Você já deve ter ouvido aquele pensamento que diz que não é possível amar o outro se a gente não amar a si mesmo, não é?! É com essa ideia que não é possível cuidar dos outros se a gente não cuidar de si mesmo. É incongruente. Para cuidar do próximo, temos que cuidar de si mesmo, pois assim será um cuidado efetivo e possível.
A imagem acima traz uma mangueira de água e um regador. A água passa primeiro pela mangueira e depois pelo regador, e é assim que tem que ser mesmo. Só seremos fontes (de água) para os outros, se formos fontes de água para si mesmo.
E quais são os cuidados consigo próprio? A ilustração cita alguns exemplos, como dormir, descansar e ficar um tempo sozinho. Dormir é revigorante e ótimo para a nossa saúde. E você só pode cuidar do semelhante, se tiver uma boa noite de sono. Deste mesmo modo, descansar é fundamental, pois ajuda a desopilar a mente, melhora o humor e traz saúde física e mental. Dormir e descansar não são atitudes condenáveis e não é nenhum pecado dormir e descansar, aliás, é totalmente recomendável e traz muitos benefícios. Dizem que o cérebro funciona melhor se estiver descansado e um cérebro dessa forma é muito melhor para ajudar o próximo. E, por último, cuidar de si mesmo significa também ter momentos de solitude (não de solidão). Um tempo sozinho é fundamental para olharmos para dentro de nós mesmos, não com egoísmo, mas com cuidado mesmo. Cuidando de nós mesmos, é muito melhor para cuidar de quem é semelhante à nós.
Estando com a mangueira carregada de água e de sentimentos bons e agradáveis, você terá algo para oferecer. E o cuidado dos outros visa empatia, orientação e gentileza. Só somos empáticos com o outro, se formos conosco mesmos. E empatia envolve cuidado, bem querer e atenção para os semelhantes. Já a orientação é como se você fosse uma bússola de ajuda para o próximo, orientando e mostrando a direção para ele, o melhor caminho a seguir. E gentileza, claro. Tem um ditado que eu gosto muito que é o que diz que "gentileza gera gentileza" e é o ditado mais certo que já pode ter.
Vamos cuidar de si mesmos para poder cuidar dos outros?! Essa é a recomendação mais sensata, acertada e correta que pode existir. As relações humanas, se seguissem essa máxima, seriam mais eficazes e apaixonantes. J-J
Por: Emerson Garcia






Um bom texto JJ, havia uma publicidade em Portugal cuja frase chave era: "Se eu não cuidar de mim quem cuidará?". Por isso temos de cuidar de nós para estarmos aptos a cuidar dos outros!
ResponderExcluirBoa semana!