É fato! Embalagens criativas agregam valor a um produto. Elas não servem apenas para proteger, conservar ou garantir qualidade e segurança aos consumidores, mas há todo um universo que agrega um certo valor a um produto. Ou seja, a forma como um produto é embalado diferencia da sua concorrência. Enfim, o visual de um produto e a maneira como ele é embalado faz toda a diferença e agrega valor, além de fortalecer o poder da marca e fidelizar os clientes.
No post de hoje apresento 15 pontos de uma inovação desembrulhada. Confira!
1- Foco em sustentabilidade
Uma embalagem criativa deve contribuir com a preservação dos recursos naturais. Esse é um diferencial importante, que tem se tornado cada vez mais esencial para o consumidor. O consumo sustentável está cada vez mais em alta no mercado, então, apostar na sustentabilidade é um ponto positivo para o seu negócio e para o meio ambiente.
2- Fortalecer o posicionamento da marca
Uma embalagem dialoga com o público e transmite uma mensagem entre a empresa e o seu público.
3- Agregar valor
Você pode apresentar diferenciais, culturas e crenças, por exemplo. As práticas apresentadas na embalagem fazem com que haja identificação de valores e a compra da marca por isso.
4- Aposte em versões especiais
Versões especiais, comemorativas e limitadas são uma ótima forma de inovação, sem deixar de lado o visual já formado na cabeça do consumidor. O diferencial estético criativo faz toda a diferença.
5- Embalagens funcionais
Há produtos que precisam ser protegidos de uma maneira mais delicada, por exemplo, ou até produtos que precisam de transparência. Há ainda aqueles que precisam de uma proteção mais forte para que se mantenham intactos. Tudo depende da história e necessidade de cada produto.
6- Utilize padrões
Utilize padrões de design para produzir uma embalagem personalizada, seja com conexão de cores ou disposição das imagens.
7- Deixe o consumidor espiar
Se o produto é alimentar, ter uma embalagem transparente é uma boa sugestão. Além disso, você pode averiguar a qualidade do produto simplesmente olhando para ele.
8- Seja criativo
Uma embalagem de produto com um visual inovador é tudo que um bom publicitário pode ter. Use e abuse da criatividade, com elementos gráficos do produto refletindo o objetivo do projeto e a conexão com o meio ambiente.
9- Utilize uma dose de humor
Brinque com sua embalagem e faça alguém sorrir. Você pode utilizar cores para dar esse ar lúdico.
10- Brinque com as cores e sentidos
Estimule todos os sentidos do consumidor através da embalagem. A variação das formas é interessante não só para as mãos como para os olhos.
11- Pense fora da caixa
Pense fora da caixa no sentido de escolher uma embalagem diferentona de um produto, bem diferente do que ele poderia ter. Você pode criar uma embalagem divertida e multifuncional, que comunica muito bem o que é o produto de forma inovadora.
12- Não tenha medo de evoluir
Esteja aberto a mudanças e conte a história de sua marca por meio da evolução do seu produto. Este processo precisa manter-se conectado a essência do seu produto.
13- Use poucas cores
Limite sua paleta de cores para criar um visual coerente e coeso.
14- Menos é mais
Na maioria das vezes, a simplicidade é essencial. O minimalismo traz um toque clean às embalagens. Poucas cores e informações fazem total sentido em muitas embalagens. Você pode transmitir uma ideia de forma limpa e simples.
15- Considere a parte de dentro
A parte de dentro da embalagem pode ser tão atrativa quanto a externa. Se o produto possui diversas peças, que tal mostrá-las de forma criativa e inovadora? As cores de dentro tem relação com as cores da caixa, formando uma ótima composição. As divisórias da caixa de produto, todas se encaixam perfeitamente dentro dos compartimentos.
Se o publicitário seguir esses pontos, com certeza arrasará nas embalagens. Não deixe de explorar todas as opções, criando embalagens funcionais, reutilizáveis, divertidas ou simplesmente sérias. Quanto mais criativa e inspiradora a embalagem for, mais sucesso seu produto fará!
Não é novidade para ninguém que a experiência do cliente, definitivamente, começa pela embalagem. O interesse em uma marca se dá a partir do visual da embalagem, que faz com que elas se sintam satisfeitas com a compra. Latas de biscoito, caixas decorativas e itens podem chamar a atenção do público dependendo de como são construídos. J-J
Por: Emerson Garcia
Bom dia, Emerson
ResponderExcluirÓtima postagem, como você bem falou o visual de um produto faz toda a diferença, gosto muito das embalagens simples, um forte abraço.
Muito bom! Que os criativos tenham isso em conta.
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