E se a cidade de São Paulo fosse tema de animação da Pixar? O perfil de Instagram @ai_reality_illusions divulgou imagens da cidade com a magia dos cenários dos filmes da Disney com inspiração nas animações da Pixar. O artista deixou a imaginação florescer e fez ilustrações do Rio Pinheiros navegável, a Avenida Paulista repleta de outdoors e uma pitada de imaginação, a famosa rua 25 de março, o Mercadão, a Sé e a ludicidade da Mooca. Para a realização das imagens o artista Leandro L. utilizou a ferramenta de inteligência artificial Bing Imagem Creator, que é gratuita.
O artista Leandro L. falou mais do projeto em entrevista ao site Byte, confira:
"Minha inspiração é que amo a cidade de São Paulo e proporcionar essa visão mais lúdica da cidade e um outro ponto de vista dos tradicionais lugares turísticos é uma grande satisfação. Nos faz pensar como vemos nosso cotidiano e como podemos trazer uma camada de encantamento para ele".
As imagens possuem elementos de alguns filmes famosos, como Rio e Encanto, mas a grande inspiração mesmo é o filme Toy Story. A geração da inteligência artificial com características disneyanas é árdua, pois nem sempre os resultados saem como o esperado. O artista, sobre isso, falou o seguinte:
"É um trabalho de experimentação, pois nem todos geram o resultado esperado. Por exemplo, tentei fazer um do Masp, mas não ficou com as características reais dele".
O trabalho foi compartilhado pela página do Instagram @olharurb, onde o mesmo artista compartilha sua paixão por São Paulo, mas com fotografias da capital. Ao todo, 10 imagens como se fossem posters de filmes da Disney foram publicadas. Elas trazem a Avenida Paulista, o Mercadão, Rio Pinheiros, Museu do Ipiranga, Parque Ibirapuera, Rua 25 de março, a Estação da Luz e Praça da Sé. Confira as imagens a seguir:
Leandro tem certa vidração por São Paulo e as ilustrações demonstram isso. Ele também disse o seguinte:
"Eu sou apaixonado pela cidade. A arquitetura, as novidades, enfim, a infinidade de possibilidades que São Paulo oferece. Não sou fotógrafo profissional, mas gosto de captar os momentos para mostrar muitos detalhes".
As imagens foram geradas por um "robô desenhista" e a utilização do Dall-E 3, sistema da OpenAI (a mesma dona do ChatGPT). Leandro explica mais sobre a ferramenta:
"Para chegar nesse resultado tive que fazer várias tentativas e ir alterando o prompt [símbolo ou mensagem para executar um comando]. Usei o Bing que utiliza o Dall-E. Depois utilizo um programa de imagens para adicionar logos, letras faltantes, corrigir feições, rostos. É necessário ter uma riqueza de detalhes e nem sempre o resultado é o esperado. Eu usei o prompt [comando] em Inglês, e acredito que ajuda. Mas mesmo assim não é garantido. Por exemplo, eu gostaria de ter feito uma com o MASP, mas também não consegui. Vale destacar que é um trabalho de experimentação, necessita de uma pós-produção no final. O ajuste no lettering, por exemplo, em algumas feições. A inteligência artificial não é boa com rostos e mãos".
As imagens repercutiram bem e o artista teve a oportunidade de transformar o cotidiano das pessoas em algo divertido e lúdico. Como não se identificar com o aperto do metrô, um passeio no Mercadão... Ao ver essas imagens, nossa imaginação transforma o dia a dia, muitas vezes trivial, em algo bonito. Uma essência talvez da infância.
Por ser imagens de Inteligência Artificial, a imaginação rola solta. A imagem do Rio Pinheiros, por exemplo, tem a peculiaridade de estar limpo, com pessoas navegando. O processo de despoluição está em andamento, mas vê-lo assim dá um toque a mais na imagem.
E você, o que achou das imagens? Elas combinam com as imagens reais dos pontos turísticos de São Paulo? J-J
Por: Emerson Garcia
O IA no seu mais belo esplendor.
ResponderExcluir.
Saudações cordiais e poéticas.
.
Pensamentos e devaneios poéticos
.
Boa noite de quarta-feira. Lembrei dos filmes, Rio 1 e Rio 2.
ResponderExcluir