sexta-feira, 17 de julho de 2020

Uma homenagem à atriz Naya Rivera



A atriz Naya Rivera morreu aos 33 anos de idade. Desaparecida desde o dia 8 de julho, quando passeava de barco no Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia (EUA), com seu filho. Seu corpo foi encontrado sem vida no dia 13 de julho. Naya Rivera ficou conhecida por seu papel de vilã na série Glee (2009 - 2015). Familiares, amigos e elenco ficaram chocados com a notícia. 

Os atores de Glee tem sido marcados por inúmeras tragédias, sendo a mais recente a de Naya Rivera. Por ocasião do destino, seu corpo foi encontrado no aniversário da morte de sete anos de seu colega de elenco, Cory Monteigh. Em um 13 de julho há sete anos, Cory Monteigh morria de overdose, ao misturar heroína com álcool. 

Mas, não quero tornar esse post uma tristeza. Nesse post quero contar um pouco da história de Naya Rivera (Quem era ela?), bem como sua trajetória na telinha - que começou muito antes de Glee - e suas performances icônicas na principal série de sua carreira e em Step Up: High Water.


Biografia e trajetória





Naya Marie Rivera nasceu em Valência em Santa Clarita na Califórnia (EUA) no dia 12 de janeiro de 1987. Ela viveu ao redor de Los Angeles a maior parte de sua vida. Filha de George e Yolanda Rivera, tinha origem portoriquenha por parte de seu pai e alemã por parte de sua mãe.

Sua história de atuação começou cedo, quando ela tinha apenas um mês de vida e participou de um comercial do supermercado Kmart. Aos oito anos de idade, ela passou a ser representada pelo mesmo agente de talentos que sua mãe, que havia se mudado para Los Angeles. 

Quando tinha 4 anos de idade teve uma atuação significativa na produção de comédia da CBS, The Royal Family (1991), produzida por Eddie Murphy. Naya atuou como a pequena Hillary Houston. Assista:





Em 1992 ela teve um pequeno papel na série The fresh prince of Bel-Air (Um maluco no pedaço, para os íntimos). Confira:





Em 2002 ela marcou presença no vídeo da música de B2K, Why I Love you. Veja:





Anos mais tarde foi destaque em episódios de 8 Simple Rules e CSI: Miami. Rivera já atuou como operadora de telemarketing, babá e atendente em uma loja da Abercrombie. Em 2006 e 2007, participou da produção U don't know me: The Musical, em Los Angeles. Mas sagrou-se no seriado Glee.

Entre 2009 e 2015 atuou no seriado dramático-musical, Glee, como a líder de torcida Santana - uma das vilãs da série mas que se transforma no final. Rivera participou das seis temporadas do programa, em 113 episódios. Na série, os fãs acompanharam os dilemas da líder de torcida. Santana era uma das personagens mais complexas do seriado e representou com muita delicadeza a realidade da juventude LGBTQ+ na TV. Santana era uma personagem lésbica que mantinha um relacionamento conturbado com Brittany, interpretada por Heather Morris. 


Vida pessoal e autobiografia

Naya Rivera fez obras de caridade para instituições como a GLAAD, The Trevor Project, Stand Up to cancer, The Elephant Project e The Sunshine Foundation

Estudou composição desde os 15 anos de idade, revelando seu amor pela música que desenbocou na atuação na série Glee. Ela disse o seguinte: 


"Minha paixão pela música é um dos meus grandes amores." 

Falando em amor, Naya Rivera casou-se com o ator Ryan Dorsey em uma praia no México no dia 19 de julho de 2014. Em 2015 nascia o primeiro filho do casal, Josey Hollis Dorsey. Teve uma relação conturbada com o marido, sendo presa acusada de agressão doméstica contra ele em 25 de novembro de 2017. O casamento não se sustentou e Naya ficou divorciada. 

Em 2013 gravou o single Sorry, mas como a música não fez sucesso acabou sendo dispensada da gravadora. Ouça-a:






Em 2016 lançou uma autobiografia contando a história de sua vida intitulada Sorry not sorry - dreams, mistakes and growing up. No livro falou de vários assuntos, como aborto e anorexia. Com ele venceu a categoria biografia do ano do People's Chocie Awards em 2017. 




Prêmios

A atriz ganhou vários prêmios, o principal deles foi o de Melhor Artista Musical Feminina pela ALMA Awards em 2011.


Performances

Como viram, Naya atuou desde a mais tenra idade. Ela tinha inúmeras qualidades e habilidades, seja dançar, cantar, atuar ou até mesmo escrever. Nesse tópico apresento 9 performances no seriado Glee e uma em Step Up. Vem comigo! 


'Rumour Has It/Someone Like You"




Música do episódio Mash Off. Santana começava a aceitar sua sexualidade e a paixão que sentia por Brittany, quando se viu forçada a sair do armário para a família. É quando ela tem a ideia de externar isso por meio da música, cantando com toda a apreensão, medo, raiva e tristeza que estava sentindo. Uma excelente releitura das músicas de Adele e bela atuação corporal e vocal das meninas no grupo (É muito girl power!). A combinação vocal de Amber Riley e Naya Rivera é excepcional também. 


Valerie





Foi ótimo ver a voz e interpretação de Naya Rivera. A performance foi tão interessante que a atriz a apresentou duas vezes, a primeira em uma competição do New Directions (vídeo acima) e a segunda para animar sua namorada, Brittany. 



Don't rain on my parade




Durante a série, Santana e Rachel mantiveram um relacionamento conturbado e de inimizade. Essa diferença entre as duas ganha força quando Santana se muda para Nova Yorj e decide se candidatar a substituta de Rachel. Para isso ela entrega uma interpretação cheia de vida e segurança. 



Songbirds




Mais uma música que marcou o relacionamento entre Santana e Brittany. A música foi um cover de Fleetwood Mac. No episódio, a personagem vive a dúvida de se assumir ou não lésbica, sobretudo porque a escola está tomada por boatos e ela tinha medo da reação das pessoas. A forma que ela tem de se expressar foi por meio da canção. 


If I die young





Essa foi a música que Santana decide homenagear Cory Monteith, que interpretava Finn Hudson, quando ele morreu. Esse foi um dos episódios mais melancólicos da série. A música tem uma mensagem muito forte, porque a atriz se entregou ao momento e chorou no final. 



Landslide





A música também marcou o romance Brittana (Brittany + Santana). A apresentação conta com a participação de Gwynety Paltrow e Heather Morris, sendo um momento sutil, mas emocionante. É com essa música que Santana entende o que sente por Brittany. Ela descobre que o amor por ela é muito mais profundo do que imaginava. 



River deep, mountain high





Mais uma parceria de sucesso entre Santana e Miranda (Naya Rivera e Amber Ryler). Elas cantam com toda força e poder, com muitos remelexos e correrias pela sala. 



Smooth Criminal





Uma performance memorável também foi entre Santana e Sebastian, que fazia parte do time rival - os Warblers, com Smoth Criminal. A performance fez parte do episódio em tributo ao Michael Jackson, em que os cantores colocaram em pratos limpos uma brincadeira de mal gosto. 



Girl on fire




Santana performa um dos grandes sucessos de Alicia Keys. Sua atuação marca uma nova fase na vida da personagem, pois ela tem que se decidir sobre várias questões. É aí que ela lembra que é feita de fogo. A performance brinca com essa transição de deixar o que se construiu para trás e seguir em frente. 



Step Up: High Wather





Finalizo a seleção de performances com uma de suas últimas atuações na série Ela dança, eu danço



Homenagens

Diversos fãs e atores (principalmente do seriado Glee) prestaram suas homenagens à atriz. Uma das que mais me tocaram foi a que a da família e parte dos atores de Glee fizeram no lago Piru. Atores como Chris Colfer, Amber Riley, Heather Morris e Kevin McHale juntos com a família e amigos de Naya na beira do Lago, de mãos dadas. Veja a foto:







Ex colegas de elenco compartilharam mensagens de luto nas redes sociais. Separei algumas:




"Ela podia transformar um dia ruim em um dia bom com um simples comentário. Ela inspirava as pessoas, e colocava elas para cima, sem nem tentar. Naya era uma pessoa única e sempre será", escreveu o ator Chris Colfer.




"Eu legitimamente não consigo imaginar um mundo sem você", escreveu o ator que interpretou Artie. 





A atriz que interpretou Mercedes, Amber Riley publicou um vídeo de Naya ao lado do filho. "Minha parceira de duetos favorita. Eu te amo. Eu sinto sua falta. Não tenho palavras agora, apenas sentimentos. Descanse em paz, anjo, e saiba que sua família nunca terá que se preocupar com nada"




Harry Shum Jr. também publicou uma declaração. "Você merecia mais. Desculpe, mas você merecia mais. Você deu tudo pela vida e espero que tudo de bom que você deu para o mundo retorne em abundância quando você se reunir com nosso irmão no céu celestial", escreveu o ator que interpretou Mike Chang em Glee.



Naya Rivera nos deixou cedo. Agora, encontrou seu amigo Cory Monteigh, que também morreu tão jovem como ela. Essa foi a minha homenagem à atriz. J-J


Por: Emerson Garcia

19 comentários :

  1. Boa tarde:- Ninguém merece morrer, muito menos aos 33 anos.
    Que descanse em paz.
    .
    Abraço poético

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem surpresa quando vi o que aconteceu nas notícias. Algo tão trágico acontecendo com alguém tão jovem. Uma perda.
    Infelizmente o elenco de Glee tá passando realmente por maus momentos.
    Espero que ela descanse em paz!

    Abraço! ♥

    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma perda bem doída. Se for colocar no papel o tanto de tragédia que aconteceu com esse elenco...

      Excluir
  3. Gostava bastante da Santana em Glee, carregou a séries nas costas! Uma notícia muito triste, tinha um futuro brilhante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. eu não a conhecia, nem a série Glee
    adorei saber de toda sua trajetória, uma pena o que aconteceu

    beijo
    A mina de fe

    ResponderExcluir
  5. Tão jovem e se foi por essa forma trágica. Muito bonita a sua homenagem a atriz

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Sorteio Pernambuco da Sorte

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post pois assim pude conhecer mais a Naya. Nunca assisti Glee pois sempre fui passando outras séries na frente. Não sei + se consigo assistir ainda, pois fico muito triste em assistir algo quando tem jovens que nos deixaram e em Glee são logo dois.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que são três ou mais. Uma juventude com toda uma vida à frente.

      Excluir
  8. Passando a fim de desejar um
    .
    Bom fim-de-semana
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Uma tragédia isto que aconteceu! Uma bonita homenagem. As ilustrações são muito fofas. :) Bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Que Deus conforte o coração da família. Corta o coração essa perda.
    Naya fará falta. A conheço desde a época de Glee que sempre acompanhei episódio a episódio.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Excelente post, uma bonita homenagem à Atriz.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  12. Muito bonita a postagem. Acabei conhecendo ela através dessa tragédia. Que pena! Tão jovem...

    https://www.biigthais.com/

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi
    muito triste isso que aconteceu com a Naya, eu não acompanhei a carreira dela desde que glee terminou, mas gostava da personagem e dó do filhinho dela.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei muito triste quando soube do que aconteceu com ela. Linda homenagem ♥

    It's Lizzie

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design