segunda-feira, 6 de julho de 2009

Minha paixão por design

Para aproveitar que na última postagem falei do design do site do Festival de Inverno de Brasília, hoje quero apresentar alguns trabalhos que produzi para a disciplina de "Design Gráfico para Jornalismo".

É uma matéria que se aprende a informar através de gráficos, imagens, tipografia, segundo as regras jornalísticas. Me sai até bem mesmo a professora não sendo das melhores.

Fiz, em um primeiro momento, uma colagem, trabalho que introduzia os princípios do design.
Depois, com a ajuda do programa Adobe Ilustrator e com muita dificuldade, produzi imagens que significavam saúde, medo e amor.
Logo após, foi a vez de eu entender quais são os princípios do design e como eles interferem na compreensão da notícia. Aqui fiz um dos trabalhos que tenho mais orgulho: a metade de um coração.
Posteriormente um caligrama, espécie de conjunto de palavras que pecorrem um caminho, e o resultado até que foi bom.
Fiz dois infográficos, tipo um gráfico que mescla imagem e texto, como você viu nesse post.
Em penúltimo lugar apliquei as técnicas que aprendi em uma página impressa, e por fim em um produto impresso, no caso um informativo sobre a Exploração Sexual Infantil.

Abaixo você verá a maioria desses trabalhos com excessão do informativo. É que decidi colocá-lo em uma postagem a parte.

Branco, preto e cinza são as cores utilizadas. Simetria, regularidade, justaposição e profundidade são os princípios que a imagem tem. O que vocês acharam?















Simetria, simplicidade, economia, planura e singularidade foram usadas juntamente com as cores azul e branco. Ficou bem simples e informativo, qual a opinião de vocês?












A pessoa deve ter percepção para ligar e preencher espaços vazios para visualizar o coração inteiro, além de ter a sensação de uma imagem espacial e que forma corações com letras e palavras. É a minha preferida, é a de vocês também?











Leitura concisa e simples, distorções de tamanhos e fontes e o percurso da leitura, além da simetria, planura, equilíbrio, unidade e singularidade, são pontos a serem observados na imagem ao lado. Alguém gostou?













Assimetria, formas concretas, cor, tamanho de fonte, capitular, intertítulo, impacto visual, são algumas das funções que foram utilizados nessa matéria impressa.














Liberdade, poesia, movimento e indicação de leitura são as funções que foram utilizadas aqui.


*


Ahh e falando em design me apaixonei pela capa do jornal EXTRA que trazia a manchete da morte do MJ. Ficou simples, bem alusiva ao astro pop, com uma luva com strass branca e o fundo negro que sangra quase por toda a página. Muito bom, vejam e deêm suas opiniões também! (JJ)







P.S.1: Desculpem-me o tamanho do texto, tentei ser o mais simples possível (hausahusa).

P.S.2: Qualquer dúvida desses termos me falem. Não deu para colocar tudo detalhado porque senão ficaria mais imeeenso ainda (rs).

Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Desculpa..mas sério, quando vi essas imagens lembrei da pior matéria que já cursei na minha vida...me deu naúseas ¬¬''

    Nem consgui ler!

    Mas que bom que vc gosta de Design eu adoro tb!
    =D


    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  2. Ahh design parece ser legal =D
    Eu gostei mais da que fala da chave do coração =]

    E achei mágica a capa do Jornal tb.

    Sucesso p. os próximos trabalhos com design ;]
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design