segunda-feira, 6 de março de 2023

13 diferenciais dos repentistas Juzé e Lukete nas 'Cenas do próximo capítulo' de 'Mar do sertão'

A produção Mar do sertão, que será finalizada na semana que vem (17), possui muitos acertos, entre eles está a dupla de repentistas Juzé e Lukete que surge na tela ao final dos capítulos, contando de forma criativa e bem humorada sobre os principais fatos que ocorrerão no capítulo seguinte. 

Está certo que a dupla apresenta spoilers "dos grandes", mas são revelações que dão vontade de assistir e eu não fico chateado, até porque a dupla apresenta criatividade na tela, sempre se reinventando, realizando grandes surpresas e arrancando gargalhadas do público. 

A dupla é talentosíssima. Ambos são artistas, cantores, compositores e poetas e já tiveram uma carreira de sucesso antes mesmo da novela. Juzé, por exemplo, já produziu nomes como Juliette e Lucy Alves, além de integrar uma banda de forró. A amizade de Juzé e Lukete veio forte durante a pandemia do coronavírus. A partir daí, criaram canções e parcerias, gerando uma química e lírica que pode ser vista na novela, nos personagens Totonho e Palmito. 

Nesse post separei 14 diferenciais dessa dupla de repentistas no Cenas do próximo capítulo que deixam a produção muito mais interessante e de sucesso. Confira!


1- Os repentistas fazem rimas que fogem da mesmice

Algo que a dupla possui (e de sobra) é a criatividade. Já pensou se em todos os capítulos fosse do mesmo jeitinho e quadradinho? Ficaria chatíssimo, não é mesmo?! À cada episódio, eles fazem rimas em diversos ritmos, estilos e velocidades. 


2- Juzé e Lukete interagem com o público

A dupla quebra a quarta parede, além de se inserirem na estória, em muitos momentos. Eles também se envolvem com as cenas citadas e os personagens.


3- Eles criam quadros dentro da própria novela

Polêmica em Canta Pedra, Quero te pegar bebê, Paquera Canta Pedra, entre outros, são os quadros que essa dupla criativa inventou e que aparecem em várias Cenas do próximo capítulo, para unir e amarrar os fatos que acontecerão na novela. E isso é legal porque o telespectador vai assimilando e criando familiaridade.


4- Os músicos inventam poesias e rimas em diferentes ritmos e gêneros

A dupla mostra que para fazer um bom repente, você pode fugir do lugar-comum. É por isso que os cantores cantam as rimas mesclando vários elementos da cultura nordestina, como embolada, forró, xote, baião, forró estilizado e swingueira baiana. Nos episódios de natal e carnaval, por exemplo, eles cantaram no ritmo natalino e em axé, respectivamente. 


5- Os repentistas estão entre o real e o irreal

Juzé e Lukete são privilegiados por saberem tudo que vai acontecer na novela. Eles funcionam como informantes e comunicadores dos principais fatos da trama. São como semideuses, que transitam entre o real e o irreal. Eles entendem o que aconteceu, está acontecendo e falam sobre o futuro. 


6- Juzé e Lukete também são personagens da estória

Por interagirem na trama e com o público, transitarem pelas locações e por comunicarem e informarem os telespectadores do que acontecerá na trama, Juzé e Lukete viraram personagens com nome, eles são Totonho e Palmito, respectivamente. Inclusive Palmito fez uma pontinha na trama como o interesse amoroso do jornalista Eldoro Cidão, o fotógrafo Casimiro.


7- A criação de rimas de sucesso e grudentas 

"As histórias em Canta Pedra giram mais que cambalhota As histórias em Canta Pedra giram mais que cambalhota", "Menino Menino Menino Menino Menino Menino", "Maruan e Labibe Maruan e Labibe Maruan e Labibe Labibe Labibe", "Ô Candoquinha das covinha bunitinha Ô Candoquinha das covinha bunitinha" e "Deodora Deodora Deodora Quando tu chega tudo piora". Essas são só algumas das rimas de sucesso e grudentas que serão totalmente inesquecíveis para mim! O capítulo acaba e elas ainda permanecem na sua cabeça! Fazem tanto sucesso, que em uma Cenas do próximo capítulo, Totonho e Palmito fizeram um show informal com figurantes, cantando e se divertindo com "Menino Menino Menino Menino Menino Menino". Como se esquecer deles dançando e cantando essa rima grudenta?! Ou no dia que a música de Chico César foi substituída pelo refrão?! "Maruan e Labibe Maruan e Labibe Maruan e Labibe Labibe Labibe" tornou até trilha sonora do casal no dia do casamento e foi até utilizada nos créditos finais. 


8- Os repentistas vão além de dar spoilers 

Como deixar de citar os Cenas do próximo capítulo em datas especiais, como Natal, Ano Novo e Carnaval? Eles realmente vão além e surpreendem! No natal foi emocionante vê-los em ambiente e clima natalinos, bem como com rimas e desejos da época. No Ano Novo estavam de branco, assim como os figurantes, e desejaram votos de Feliz Ano Novo ao som e no visual gráfico de fogos de artifício. Na época de Carnaval, por sua vez, foi mais interessante ainda. Eles dedicaram vários dias dos Cenas do próximo capítulo com motivos e marchinhas carnavalescas, figurinos e fantasias e com direito até ao Bloco de Canta Pedra. Inesquecível! 


9- A dupla criou expressões e bordões

"Cenas do próximo capítulo" é o bordão mais forte dos repentistas. Mas também tem: "Totonho, põe pra fora o que tu sente", "Totonho, passa a marcha!", "Passe depois", "Amanhã tem mais" e "E aí, Totonho? Tá tudo certo? - Tá tudo sertão!". Esses bordões, com certeza, popularizaram a trama e fizeram dela um verdadeiro sucesso. 


10- Mar do sertão é a primeira novela cantada

O diretor da novela, Alan Fiterman, gostaria de algo inovador e criativo nos finais dos capítulos e encontrou com Juzé e Lukete informalmente e eles sugeriram essa ideia de apresentar os próximos fatos da trama de forma cantada e em repente. Deu super certo!  


11- O bom humor dos dois é irreverente!

Não há um capítulo que esses dois não me façam rir, sorrir e gargalhar de rir muito, com as rimas que fazem, as inserções e opiniões que eles fazem sobre os personagens. Eles tem sacadas muito boas e insides que resultam em momentos bem humorados  e repletos de piadas. 


12- Juzé e Lukete apresentam o universo da rima e do repente muito bem

A dupla nos banqueteia com a poesia nordestina, a linguagem e a gíria, o que gera muito cultura, conhecimento e identificação nos telespectadores. A trama, por si própria, já nos presenteia com isso e a dupla de repente finaliza muito bem, coroando os conceitos nordestinos e do sertão. 


13- O processo de cantar o que vai acontecer nas cenas do próximo capítulo é sublime!

A dupla canta a história e é um verdadeiro processo. Para compor as letras, eles recebem um resumo com os principais destaques do capítulo seguinte. E é claro que eles devem acompanhar a trama todos os dias e ler as sinopses disponibilizadas também, né?! Assim, sabem o que está rolando e possuem mais liberdade para "brincar" com os acontecimentos. A seguir, gravam os trechos de pouco mais de um minuto na cidade cenográfica de Canta Pedra. E tudo fica incrível, porque não é mecânico, maçante, quadrado e porque eles improvisam e "botam pra fora o que sentem". E isso é fabuloso!   


Mar do sertão possui muitos pontos positivos e Juzé e Lukete é um deles. Inovação e criatividade é o que não falta nessa dupla. Que outros trabalhos fabulosos venham para esses dois! J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Olá,
    infelizmente não acompanho novelas, mas achei bom o tópico pra discussão.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi nem conheço, mas até criou aqui uma certa curiosidade :)

    Bom dia

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderExcluir
  3. Bom dia e uma otima quarta-feira.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com

    Luiz Gomes.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu acho o repente uma arte criativa e desafiadora. Muito bacana a abordagem desta matéria. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson
    Eu vejo a novela mas o que mais me atrai é a apresentação desta dupla genial que com bom humor e criatividade irreverente prende a atenção do telespectador.
    Uma matéria rica e bem articulada
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Excelente publicação. Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  7. Olá Emerson
    Obrigada pelas palavras sobre o dia da mulher no meu blog, gostei muito, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. nao conheço mas parece ser bom obrigada pela partilha bjs saude

    ResponderExcluir
  9. Bacana a postagem. Não acompanho essa novela, mas bem interessante.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer esta divertida e talentosa dupla por aqui!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design