quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Quinta de série: La casa de papel

Pode conter spoilers!






O Quinta de série de hoje apresenta um verdadeiro sucesso de audiência e crítica, La casa de papel. A produção mistura ação, suspense e assalto em um triller de tirar o fôlego. Criada por Álex Pina para a rede espanhola Antena 3, ela estreou em maio de 2017 e já conta com 2 temporadas e 21 episódios. Recentemente, a Netflix adquiriu os direitos de exibição. No elenco estão Úrsula Corberó, Alba Flores, Álvaro Morte, Itziar Ituño, Pedro Alonso, Paco Tous, Jaime Lorente, Miguel Herrán, Darko Peric e Roberto García. 

A trama é narrada por Tóquio e conta a história de um grupo de oito ladrões que se trancafiam junto de reféns durante uma semana na Casa da Moeda da Espanha com o objetivo de fabricar dinheiro e fugir por um túnel secreto (o objetivo é imprimir 2,4 bilhões de euros). O plano é arquitetado pelo inteligentíssimo e manipulador conhecido por El Profesor, que fora da Casa da Moeda direciona a equipe, media a relação dos prisioneiros e da polícia e manipula esta última.

A equipe é formada por pessoas que não se conhecem e possuem nome de cidades: Tóquio, Denver, Rio, Oslo, Nairobí, Moscou, Berlim e Helsink, além do Profesor. Cada um deles possui uma personalidade e objetivos diferentes para quando ficarem bilionários. Mesmo sendo desconhecidos uns para os outros, o convívio permite que sejam íntimos e tenham relações interpessoais, até mesmo entre um ladrão e uma refém. 



À cada episódio que passa, a tensão aumenta. Será este o maior roubo da história? Será que os ladrões terão êxito em sua missão? E se algo der errado? Do início ao fim das temporadas, ficamos apreensivos e até mesmo torcemos pelos ladrões. A adrenalina fica à mil: a polícia tem dificuldades de acabar com o assalto, novos fatores são adicionados à ele e cenas de suspense e ação te deixam perplexo. 

O plano foi todo arquitetado meses antes da ação e vemos ele por meio de flashbacks. El Profesor pensou em tudo: o que fazer caso o plano desse certo e, até mesmo, o que fazer caso desse errado. Ele estudou a Casa da Moeda da Espanha por meio de uma maquete, as atitudes da polícia e instruiu os oito ladrões de como deveriam agir. Um dos planos era que eles se tornassem reféns e que todos vestissem um macacão vermelho e máscaras do pintor Dalí. Isso despistaria a ação da polícia e a confundiria, preservando suas identidades pelo maior tempo possível. Acompanhar a execução do plano e sua origem foi magnífico. Realmente El Profesor pensou em tudo. 

Cerca de sessenta e seis pessoas foram feitas de reféns, sendo que uma delas era filha do ministro da Espanha. Para executar o plano sem falhas, será preciso não só lidar com a impressão de dinheiro, como com cada um dos aprisionados. Mas até isso El Profesor deu-se ao trabalho de pensar.

La casa de papel é uma série surpreendente, que te deixará perplexo e vidrado, além de torcer por cada ladrão com nome de cidade. A série possui bons plots, personagens ricos, ação, aventura e suspense.




Personagens



El Profesor: é o líder e cérebro do grupo que controla as ações dos ladrões na Casa da Moeda de fora. Possui aparelhagem de última geração e se comunica com a polícia. Faz de tudo para que o plano seja executado. Extremamente inteligente, planejou o assalto monumental há meses. 




Tóquio: é a narradora da história. De personalidade forte, possui sonhos e se apaixona por um dos ladrões. É impulsiva, inconsequente e não tem medo dos resultados de suas atitudes.




Nairóbi: é sensível e possui uma infância difícil. É especializada em falsificações e perdeu a guarda de seu filho. Agora, tudo o que ela mais quer é tê-lo de volta e reconstruir a sua vida.





Moscou: possui habilidades com metais e é capaz de quebrar qualquer cadeado. É um homem simples que foi preso por roubo de jóias. Entra no mundo do crime ao descobrir que possui asma. 




Denver: é filho de Moscou e possui uma personalidade impulsiva. Apresenta um caráter explosivo e tem em seu pai a única esperança. Durante o assalto se apaixona por uma das reféns. 




Helsink: é sérvio e tem poucas habilidades com a fala. Ao lado de Oslo, é capaz das mais sagazes atitudes. 




Rio: um jovem imaturo, mas bastante inteligente, com especialização em crimes cibernéticos. É um dos ladrões mais sensíveis e que coloca o sentimento na frente de qualquer coisa. 





Berlim: é o líder do grupo de ladrões. Extremamente desumano, insensível e firme em seus posicionamentos. Possui uma doença que pode colocar o plano do Profesor a perder. 





Oslo: também sérvio, é calado e um ótimo soldado para a execução do plano do Profesor ao lado de Helsink. 





Raquel: é a inspetora policial responsável pelas investigações e negociações do sequestro. Possui uma vida sentimental conturbada e lida com a doença degenerativa de sua mãe. No decorrer dos episódios apaixona-se por uma pessoa improvável e proibida. 




Ángel: trabalha ao lado de Raquel como inspetor do caso. Nunca se sentiu tão desafiado na profissão como dessa vez, quando terá que lidar com pessoas ardilosas, fortes e incompassivas. 




Bella Ciao

Esta foi uma emblemática música que foi tocada durante os episódios. A versão original data da Segunda Guerra Mundial e era cantada pelos partisans italianos (resistência) contra o governo nazista e tornou-se conhecida com a série. Várias paródias foram criadas a partir dela. Ouça a versão original: 






Fotografia e trilha sonora




A fotografia da série é intensa e forte. Paletas de cores vermelha, contrastam-se com branca e neutras. As músicas e trilhas sonoras instrumentais casam muito bem com as cenas, ao reproduzir sentimentos e narrar a história. 



Prêmios 


La casa de papel já ganhou diversos prêmios entre 2017 e 2018 como de Melhor Roteiro pelo IRIS, Melhor Série Dramática pelo Emmy e Melhor Série pelo Prêmio Fenix. Além desses, ganhou de melhor ficção, atriz e direção. 


Audiência

A série é uma das de mais elevadas audiências em se tratando de série não-americana. A pontuação no TVST (TV Show Time) também é boa: possuindo 99% de aceitação e notas que variam de 9,7 e 9,9


Crítica




La casa de papel possui bons plots, enredo e roteiro. Tudo acontece sem enrolação e repetição. A série mescla cenas de ação e drama, sempre apresentando flashbacks e explicando alguma situação do momento atual. 

Os personagens possuem uma riqueza de personalidades e perspectivas. Nenhum ladrão é igual ao outro, com sua própria história. 

A corrida policial também é boa, exceto que em algumas horas acontecem deslizes e cenas pouco improváveis de ocorrer na vida real.

LCP prende do início ao fim, mesmo que demore alguns episódios para engrenar de vez.


Sobre a terceira temporada



A Netflix divulgou um teaser da terceira temporada que tem como trilha sonora a música Bella Ciao. O novo volume promete dar um desfecho à história de Berlim, supostamente morto no final da segunda parte. Assista:






Além dos rostos já conhecidos das duas primeiras partes, a terceira temporada contará com Bogotá, Alicia, Tamayo e El ingeñiero. 


Com La casa de papel encerramos essa temporada do Quinta de série. Até qualquer dia. J-J





Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Olá JJ, tudo bom?

    É uma excelente série! Quando estava no auge eu não tinha ligado muito para ela pois estava terminando Reign que por sinal é uma outra série fabulosa!! hahaha

    Um beijo e excelente fds.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  2. O (meu crush) Afonso Padilha me indicou essa série e até agora nunca assisti UM capítulo, cê acredita ?

    Preciso pegar pra ver viu... e algo me diz que vou viciar kkk.

    Beijo !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Afonso Catioro - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que acontecerá isso. Beijos e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Adoro La Casa De Papel, é realmente boa demais! Acho que a terceira temporada é meio desnecessária, mas vou assistir mesmo assim pra ver no que dá hahaha

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Queridos amigos leitores,

    é com todo o carinho que vos convidamos a ler o capítulo 5 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes". Que esta semana chegou pela mão do Albino Pereira, interpretando a personagem Matilde.

    Votos de excelente fim-de-semana!
    Saudações literárias

    ResponderExcluir
  5. Eu vi as duas primeiras temporadas e amei. Ansiosa para ver agora essa nova!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acredita que até hoje eu não assisti essa série? kk

    https://itslizzie.space

    ResponderExcluir
  7. Estou bem ansiosa pela terceira temporada, amei essa série.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Cara tenho amigos que são simplesmente fissurados por essa serie não consigo assitir nada que não tenha fantasia. ou sei la.... em fim
    mais deu uma vontadezinha de assistir
    https://www.newsfallenbooks.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design