terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Versões de 'Ousado amor'



Se você é cristão, com certeza já ouviu os trechos que dizem: "Oh, impressionante, infinito e ousado amor de Deus. Oh, que deixa as noventa e nove se uma se perder". Os trechos fazem parte da canção Reckless Love, ou Ousado Amor em português. Esta música foi bastante executada esses últimos dois anos em diversas denominações, sendo um verdadeiro hino cristão. 

A versão original, Reckless Love de Cory Asbury da Bethel Music, fora lançada como primeiro single de um cd em 27 de outubro de 2017 e escrita por Caleb Culber, Cory Arbury e Ran Jackson. No Youtube a canção foi disponibilizada no dia 19 de janeiro de 2018 e conta com mais de 74 milhões de visualizações e 369 mil curtidas no canal de vídeos. Desde então, a música ficou na primeira posição das 50 músicas gospel mais executadas, na parada Hot Christian Songs da Billboard nos EUA. 

Várias versões em outras línguas, inclusive em português foram criadas, como a de Isaias Saad, Paulo César Baruk, Verses, Nívea Soares e Israel Houghton, cada um com sua performance e estilo. Resolvi comentar essas e outras. 






Começo com a versão original, pois as outras versões bebem muito da fonte desta. Ela possui uma melodia simples, mas impactante e forte, com ênfase no teclado, bateria, guitarra e outros instrumentos. Destaco ainda a voz arrebatadora do cantor. "Before I spoke a word You were singing over me You have been so, so good to me Before I took a breath You breathed your life in me You have been so, so kind to me" (Antes de eu falar Tu cantavas sobre mim Tu tens sido tão, tão bom para mim Antes que eu respirar Sopraste tua vida em mim Tu tens sido tão, tão bom pra mim).

Verses trouxe uma roupagem eletrônica à canção. Destaque para o ritmo compassado e dedilhado da canção. O refrão traz um ritmo eletro pop. Gosto muito da parte instrumental da canção. Essa versão é mais jovial.

Isaias Saad criou uma versão mais tradicional, que lembra bastante a original. O tom da voz de Isaias é calmo, sereno, mas intenso ao mesmo tempo. A igreja à qual congrego costuma cantar nesse ritmo.

Brasa Church também apresenta uma versão baseada na original. Liz Johnson é a intérprete da canção, que se doou na canção e imprimiu o que ela necessita. Não há como não se emocionar com essa versão da música. Na voz feminina Ousado Amor também orna muito bem. "Traz luz para sombras Escala montanhas Só pra me encontrar Derruba muralhas Destrói as mentiras Pra me encontrar"




O incrível cantor Israel Houghton também emprestou sua voz para esse verdadeiro hino. Com um timbre próprio e a voz rouca ele declamou os versos da canção. Nesta versão, há um fundo musical muito interessante e um back vocal marcante. Israel explorou todas as nuances vocais e musicais aqui.

Paulo César Baruk utilizou o dedilhar de violão e sua voz inconfundível para gerar sua versão dessa música icônica. Destaque vai para o back vocal afinado e surpreendente. Esta versão é mais acústica, porém bastante bonita. Vale a pena ouví-la até o final.

Fiquei surpreso ao descobrir que até mesmo Justin Bieber regravou a música, e vou te dizer, ele me surpreendeu com sua qualidade vocal. A canção começa com arranjos vocais e sonoros muito interessantes e a voz de Bieber em meio à efeitos peculiares. Essa versão ficou animada e eletrônica.

Finalizo essa playlist de músicas iguais porém diferentes com a versão feminina de Nívea Soares. Nesta música o teclado destaca-se sobre os outros instrumentos sob a voz emocionante e impactante de Nívea. O back vocal tem um papel primordial. Também vale a pena cantar e acompanhar o vídeo até o final, por conta da mensagem e do espontâneo ao final. A cantora ficou muito grata de gravar esse verdadeiro sucesso musical. "Inimigo eu fui Mas Teu amor lutou por mim Tu tens sido tão, tão bom pra mim Não tinha valor Mas tudo pagou por mim Tu tens sido tão, tão bom pra mim".





Ousado amor verdadeiramente foi a música evangélica do ano de 2018. A letra, forte e impactante, fala do poderoso amor de Deus, que é infalível, imensurável e inatingível que alcança todas as pessoas do planeta, sem fazer distinção delas.

Acredito que ela ainda será muito cantada em 2019 pois retrata os evangélicos e as pessoas que precisam ser alcançadas pelo evangelho.

E você, já conhecia a música? Qual sua versão predileta de 'Ousado amor'? Digam tudo nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

17 comentários :

  1. OI JJ
    Eu não conhecia a música nem nenhuma das suas versões, mas Deus não foi assim tão simpático conmigo mas já me mostrou coisas que me deixaram maravilhada.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que agora conhece. Saiba que Deus pode ter um bom relacionamento com você.

      Excluir
  2. Em primeiro lugar: Gratidão por partilhar essa riqueza de canção e nos contar mais a respeito de tantas versões! Sou uma apaixonada por canções que tocam o coração! Confesso que estou tocada a fundo por essa que nos presenteou!
    Ouvirei as outras versões e depois comentarei novamente!

    Em tempo: Feliz 2019 para o seu rico coração!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa música é profunda mesmo. Acredito que muitas pessoas foram tocadas por ela.

      Excluir
  3. Que post maravilhoso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Oláá! Tudo bem?
    Nossa, como não conhecia.. adorei!! :D
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que legal!
    curto algumas musicas de rock gospel e inclusive, tem uma banda mt boa (rosa de saron, exatamente rock gospelm mas mt boa) e indico Os Arrais tambem mt bons!
    Nao exatamente rock mas tem umas letras sensacionais assim como essa
    ja adicionei essa primeira versao, amei!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço essas duas bandas que indicou. Gosto muito do Rosa de Sarom.

      Excluir
  6. Hey Emerson! Tudo bem?
    Não conhecia a canção.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, td bem?
    Não conhecia e vou conferir agora!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Conheço essa canção!
    É uma das que mais gosto de ouvir.
    Eu sinto muita falta dessa identidade própria e principalmente bíblica que as músicas gospel estrangeiras têm, na música gospel brasileira. O gospel brasileiro em grande parte não é bíblico, ou vivem de criar versões copiando as músicas de fora (o que não é ruim, eu gosto, mas só isso?). Poucos artistas gospel no Brasil, tem me apreço.

    Até mais!
    Borboletra

    ResponderExcluir
  9. Adoro o quanto você se aprofunda de uma forma tão deleitosa em todos os aspectos. Adorei as curiosidades e a análise.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante.
    Abraços

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  11. Que interessante, Emerson! Eu só conhecia a versão do Justin, mas ouvi a original e gostei bastante também.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Conheço e não gosto assim como de nada ligado ao Gospel... Um saco!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design