros acertaram. Tem como ser mais Tarantino que isso? Isso que é desobvializar!!!




Que aliás, em O Palhaço, temos uma fotografia belíssima também, apesar que em alguns momentos eu acho que pecou... Temos muito enquadramentos geométricos de tableau vivantque. Temos muito plano-médio no filme, além de transformar qualquer cena num palco em potencial.



Com fotografia intimista, O Palhaço, pretende tratar os personagens como se fossem-nos conhecidos.



Realmente, vale a pena ver esses dois filmes que capricharam no roteiro, na fotografia e na forma de contar muitas histórias. Até a próxima!! J-J

Por: Emerson Garcia



7 comentários :

  1. Eu achei a ideia do filme 2 coelhos mt boa! ainda n pude ver nem ele e nem o palhaço mas estou morrendo de vontade de assistir (:
    adorei o post, ficou mt bom!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Os filmes brasileiros (graças a Deus) estão se aprimorando. Daqui a pouco estamos juntos com os grigos. Acredito que há um grande potencial para isso!
    Não assisti nenhum dos dois filmes, mas estão na minha lista.

    bjs
    ederoerasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de assistir O Palhaço, só ouvi falar coisas boas sobre o filme!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito bom o filme! (:

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pronto, tô morrendo de vontade de assistir os dois!
    E vou ter que assistir sozinha... meu namorado não gostou da história de nenhum deles ¬¬ hehe

    Ótimo domingo

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca vi nenhum filme, raramente estou indo nos cinemas pra ver algum do tipo.

    http://world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não gosto e nem curto os filmes brasileiros...
    O único que assisti foi Tropa de Elite 1.
    Beijos
    http://neversaynever-believe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design