terça-feira, 14 de julho de 2020

'Havaianas Pride': coleção LGBTQ+ causa polêmica




Para celebrar o mês LGBTQ+ a Havaianas lançou a coleção Havaianas Pride em junho desse ano. A coleção é composta por duas chinelas, uma bolsa, dois conjuntos de pins (brochês) e um body/maiô nas cores da bandeira, mas uma polêmica se instaurou: as cores da bandeira arco-íris não estavam de acordo com a tradicional seis cores, mas sim oito, com o rosa e anil. A Havaianas Pride deu muito pano para manga.


E por que a coleção deu pano para manga? Porque as cores utilizadas supostamente estariam desatualizadas e não refletiriam a luta atual da classe LGBTQ+. A bandeira com as colorações a mais foi a primeira representante do movimento, como vimos no post Bandeiras LGBTQ+. Criada por Gilbert Baker na década de 1970, por ser muito trabalhoso pintar as oito cores na bandeira, o autor decidiu retirar o rosa e anil, as mais difíceis e caras de serem encontradas, dando origem a tradicional bandeira, com seis cores. 

Acredito que as Havaianas não errou no conceito da coleção. Criar produtos com as oito cores do arco-íris fazem referência à primeira bandeira LGBTQ+ e resgata a história da classe LGBTQ+ lá no final dos anos 1970. Em resposta ao post das Havaianas no Twitter, Raphael Freire chamou a necessidade de conhecimento da história LGBTQ+. Leia:

Essa foi a forma que a empresa de calçados encontrou de homenagear a classe LGBTQ+. Confira:

Em outro tweet, Rapahel Freire disse que é importante que os LGBTQ+ conheçam a sua própria história. Leia:























Já outros internautas não curtiram a escolha, explicando que resgatar a bandeira desatualizada não acrescenta para a luta atual do movimento, pois já existe uma versão da bandeira LGBTQ+ moderna com oito cores, mas sendo elas o preto e o marrom, para dar visibilidade às questões raciais. 




Um usuário do Twitter disse o seguinte:

“Usar o ANIL E O ROSA na bandeira hoje não demonstra não que vocês estão resgatando a bandeira histórica, onde tudo começou. Mas sim que vocês estão MEGA DESATUALIZADOS, não entendem o porquê historicamente já mudamos das cores e quais são as alterações que estamos fazendo HOJE.”


Acredito que a Havaianas não está desatualizada. Falo isso, porque criar e apoiar essa causa demonstra que ela está atenta ao que a comunidade tem passado na atualidade. Mais do que cores, é o intuito e o propósito que importam. 






Para Quasar, a nova versão é mais inclusiva porque além das cores do arco-íris, traz referência à diversidade racial e aos transgêneros. Sobre a sua criação ele disse o seguinte (com grifos):

Ainda temos muita luta e evolução para fazer desde que se criou a primeira bandeira. E a nova bandeira lembra as pessoas disso. A bandeira da Trans e as faixas da comunidade marginalizada foram deslocadas para o guincho da bandeira e receberam uma nova forma de seta. A seta aponta para a direita para mostrar o movimento para a frente, enquanto que ao longo da borda esquerda é mostrado que o progresso ainda precisa ser feito.”


De oito cores, a bandeira LGBTQ+ passaria para 11 cores. Um colorido imenso e sem igual. Fico imaginando se as Havaianas estampasse em seus itens as 11 cores. Ficaria muito mais chamativo e com mais informação do que precisaria ter. Não é para tanto né?! Sabemos que as cores do arco-íris tem a capacidade de originar mais e mais cores. 

A coleção Havaianas Pride é realizada em parceria com a ONG All Out - que combate a homofobia - em que 7% dos valores arrecadados com as compras serão doados à instituição. A doação será constante, já que os materiais serão vendidos de forma permanente. Além dos modelos pride, a empresa também afirma que está ampliando a numeração dos calçados, do 46 ao 49, promovendo maior inclusão. 

A CMO da Alpargatas, Fernanda Romano, disse que a Havaianas avançou mais passos no quesito inclusão e diversidade:

“Nos últimos anos, avançamos muito no quesito diversidade em nossas comunicações, mas sabemos que essa é uma jornada longa. Entendemos que essa mudança funciona como uma cascata e é mais forte se for um compromisso de longo prazo.”










O canal Shop Zappos no Youtube apresentou dois tipos de Havaianas dessa coleção. A primeira, a Top Pride All Over; a segunda, a Top Pride Strap. Assista aos vídeos: 









Adicionar ou diminuir cores não influi na mensagem que a empresa quis passar. Em minha opinião fizeram muito burburinho para nada. A intenção das Havaianas é o que importa.


E você, o que achou dessa polêmica toda? Já conhecia a coleção da Havaianas? Diga nos comentários! J-J  






Mais informações 
Site 
Instagram 
Canal do Youtube


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Publicação que adivinho ter sido bem trabalhosa e trabalhada. Nesta época de verão - férias - as havaianas, são bem vindas.
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o post deu trabalho, pois pesquisei muito para fazê-lo.

      Excluir
  2. Olá!
    Na minha opinião uma marca como as Havaianas poderia ter tido um pouco mais de delicadeza e cuidado ao criar o produto. Acredito que poderiam ter incluído as cores da bandeira atual de uma forma super clean se quisessem, mas optaram por esse caminho. Entendo que se incomodou porque alguns acabaram não se sentindo representados com a iniciativa. Mas é bom o debate pois assim em campanhas futuras, tanto dessa marca quanto de outras, isso pode ser melhor analisado.
    Seu post é cheio de informação e de pesquisa, parabéns pelo trabalho.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por sua opinião tão forte e importante. Espero que nas próximas campanhas as Havaianas levem isso em consideração.

      Excluir
  3. Oi
    eu estou por fora dos lançamentos da Havaianas, você pesquisou bastante para o poste, crio que a marca quis prestar uma homenagem ao criador da primeira bandeira.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. que bacana esse lançamento, não acho que eles erraram não

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Com polêmica ou não... quanto às cores escolhidas pelas Havaianas, eu sou muito a favor desse tipo de ação. É dessa forma que se naturaliza uma coisa que é natural: a existência dos LGBTQ+.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design