quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Quinta de série: Poesia que transforma

Pode conter spoilers!


Uma poesia pode transformar vidas, trazer paz, conforto, produzir bem-estar e sorrisos no rosto. No Quinta de série de hoje apresento a série documental Poesia que transforma do Globoplay. A produção tem direção de Duda Martins e Chico Walcacer; e roteiro de Douglas Vieira. Conta com 5 episódios de em média 40 minutos cada um. A série foi lançada em 2021.

Poesia que transforma é do gênero de documentário, artes e cultura e personalidade e retrata como a obra de Braúlio Bessa impacta a vida das pessoas, em episódios temáticos: raízes, amor, igualdade, fé e recomeço. São histórias de quem teve a vida transformada quando descobriu a poesia de Bráulio Bessa. São exemplos comoventes do poder das palavras certas na hora certa.

Conheci Bráulio Bessa no Encontro com Fátima Bernardes, onde ele possuía um quadro no programa. Lembro de poesias lindíssimas e que elevam a autoestima ditas por ele. De fato, o poeta encontrou seu público e descobriu a força que tem suas palavras. Elas são simples e fortes. Sempre que ele recitava seus versos, uma enxurrada de mensagens chegava ao programa. Bráulio falou mais de sua poesia e o poder que ela possui:

"Eu sempre acreditei que a poesia ia ocupar um espaço muito grande nesse país. Justamente por esse poder curativo da poesia, por esse poder de salvar’'.



O documentário, desse modo, dá corpo a esse encontro entre o poeta e seu público, com várias histórias apresentadas, do cotidiano e com a capacidade da poesia que transforma realidades, ambientes e vidas. Bráulio falou do desejo de lançar uma obra, que impactaria a vida das pessoas:

“Eu pensava assim: 'um dia vou lançar um livro que vai transformar a vida de alguém', mas alguém da minha rua, da minha cidade, de Alto Santo. Eu imaginava que um livro meu um dia estaria na biblioteca da minha escola. Agora, que ia chegar em tanta gente e impactar tanta gente, não”.


Bráulio, cordelista e poeta cearense, é conhecido por seu quadro Poesia com rapadura em programas de televisão e pelo Encontro. Na série documental, ele percorre as cinco regiões do Brasil para encontrar pessoas que tiveram suas vidas positivamente impactadas por suas poesias. Os episódios exploram como a poesia pode transformar a realidade e a percepção das pessoas sobre a vida e os problemas sociais. 

Uma poesia pode ser mais do que versos - pode ser resistência, esperança e cura. E é exatamente isso que Bráulio encontra em suas viagens: pessoas reais, com histórias de dor, superação e sensibilidade. Desse modo, a arte é capaz de transformar o comum em extraordinário.


Raízes é o primeiro episódio da docusérie. Ele conta a história de três pessoas diferentes e suas semelhanças: o orgulho de perpetuar suas origens, assim como Bráulio. Conheça as histórias de Seu Zé, da pequena poeta Quitéria e do educador Alex.

Amor inspira Agnes, Géslei e Sandro. Cada personagem conta suas histórias inspiradoras, que tem em comum a identificação com a obra de Bráulio. 

O terceiro episódio é Igualdade. É a vontade de fazer do mundo um lugar de igualdade que aproxima as lutas de Ana Paula, Faela e Stanley, Em suas jornadas, esbarram com a poesia de Bráulio. 


A seguir, vamos para . A fé está muito presente nas vidas de Thalita, Josi, Kalina e Dom. Além dela, os versos de Bráulio renovam suas esperanças.

Recomeço é o episódio final da produção. Todo mundo pode recomeçar como, quando e onde quiser. Mateus, Rosângela e Gutto tiveram na obra de Bráulio um incentivo para a transformação e o autoconhecimento. 

Além das palavras, a fotografia da produção é um espetáculo à parte: cores quentes, um olhar humano que valoriza o Brasil profundo e paisagens nordestinas. A trilha sonora, por sua vez, é suave e o tom de voz sereno de Bráulio completam a atmosfera acolhedora e inspiradora.


Poesia que transforma é também o título de um livro lançado por Bráulio em 2018, que se tornou um best-seller. A série documental expande o conceito do livro, trazendo histórias reais e visuais do impacto da poesia na vida das pessoas.

Essa é uma daquelas séries que não apenas entretêm, mas tocam a alma. Um lembrete de que, mesmo em meio à dureza da vida, ainda há beleza, afeto e versos que curam. A série é indicada para quem acredita que a arte é uma forma de mudar o mundo - uma rima por vez. J-J





Por: Emerson Garcia

Um comentário :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design