quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Programa Silvio Santos 60 anos: um especial nostálgico e único!


🎼Lá, lá, lá, lá, hey! Lá, lá, lá, lá, hey! Lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, hey! Lá, lá, lá, lá, hey! Lá, lá, lá, lá Lá, lá, lá, lá, lá, lá Agora é hora de alegria Vamos sorrir e cantar Do mundo não se leva nada Vamos sorrir e cantar! 🎶 Se você tem o mínimo de conhecimento de televisão e indústria cultural sabe de qual programa esses versinhos chicletes e alegres fazem parte. Após 60 anos, essa música-tema do Programa Silvio Santos ainda é bastante conhecida. No dia 04 de junho, um domingo, foi ao ar o especial Programa Silvio Santos 60 anos. Com mais de 5 horas no ar o especial foi emocionante, criativo, divertido e nostálgico, além de ter dado uma excelente audiência para o SBT

Apresentado pela filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel, PSS60 homenageou o pai de forma respeitosa e o parabenizou pelas 6 décadas de programa. Apesar do homenageado não estar presente, tudo no programa relembrou o ícone da TV e foram lembranças maravilhosas! Patrícia disse logo no início: 

“Isso é para você, pai, sei que está no sofá assistindo e não pode estar aqui hoje, acho que ele nem ia gostar de estar aqui… mas é tudo para você, estamos aqui reunidos para você e por você”.


No dia 2 de junho de 1963, num domingo, o programa estreava na extinta TV Paulista, com o convite do diretor Paulo de Grammont. Ele ofereceu à Silvio um horário na programação vespertina para ele alugar e o apresentador veterano se desafiou nessa empreitada. Com muitas experimentações, inovações, fórmulas, formatos, pioneirismos e quadros, o PSS tem se sustentado por mais de 60 anos. 



O especial foi muito bonito, com participações de pessoas-chaves do programa, vídeos da época, histórias, bastidores, brincadeiras ao vivo nostálgicas, curiosidades, comemorações, homenagens, prêmios e muito mais! Foi especial, do início ao fim. Em outro momento, ela declarou: 

“É incrível como esse programa emociona, né? Mas é uma saudade boa, não sei explicar, é um programa que realmente mexe com as emoções". 


E realmente me senti emocionado e nostálgico quando vi a atração com minha mãe. Relembrei de quadros que marcaram minha infância e até adolescência e vida adulta, tais como: Câmera escondida, Topa tudo por dinheiro, Show de calouros, Porta da Esperança, Pergunte à MaísaRoda a Roda, Gol ShowNada além do que um minuto, Namoro na TV, Casa dos Artistas, Jogo dos Pontinhos, Gincanas no Parque AquáticoCabine de prêmios, Qual é a música?, FantasiaOs velhinhos se divertem e Show do milhão.  

Dividido em 5 blocos, PSS60 contou com apresentações musicais e performances de dança, depoimentos e exibições de vídeos. O programa trouxe diversos convidados especiais que fizeram ou fazem parte de sua história. O ápice foi a reunião no palco dos antigos jurados do tradicional Show de calouros, ao som da icônica marchinha cantada por Silvio para anunciar a chegada de cada um. Sérgio Malandro, Décio Piccinini, Sônia Lima, Leão Lobo, Nelson Rubens, Flor, Luiz Ricardo e Mara Maravilha, em sequência, estiveram presentes. Alguns não, por já terem falecido, mas foram homenageados mesmo assim. Foi o caso de Aracy de Almeida, Pedro de Lara, Elke Maravilha, Ronald Golias e Wagner Montes. Quando todos estiveram presentes no palco, a emoção tomou conta. Todos lacrimejaram  e Patrícia chegou até mesmo a chorar.  



Outro momento, repleto de emoção, em que a sensibilidade tomou de conta, foi a exibição de um clipe com a lembrança de todas as figuras que ajudaram a fazer parte da história e que já nos deixaram, como Márcia de Windsor, Wilza Carla, Carlos Imperial, Plácido Manaia Nunes (criador do Troféu Imprensa), Paulo Barbosa, Ruth Romci, Cidinha Milan, Bira, Miltinho, Manoel de Nóbrega, Consuelo Leandro, Valentino Guzzo, Lombardi, Ronald Golias, Zora Yonara, Maestro Zezinho, Gugu Liberato, entre outros. 

PSS deu uma guinada na carreira de muitos artistas e Silvio Santos viu valor em cada um deles, destacando seus talentos e potenciais. Foi ele quem viu o potencial de Sérgio Mallandro, Adriane Galisteu, Eliana, Mara Maravilha, Ivo Holanda, Ary Toledo, e até mesmo Gugu Liberato. Silvio sempre foi um visionário e apostava em pessoas e coisas improváveis, e que faziam sucesso posteriormente. Esses artistas também estiveram presentes e conhecemos um pouco mais de suas histórias e relacionamento com Silvio Santos. 

  


A parceria entre Silvio e seu locutor Lombardi, já falecido, também foi explorada, assim como o relacionamento com os assistentes e animadores de palco Liminha e Roque, que já estão mais velhos; além de Ivo Holanda, o rei das pegadinhas, que esteve no palco e relembrou as vezes em que apanhou na rua devido suas brincadeiras e sua coragem e de Silvio para criar pegadinhas criativas, ousadas e perigosas. Falando em piada, a presença de Ary Toledo, já velhinho e na cadeira de rodas no palco, foi bem legal. Ele contou piadas bem engraçadas.    

Até mesmo o vice-presidente, Geraldo Alckmin, esteve presente e eu pude entender um pouco mais de sua relação com Silvio Santos. Foi surpreendente entender como era a intenção do vice presidente e do apresentador. 

Um dos momentos mais surpreendentes foi o de Daiza Larte Barros, a menina da memorável piada do 'Bambu'. Algumas semanas antes, vi o icônico vídeo pelas redes sociais e ri bastante. O SBT estava à procura da garotinha que viralizou, mesmo nos tempos em que a televisão era preto e branco. Daiza cresceu e mudou muito sua aparência e até mesmo princípios de vida. Ela disse que tomou bronca e que nunca comentou sobre o ocorrido, mas aceitou o convite da produção para mostrar que agora não é assim, porque tornou-se evangélica conservadora.     



Foi ótimo que o especial reviveu quadros e brincadeiras da época, como um especial do Qual é a música?, a Cabine de prêmios com uma das filhas de Silvio Santos, que na época tinha 3 ou 4 anos; e o Jogo dos Pontinhos com as loiras Eliana e Adriana Galisteu, ambas pupilas de Silvio e apadrinhadas profissionalmente por ele. 




  

A família Abravanel em peso estava presente na homenagem. A esposa de Silvio, Iris Abravanel, e suas filhas Patrícia, Cíntia, Silvia, Daniela, Rebeca e Renata acompanharam tudo da plateia e participaram no palco em momentos pontuais e importantes. A plateia, ainda, contou com a presença de telespectadores comuns, jornalistas e outros famosos.


Cada um dos convidados do especial recebeu uma estatueta em acrílico com a caricatura de Silvio Santos, com o intuito de ser uma lembrança para eles. Patrícia entregava o presente e dizia: "Você faz parte dessa história". Algo bem criativo e único. Ao final, a anfitriã do especial convidou todos ao palco para cantar parabéns e cortou um bolo em homenagem aos 60 anos. Ela disse que a ideia da comemoração foi dos produtores Fabiano e Jeff. 



Para quem curte televisão e programas nostálgicos, o especial PSS60 anos foi digno de colecionador. Não tem como separar a história da televisão brasileira, de Silvio Santos. Sem sombra de dúvidas, esse continua sendo o programa que é considerado a maior identidade dos domingos e que moldou o formato de auditório. Esta é a mais longeva atração de variedades do "quadrado mágico" e a explicação está no especial. A essência é a mesma de seu início, ainda em 1963 na extinta TV Paulista, canal 5: apresentar brincadeiras e prêmios, de uma forma leve e divertida. A diretora comercial do SBT, Luciana Valerio, falou mais desse fenômeno, legado e trajetória do PSS:    

“O Programa Silvio Santos é o mais assistido do SBT. A atração, que tem uma importância significativa dentro da emissora em relação aos anunciantes, e agora apresentado também por Patricia Abravanel, se tornou um dos programas mais populares e duradouros da televisão brasileira”.

A interação de Silvio Santos com a plateia, além de sua inserção em quadros, brincadeiras, piadas, entre outros, tornou-se um pilar forte. Silvio sempre foi um visionário, não tem papas na língua, mesmo na TV aberta e faz piadas com tudo e todos. O dia em que ele caiu num tanque d'água, com ponto de som, microfone e tudo foi hilário! Silvio jamais foi um apresentador engessado, sempre inovando e sendo pioneiro em tudo que fazia. O fato é que, atualmente, não é necessário a presença física do eterno animador de auditório, já que consolidou uma imagem muito forte durante todos esses anos. Luciana falou mais sobre isso: 

“Apesar do afastamento do comando do comando do programa, ele continuou presente na história da TV e, consequentemente, no imaginário popular brasileiro. Além disso, a Patrícia Abravanel, com seu humor, personalidade e espontaneidade, consegue dar continuidade as marcas registradas do comunicador”. 


Além disso, o programa criou uma relação sólida com o mercado publicitário. A popularidade de Silvio e sua conexão com as diversas faixas etárias chamaram a atenção de grandes marcas. 



Silvio Santos assistiu ao programa de sua casa e teve a melhor das reações, aprovando o resultado. Ao final da exibição, ligou para a equipe para dar os parabéns. De fato, um programa memorável que nunca caducou. Abaixo, todas as partes do especial, disponível no Youtube também. J-J

    



   



   



    


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Bah! 60 anos? Noooooossa! Bela e merecida homenagem pra ele que por tantos e tantos anos animou os domingos de muita gente!

    abração praiano, chica

    ResponderExcluir
  2. Homenagem muito bonita. O meu aplauso e elogio-
    .
    Saudações cordiais. Um dia feliz.
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Excelente a homenagem a este ícone da TV brasileira. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Como eu me lembro dos domingos com o Silvio Santos! Era realmente divertido. Eu adorava "Qual é a música?" Tudo passa! Mas as memórias são eternas.♡♡♡

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Vim retribuir a sua simpática visita ao meu cantinho! Respondo sempre aos comentários lá.
    Bonita homenage3m!

    Abraço
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  6. Oi
    já assisti muito o programa silvio santos, mas faz tempo que não assisto o programa perdeu um pouco da graça já faz um tempo. Mais faz parte da história do SBT.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design